Questões sobre Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais

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A respeito da gestão de qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes. Modelos mentais e visão compartilhada são duas das cinco disciplinas de aprendizagem propostas por Peter Senge como um conjunto de práticas para a organização da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações da administração pública brasileira agem efetivamente com responsabilidade social quando

  • A.

    doam recursos materiais ou financeiros para causas sociais.

  • B.

    adotam a transparência e a postura ética como estratégia de ação.

  • C.

    preocupam-se com o bem-estar social dos seus colaboradores.

  • D.

    cumprem seu papel na gestão das atividades governamentais.

  • E.

    aplicam metodologias de gestão orientadas para o benchmarking.

A respeito da gestão de qualidade e modelo de excelência gerencial, julgue os itens seguintes. Segundo Deming, suspender a prática de fazer negócios apenas na base do preço é um dos aspectos para a conquista da qualidade e melhoria da produtividade gerencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do pacto federativo e das relações intergovernamentais, da evolução dos modelos de gestão e dos problemas de articulação versus fragmentação das ações governamentais, julgue os itens a seguir.

O fortalecimento do federalismo contratual, por meio do estabelecimento de parâmetros nacionais mínimos que garantam o desenvolvimento equitativo entre as regiões, além da criação de metas e mecanismos de monitoramento e implementação, pode solucionar o problema gerado pelo excesso de descentralização na execução de políticas públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do ciclo de gestão das políticas públicas na história recente do país, é correto afirmar que:

  • A.

    por ser constitucionalmente adstrito a avaliar a execução dos programas de governo, o trabalho do controle interno pouco pode contribuir para o planejamento de novas políticas públicas.

  • B.

    os órgãos de controle externo e interno têm demonstrado uma preocupação cada vez maior com a medição do desempenho, o que denota um avanço quanto à sua tradicional forma legalista de agir.

  • C.

    cada vez mais o Plano Plurianual tem sido desprestigiado como ferramenta de planejamento, quadro que se comprova pela sua crescente dissociação dos orçamentos de curto prazo.

  • D.

    a maior ou menor capacidade técnica da máquina pública federal pouco tem interferido na eficácia da implementação de políticas nacionais, haja vista o fortalecimento estrutural dos governos estaduais e municipais.

  • E.

    passado o fervor inicial, a participação do terceiro setor na execução das políticas nacionais tem se mostrado inefi caz e desnecessária, em especial pelo incremento da capacidade operacional dos governos subnacionais.

O princípio central da gestão da qualidade nos serviços públicos é

  • A.

    o foco nos clientes e nos usuários, identificando suas satisfações e insatisfações.

  • B.

    a definição de diretrizes estratégicas tendo como objetivo a elevação da produtividade.

  • C.

    a motivação constante dos funcionários através da ampliação das tarefas.

  • D.

    a atribuição de maior responsabilidade e liberdade de opinião para os funcionários.

  • E.

    a racionalização dos processos decisórios, visando a redução de custos.

A incorporação do paradigma do cidadão como cliente na gestão pública depende

  • A.

    da rejeição das burocracias públicas, pois estas visam a atender seus interesses corporativos antes dos interesses dos cidadãos.

  • B.

    da alteração do princípio da universalização dos serviços públicos, por meio do atendimento prioritário às clientelas com maior renda.

  • C.

    da compatibilização do dever de atender com qualidade todos os cidadãos, independentemente de sua condição financeira, com as limitações orçamentárias do poder público.

  • D.

    do aprofundamento do processo de privatização do setor público, pois seu sucesso depende da eliminação do modelo patrimonial de gestão.

  • E.

    da retirada de princípios constitucionais da administração pública como a impessoalidade, a equidade e a universalidade.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

De acordo com o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), o Estado pode ser dividido em quatro setores: núcleo estratégico, atividades exclusivas, serviços não exclusivos e produção para o mercado. Em três desses setores, a forma de administração resulta da combinação do estilo burocrático com o gerencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à administração pública, julgue os itens a seguir.

O paradigma do cliente na gestão pública se fundamenta na visão do cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos serviços da administração pública. Porém, não importa se as suas necessidades estão sendo atendidas e sim, se há eficácia dos serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

Entre as principais propostas de melhoria da gestão pública, nos dias atuais, incluem-se a profissionalização da gestão de pessoas; a melhoria da integração entre planejamento e orçamento; a padronização dos procedimentos e legislações; e a prevenção e combate à corrupção.

  • C. Certo
  • E. Errado
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