Questões sobre Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais

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Na flexibilização da gestão pública intentada nas últimas décadas percebeu-se nitidamente a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia, em que na primeira estabelece-se a racionalidade técnica ou plena, decidindo-se pelo melhor plano, enquanto na segunda são ponderadas as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a formular-se cenários que permitam a flexibilidade necessária às eventuais alterações nos programas governamentais. Assim, a descentralização administrativa com grande delegação de autoridade, tendo por princípio estar mais próximo do consumidor do serviço público e ser mais fiscalizado pela população, gerar competição entre as organizações do setor público, com a extensão no fornecimento de serviços públicos entre o setor público, privado e voluntário, numa estrutura de pluralismo institucional, caracterizam na gestão pública o

  • A.

    gerencialismo puro.

  • B.

    paradigma do consumidor (consumerism).

  • C.

    empreendedorismo governamental.

  • D.

    Public Service Orientation − PSO.

  • E.

    Balanced Scorecard.

A gestão de qualidade total aplicada a organizações do setor público deve priorizar, entre outras práticas,

  • A.

    a instituição de programas de treinamento voltados ao aperfeiçoamento de técnicas que melhorem a produtividade individual.

  • B.

    a introdução do uso de metas numéricas, lemas, slogans e pôsteres para estimular a mão de obra a trabalhar melhor.

  • C.

    o enxugamento de pessoal por meio da redução de níveis hierárquicos visando à redução de custos.

  • D.

    a reestruturação, de forma radical, dos processos organizacionais visando a alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos de desempenho em relação ao custeio.

  • E.

    o rompimento de barreiras entre os departamentos, encorajando as soluções dos problemas por meio do trabalho em equipe.

A tecnologia gerencial que é a mais difundida para revisar processos por meio de análise interna e externa, objetivando estabelecer melhorias em um processo ou área de trabalho é chamada por:

  • A.

    Qualidade Total, que com a aplicação de ferramentas consagradas, permite aperfeiçoar o trabalho.

  • B.

    Produção Enxuta, que adequa recursos e carga de trabalho, alinhando estes meios com a utilização de tecnologia de informação e robótica.

  • C.

    Reengenharia, que como modelo, revisa, desconstrói e restabelece novos processos integrados.

  • D.

    Organização de Aprendizagem, que molda a maneira de agir, com foco em novos processos de pensar e inovar sistemicamente.

  • E.

    Benchmarking, que aproveita a excelência de processos semelhantes, para que se adaptem ou se moldem novas formas de realização do trabalho.

Julgue os itens a seguir, relativos a excelência nos serviços públicos.

O modelo de excelência em gestão pública foi concebido a partir da premissa segundo a qual é preciso ser excelente sem deixar de ser público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da excelência nos serviços públicos, paradigma do cliente na gestão pública e gestão estratégica, julgue os itens subsecutivos.

O modelo de excelência em gestão pública (MEGP) é similar ao modelo adotado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Todavia, o que, neste, é denominado critério cliente, naquele é substituído pelo critério cidadão.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização criado em 2005 com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos brasileiros e para o aumento da competitividade do país, utiliza-se de um conjunto de tecnologias de gestão como cartas de serviços, pesquisas de satisfação, indicadores de desempenho, gestão de processos e avaliação do nível de gestão, tendo por referência principal o Modelo de Excelência em Gestão Pública. Uma dessas ferramentas da Gestão da Qualidade Total está voltada para a melhoria contínua, ou kaizen, e representa uma sequência que inicia em planejar uma melhoria ou mudança em algum processo da organização, para ganhar em desempenho ou resolver determinado problema. Colocada em prática, averigua-se os resultados da implementação e atua-se na correção de desvios ou reforça-se aspectos corretos da medida. A ferramenta comentada é conhecida por

  • A.

    diagrama de Deming.

  • B.

    diagrama de Ishikawa.

  • C.

    ciclo PDCA.

  • D.

    gráfico de controle ou de dispersão.

  • E.

    gráfico de Pareto.

O governo, composto por seus poderes, buscará zelar sempre pelo bom funcionamento da gestão pública, por isso:

I. Analisará na ordem, prescrita em lei, que o poder Executivo criará os fundamentos da gestão do poder Legislativo.

II. Deve haver, em caso de emergência, intervenção empresa privada contratada para avaliar os resultados e as formas de atuação do servidor público.

III. Deve confrontar desempenhos, ou seja, comparar sua atuação com a atuação que o órgão deseja ter.

IV. Deve haver sempre, por parte da gestão pública aperfeiçoamento das ações internas, ou seja, melhorar a cada dia sua atuação com o servidor público.

Sobre isso, marque a opção correta.

  • A.

    III e IV são corretas.

  • B.

    I e II são corretas.

  • C.

    I é correta e III é incorreta.

  • D.

    II e III são corretas.

  • E.

    II e IV são incorretas.

Ao realizar uma abordagem estratégica sobre o papel dos órgãos de controle, a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE), por meio da Agenda Nacional de Gestão Pública, apresenta uma série de problemas atuais, propostas de soluções e desafi os para o futuro. Nesse contexto, é correto afirmar que à SAE interessa

  • A.

    o aumento da judicialização da gestão pública, por meio do fortalecimento do caráter repressor e punitivo do direito administrativo.

  • B.

    a redução da profunda desconfi ança com que os órgãos de controle costumam olhar o terceiro setor e a atividade empresarial.

  • C.

    o incremento do viés legalista, em desfavor do enfoque fi scalizatório voltado a resultados.

  • D.

    a redução da transparência na tramitação de processos que envolvam o setor público e o setor privado.

  • E.

    a promoção de uma nova postura dos órgãos administrativos, a fim de que se aliem à cultura vigente dos órgãos de controle.

Com relação à qualidade no serviço público, julgue os itens subsecutivos.

O servidor, no exercício da função pública, deve buscar não só estudar, como também praticar a compreensão com os colegas de trabalho e os usuários, tendo por objetivos ampliar o entendimento mútuo e prestar um serviço público de excelência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à qualidade no serviço público, julgue os itens subsecutivos.

Um servidor não deve considerar, na avaliação do trabalho que desempenha, a opinião pública a respeito do órgão em que serve, devendo embasar sua avaliação de desempenho em indicadores concretos, formais, validados no processo de trabalho e vinculados às leis e aos princípios da administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado
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