Questões sobre Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais

Lista completa de Questões sobre Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta.

  • A. As eleições e o voto são mecanismos de accountability horizontal.
  • B. Uma alta demanda social por accountability afeta, negativamente, a capacidade de governança.
  • C. Sem legitimidade, não há como se falar em governabilidade.
  • D. Instâncias responsáveis pela fiscalização das prestações de contas contribuem para o desempenho da accountability vertical.
  • E. Uma boa governabilidade garante uma boa governança.

A respeito do empreendedorismo governamental e das novas lideranças no setor público, julgue os itens que se seguem.

A construção de uma área de lazer destinada à promoção de atividades turísticas e culturais por meio de parcerias com empresas privadas é um exemplo de empreendedorismo governamental, pois promove a integração entre o governo e determinado grupo social.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do empreendedorismo governamental e das novas lideranças no setor público, julgue os itens que se seguem.

O modelo de excelência na gestão, tanto no setor público quanto no privado, possui intrínseca relação com a capacidade gerencial de aferir resultados. A democratização das informações de interesse da sociedade e a prestação de contas dos atos de governo são também fatores primordiais a serem observados na adoção desse modelo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da administração pública, julgue os itens seguintes.

A busca da excelência, considerada, no setor privado, uma prerrogativa para sobrevivência em um contexto competitivo, nos serviços públicos não se aplica, pois o cliente não tem a possibilidade de escolher outros fornecedores de serviços públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Conscientes de que resultados positivos só serão alcançados na medida em que o usuário esteja cada vez mais satisfeito, os órgãos públicos que realizam atividades de atendimento vêm investindo na busca da excelência do serviço. Acerca do atendimento à população em órgãos públicos, assinale a opção correta.

  • A. O atendimento ao usuário no serviço público deve ser customizado, pois o cliente deve ser compreendido como alguém com necessidades únicas.
  • B. A satisfação de todas as necessidades do cliente é requisito básico ao atendimento de qualidade.
  • C. A padronização e a uniformização dos procedimentos de atendimento ao público contribuem para a eficiência e a qualidade da prestação de serviços.
  • D. A prestação de informações fidedignas causa morosidade no atendimento e, consequentemente, sobrecarga de trabalho, o que, muitas vezes, justifica atendimento desinteressado.
  • E. As normas institucionais são preponderantes no atendimento ao público e ignorá-las constitui conduta antiética.

A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, a ser implementada pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, possui as seguintes finalidades, exceto:

  • A.

    melhoria da eficiência, eficácia e qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.

  • B.

    divulgação e gerenciamento das ações de capacitação.

  • C.

    desenvolvimento permanente do servidor público.

  • D.

    racionalização e efetividade dos gastos com capacitação.

  • E.

    aumento não-linear da remuneração do servidor público.

No modelo de excelência em gestão pública,

  • A.

    a ausência de um enfoque sistêmico da gestão é uma de suas principais deficiências pois é composto por sete critérios organizados em quatro grandes blocos.

  • B.

    um dos critérios avaliados é a liderança, parte constitutiva do bloco de planejamento, e que no item formulação de estratégias analisa como a organização participa da formulação das políticas públicas na sua área de atuação.

  • C.

    o bloco pessoas e processos representa a execução do planejamento e serve para acompanhar a própria execução e o atendimento da satisfação dos destinatários dos serviços públicos.

  • D.

    o bloco de resultados, composto apenas pelo critério de mesmo nome, analisa como o desempenho da organização evoluiu quanto à satisfação dos cidadãos e à melhoria dos seus processos organizacionais.

  • E.

    o item gestão de processos de apoio analisa como é feita a gestão dos projetos de serviços e produtos, destacando-se o tempo de ciclo dos projetos e as transferências de lições aprendidas anteriormente.

Uma organização pública do Poder Executivo pretende realizar o mapeamento de seus processos. Sabe-se que esse órgão possui as seguintes competências: propor normas e padrões de qualidade ambiental e dos recursos hídricos, implantar e operacionalizar sistemas de informação, de monitoramento ambiental e de informações sobre os recursos hídricos.

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

A modelagem de um processo, no caso em questão, buscaria descrever a forma atual como são elaboradas as normas e os padrões de qualidade ambiental.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.

O Prêmio Nacional de Qualidade é focado em um modelo de excelência em gestão (MEG) e tem como um dos fundamentos da excelência o aprendizado organizacional, pois busca alcançar novo patamar de conhecimento para a organização mediante a reflexão e o compartilhamento de experiências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à qualidade e a alguns dos prêmios nessa área, julgue os itens de 70 a 80.

O conhecimento e o entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para esse cliente e, consequentemente, gerando maior competitividade, não é um fundamento de excelência da gestão pública brasileira, pois seu foco está nos cidadãos e não na concepção privada de cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...