Lista completa de Questões de Administração Pública da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue as sentenças sobre gestão de resultados.
I. A tendência contemporânea da função planejamento é a separação das fases de implementação e avaliação.
II. A contratualização de resultados entre órgãos e entidades da administração federal está baseada na noção de Contratos Administrativos, segundo a Lei de Licitações e Contratos.
III. A teoria da agência, um dos fundamentos das abordagens contratuais, negligencia a importância dos incentivos na promoção de resultados.
IV. Efetividade é a relação entre recursos consumidos e resultados gerados.
A quantidade de itens certos é igual a:
0
1
2
3
4
Assinale o item correto.
A abordagem do consumeirismo trata cidadãos como consumidores de serviços públicos, com destaque para a questão da universalização do atendimento.
A base teórica do paradigma do cliente é a noção de consumo de bens públicos da economia neoclássica.
Painel do cidadão é uma abordagem que permite a avaliação da qualidade dos serviços públicos.
Segundo a Lei de Direitos de Usuários de Serviços Públicos, não pode ser negado atendimento por repartição pública a nenhum cidadão brasileiro.
Segundo a Lei de Direitos de Usuários de Serviços Públicos, toda organização que promova atendimento ao público deve estabelecer e divulgar os padrões referenciais de atendimento.
Julgue as sentenças sobre trajetórias de políticas de recursos humanos no setor público.
I. A concepção de serviço público civil originária no DASP estava baseada na padronização de cargos e na especialização.
II. As políticas de gestão do funcionalismo durante o Governo JK reforçaram o sistema do mérito.
III. A estratégia de reforma administrativa lançada pelo Decreto-Lei 200/67 se baseava no fortalecimento das carreiras da administração direta.
IV. A política de recursos humanos preconizada pela reforma gerencial de 1995 estava baseada no enxugamento progressivo de quadros do núcleo estratégico.
A quantidade de itens certos é igual a:
0
1
2
3
4
Assinale o item incorreto. São elementos do serviço civil, segundo os preceitos da nova gestão pública:
altos requisitos de qualificação de entrada e capacitação permanente.
regimes diferenciados, permitindo o provimento de postos temporários.
avaliação de desempenho e remuneração variável baseada no alcance de metas de resultados individuais, grupais e organizacionais.
desenvolvimento de habilidades gerenciais mesmo para o exercício de funções predominantemente técnicas.
cargos amplos e carreiras verticais.
Julgue as sentenças sobre contribuições do governo eletrônico para as organizações públicas e para a cidadania.
I. Ouvidorias efetivas devem proporcionar uma comunicação em duplo sentido.
II. Os instrumentos de consulta e audiência públicas não impõem o controle do aproveitamento de críticas e sugestões.
III. A transparência não se limita à disponibilização de informações e divulgação de atos e fatos por meio eletrônico.
IV. A inclusão digital está relacionada à posse de computadores capazes de acessar, por meio da Internet, websites de informações e serviços públicos.
A quantidade de itens certos é igual a:
0
1
2
3
4
Assinale o item incorreto. São formas usuais de coordenação de redes:
ajustamento mútuo.
supervisão.
arbitragem por ator privado.
padronização de procedimentos e habilidades.
instituição de instâncias colegiadas.
O século XIX marca o surgimento de uma administração pública burocrática em substituição às formas patrimonialistas de administrar o Estado. O chamado "patrimonialismo" significa a incapacidade ou relutância do governante em distinguir entre o patrimônio público e seus bens privados. Assinale a opção que indica corretamente as características da administração pública burocrática.
Serviço público profissional, flexibilidade organizacional e nepotismo.
Serviço público profissional e um sistema administrativo fruto de um arranjo político, formal e racional.
Serviço público profissional e um sistema administrativo impessoal, formal e racional.
Serviço público fruto de um arranjo entre as forças políticas e um sistema administrativo seletivo de acordo com os diversos grupos de sustentação da base de governo.
Serviço público orientado para o consumidor, ênfase nos resultados em detrimento dos métodos e flexibilidade organizacional.
A administração burocrática clássica, baseada nos princípios da administração do Exército prussiano, foi implantada nos principais países europeus no final do século XIX. Ela foi adotada porque era uma alternativa muito superior à administração patrimonialista do Estado. Quais das seguintes características básicas pertencem ao conceito de burocracia de Weber ? I. Ligação entre os patrimônios público e privado. II. Autoridade funcional baseada no estatuto. III. Gestão voltada para resultados. IV. Caráter hierárquico das relações de trabalho. V. Caráter impessoal das relações profissionais, sem ódios ou paixões. VI. Critérios de mérito para atribuição de responsabilidades e evolução na carreira. VII. Autoridade derivada de normas racionais-legais. Estão corretos apenas os itens:
III, VII
II, VI, VII
II, IV,V,VI, VII
II, III, VII
II , VI
Assinale a opção que indica corretamente as características de uma administração patrimonialista.
A administração patrimonialista predomina no período da monarquia e nos primeiros anos da república; há uma clara distinção entre propriedade pública e propriedade privada e os serviços públicos são prestados por funcionários concursados
A administração patrimonialista está presente durante os primeiros anos da república, não há uma clara distinção entre propriedade pública e propriedade privada e os serviços públicos são prestados por funcionários selecionados discricionariamente.
A administração patrimonialista está presente durante os primeiros anos da república e se estende até os anos 50; há uma clara distinção entre propriedade pública e propriedade privada e os serviços públicos são prestados por funcionários concursados.
A administração patrimonialista predomina no período da monarquia, não há uma clara distinção entre propriedade pública e propriedade privada e os serviços públicos são prestados por escravos.
A administração patrimonialista predomina na nova república, há uma clara distinção entre propriedade pública e propriedade privada e os serviços públicos são prestados por funcionários selecionados discricionariamente.
Weber, na década de 20, na Alemanha, publicou estudos sobre as organizações formais identificando-lhes características comuns que passaram a constituir o "tipo ideal de burocracia". Com o passar do tempo, evidenciou-se que as características desejáveis ao funcionamento racional das organizações e ao alcance de sua eficiência se transformavam em disfunções. Assinale a opção que descreve corretamente uma das disfunções da burocracia.
A burocracia tem normas e regulamentos escritos que regem seu funcionamento, definindo direitos e deveres dos ocupantes de cargos.
Numa burocracia os cargos são estabelecidos segundo o princípio da hierarquia, onde a distribuição de autoridade serve para reduzir ao mínimo o atrito.
Na burocracia a divisão de trabalho leva cada participante a ter funções específicas e uma esfera de competência e responsabilidade.
A burocracia tem normas e regulamentos que se transformam de meios em objetivos, tornando o funcionário um conhecedor de procedimentos.
A bucrocracia se caracteriza pela impessoalidade, pois o poder de cada pessoa, como a obediência do subordinado ao seu superior, deriva do cargo que ocupa.
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