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Administração Pública - Programa Nacional de Desburocratização (1979) - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Pode-se apontar como uma das características do Programa Nacional de Desburocratização, implantado no início dos anos 80,
implementação de indicadores de desempenho e metas de resultado, com vistas a introduzir modelos privados de gestão no setor público.
diminuição do peso das instituições burocráticas no serviço público, procurando retomar alguns procedimentos tradicionais da rotina administrativa, não necessariamente alinhados com a eficiência.
foco no usuário do serviço público, concentrando-se na produção de mudanças no comportamento e na atuação da burocracia pública.
retomada dos conceitos contidos no Decreto-Lei 200, de 1967, buscando, assim, a atuação administrativa centralizada, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão política do governo.
introdução, no setor público, do conceito de administração mínima, com a redução da atuação estatal em setores onde a mesma tenha se mostrado ineficiente.
A estratégia de redes representa um grande potencial de aumento da efetividade da gestão pública. Esta afirmativa é verdadeira, desde que seja evitado o problema típico na gestão de redes organizacionais que é
a indefinição na responsabilização pela obtenção dos resultados.
o excesso de atores com influência nas decisões.
a dificuldade de gerir uma grande quantidade de informação.
a rigidez formal dos processos de gestão em rede.
a necessidade de aumentar a cadeia hierárquica burocrática.
Administração Pública - Governabilidade, governança e accountability e empreeendedorismo digital - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
O conceito de accountability, que passou a ser bastante difundido no âmbito da Gestão de Resultados na produção de serviços públicos, corresponde a
métrica específica para apuração dos resultados obtidos com a atuação pública, de acordo com indicadores de desempenho e performance.
obrigação dos governantes de prestar contas de sua atuação aos administrados, envolvendo as dimensões de conformidade e de desempenho.
sistema de avaliação interna para aferir a atuação do agente público, que objetiva a produção do melhor resultado com o menor dispêndio de recursos públicos.
avaliação, pelas instâncias superiores da Administração, de acordo com parâmetros estabelecidos a priori, dos resultados obtidos com programas e ações públicas.
forma de implementação de remuneração por resultados, de acordo com indicadores e metas claramente estabelecidos e voltados à melhoria dos serviços oferecidos ao usuário.
Dentre os critérios de avaliação da gestão pública, deve-se levar em consideração, além da a excelência no atendimento aos cidadãos,
os interesses dos superiores hierárquicos.
o valor final agregado para a sociedade produzido pelas ações.
as demandas do povo, especialmente a população mais necessitada.
os interesses de grupos especiais.
aqueles que efetivamente pagam impostos e taxas.
Quando num processo de avaliação de desempenho, o gestor se deixa levar por alguma característica do avaliado que o tenha marcado de forma significativa a ponto de impedir que ele interprete outras características relevantes com isenção e objetividade, este se encontra sob a influência
de um parti pris.
do dilema moral.
de um viés de seleção.
do efeito halo.
do efeito do ponto cego.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Constitui princípio basilar do conceito original de reengenharia no setor público:
rígido controle de processos, com segmentação de etapas, evitando-se a atribuição de todas as etapas a uma única equipe.
drástico enxugamento do quadro de pessoal.
ampliação de estruturas, com a criação das denominadas carreiras em y.
radical redefinição dos processos em base zero, conhecido como princípio da folha em branco.
terceirização em larga escala, priorizando o desempenho de atividades estatais por consultores privados especializados.
Em uma organização que atua num ambiente competitivo, em constante mudança, e que necessita se adaptar e inovar constantemente seus processos, o tipo de departamentalização mais adequado é o
por processos.
por área geográfica.
por clientes.
matricial.
funcional.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2013
Num caso de implantação de um processo de mudança sustentável numa empresa inserida em um mercado competitivo, submetido a constante inovação, uma estratégia para ser bem sucedida precisa enfatizar
a mobilização de todo o nível gerencial através de forças-tarefas coesas.
a elaboração de uma visão única e inquestionável do processo de mudança.
o envolvimento das pessoas através de técnicas de empowerment.
a identificação de novas lideranças capazes de conduzir o processo de mudança de forma integral.
a ancoragem da mudança nas bases da cultura organizacional, evitando reações às rupturas necessárias.
O modelo de excelência em gestão pública inspirado nos preceitos da Fundação Nacional de Qualidade
possui, entre seus fundamentos, pensamento sistêmico e cultura da inovação.
apresenta critérios de excelência a partir dos quais são constituídos seus fundamentos.
propõe metas e indicadores de resultados fundados na gestão de processos.
contempla a avaliação de resultados realizada pelo cliente-cidadão, para fins de remuneração por resultados.
fundamenta-se no tripé: economicidade, satisfação do usuário e transparência.
Segundo a visão da SDPS − Society for Design and Process Science, mencionada no Guia de Gestão de Processos no Governo (GESPÚBLICA 2011), a maturidade dos processos acompanha o grau de conhecimento das equipes envolvidas e o grau de minimização de riscos e efeitos indesejados, contemplando em seu nível
5, os processos interoperados, executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre as instituições.
1, os processos simulados, identificados a partir de seus valores, impactos, sincronias e efeitos colaterais.
2, os processos encenados, realizados a partir de dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos.
3, os processos gerenciados, equilibrando esforços nas unidades de trabalho, com economia de escala.
4, os processos padronizados, consolidados com base nas melhores práticas e procedimentos de adaptação oferecidos para suportar diferentes necessidades do negócio.
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