Lista completa de Questões de Administração Pública da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção incorreta.
Assinale a opção incorreta.
No modelo patrimonialista de administração pública existe uma interpermeabilidade dos patrimônios público e privado.
Um dos princípios do modelo burocrático de administração pública é um sistema administrativo impessoal, formal e racional.
Um dos princípios do modelo patrimonialista de administração pública é o acesso por concurso ao serviço público.
O modelo gerencial de administração pública tem como um dos seus objetivos garantir a propriedade e o contrato.
O modelo burocrático de administração pública se baseia no serviço público profi ssional.
Complete a frase a seguir com a opção correta. O .................... é uma forma da administração pública que se caracteriza pela privatização do Estado, pela interpermeabilidade dos patrimônios público e privado. O princípe não faz clara distinção entre patrimônio público e seus bens privados.
modelo patrimonialista
modelo burocrático
modelo gerencial
modelo racional-legal
modelo estruturalista
Administração Pública - Indicadores de desempenho - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Escolha a opção que completa corretamente a frase a seguir:
Falar em eficiência no âmbito do modelo gerencial da administração pública significa ............
centrar esforços na avaliação de resultados das políticas públicas.
centrar esforços na participação do cidadão que define metas de ação.
centrar esforços na diminuição de custos, de modo a produzir mais com menos.
centrar esforços na motivação dos funcionários e agentes públicos.
centrar esforços na transparência da administração perante os cidadãos.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Em relação à gestão pública e à gestão privada, classifique as frases a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
I. Na gestão pública e na gestão privada a demanda é caracterizada por sua imprevisibilidade e seu caráter compulsório.
II. Na gestão pública as atividades gerenciais seguem pressupostos distintos da gestão privada, como a relação com o cidadão e a universalização do acesso aos serviços públicos.
III. Na gestão privada a origem de receitas indica que ser superavitário não é um parâmetro de desempenho na prestação dos serviços.
IV. Na gestão pública e na gestão privada os produtos são claramente traduzíveis em termos de uma relação de custo-benefício.
V. Na gestão pública a introdução de inovações administrativas, tecnológicas e comportamentais é um ato político e não somente técnico.
Aponte a resposta que contém apenas as opções falsas.
I, II e III.
I e II.
I, III e IV.
IV e V.
III e V.
Administração Pública - Caracterização das organizações aplicada à Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Escolha a opção que preenche corretamente as lacunas da frase a seguir:
Alguns autores acreditam que a gestão pública é essencialmente distinta da gestão privada porque ambas apresentam especificidades estruturais. Enquanto o setor privado é constituído por organizações cuja característica distintiva é ______________, o setor público é constituído por organizações cuja característica distintiva é a tentativa de operacionalizar políticas governamentais que atendam _____________________.
o empreendedorismo - à participação popular
a flexibilização organizacional - ao uso eficiente de recursos
a responsabilidade social - à sistematização do desenvolvimento
a orientação para a sobrevivência no mercado - ao interesse público
o ajuste estrutural - à eficiência administrativa
Administração Pública - Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale se as frases a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Os conceitos de governabilidade e governança estão intimamente relacionados entre si e com a reforma do Estado.
( ) Os conceitos de governabilidade e governança não estão relacionados entre si e nem com a reforma do Estado.
( ) Por governança se entende a capacidade de governar derivada da legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade civil.
( ) Por governabilidade se entende a legitimidade de um determinado governo junto à sociedade para empreender mudanças.
( ) Por governança se entende a capacidade técnica, financeira e gerencial de implementar políticas públicas.
( ) Por accountability se entende a capacidade do Estado em formular e implementar políticas públicas e atingir metas.
Escolha a opção correta.
F, V, V, V, F, F
V, F, V, F, F, V
F, V, F, F, V, V
V, F, F, V, V, F
F, V, F, V, V, V
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção correta.
São elementos constitutivos do Estado: administração pública, bens econômicos e dinheiro, território.
São elementos constitutivos do mercado: pessoas, território e independência.
São elementos constitutivos da sociedade: grupamento de vendedores e compradores vivendo em um esforço cooperativo de sobrevivência.
São elementos constitutivos do mercado: fluxo de produtos, serviços e/ou dinheiro, vendedores e compradores, preço.
São elementos constitutivos do Estado: agregado de pessoas, instituições e cultura mais ou menos distintos.
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A maior participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil está no cerne da reforma do aparelho do Estado.
matricial.
por projetos.
em trevo.
hierárquica.
virtual
Administração Pública - Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (1995) - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção que apresenta corretamente idéias contidas no documento Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado de 1995
No Aparelho do Estado dintinguem-se os seguintes setores: núcleo estratégico, de atividades exclusivas e de propriedade privada.
O núcleo estratégico do Estado tem de atentar para a qualidade e custo dos serviços prestados ao cidadão.
Um dos objetivos da reforma no que diz respeito às atividades exclusivas é aumentar a sua efetividade e modernizar a administração burocrática.
A publicização visa a transferir atividades exclusivas do Estado para o setor público não-estatal.
Os serviços não-exclusivos do Estado deverão ser executados por organizações sociais – entidades de direito privado sem fins lucrativos.
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