Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Uma organização pública realizou um planejamento que teve como objetivo a elaboração de planos, programas e projetos para a implementação da sua estratégia. Esse tipo de Planejamento é o

  • A. global.
  • B. tático.
  • C. estratégico.
  • D. operacional
  • E. tradicional.

A conquista da excelência nos serviços públicos decorre de um amplo conjunto de fatores, muitos dos quais associados à incorporação de novas filosofias gerenciais, de novas tecnologias, de princípios e ferramentas da qualidade, do desempenho dos recursos humanos, com a efetiva participação e controle da sociedade, objetivando o atendimento das necessidades do cidadão. O modelo de excelência da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ consiste na representação de um sistema gerencial constituído por diversos fundamentos a partir dos quais são estabelecidos os critérios de excelência, estes que, por seu turno,

  • A. permitem às organizações medirem seus esforços para verificar se estão ou não sendo excelentes ou caminhando rumo à excelência.
  • B. correspondem à visão de futuro da organização.
  • C. contemplam o binômio liderança e constância de propósitos.
  • D. medem as relações de interdependência entre os diversos componentes da organização.
  • E. traduzem o denominado pensamento sistêmico, que é a compreensão dos fatores que afetam a organização e as medidas de aprimoramento necessárias.

Considerando o conceito de gestão da qualidade e busca da excelência nos serviços públicos, o denominado pensamento sistêmico corresponde

  • A. a um dos critérios de excelência propostos pela Fundação Nacional da Qualidade, relacionado com a interdependência entre a organização e seus componentes internos, bem como com o ambiente externo.
  • B. ao principal fundamento do modelo de excelência adotado pelo GesPública, focado em inovação e empreendedorismo público.
  • C. ao princípio básico da atuação administrativa voltada para resultados, ainda que não explicitado por nenhuma entidade de referência ou programa específico.
  • D. a um dos fundamentos do Programa de Qualidade no Serviço Público, com foco na eficiência dos processos e redução dos custos para a produção dos serviços.
  • E. à premissa adotada na Reforma Gerencial do Estado como referência para o Plano de Reestruturação e Melhoria da Gestão, pautada na integração e redução de redundâncias.

De acordo com a definição do Gespública, o processo é um conjunto de decisões que transformam insumos em valores gerados ao cliente/cidadão. O grau de maturidade dos processos reflete a transformação da organização na medida em que estes são aperfeiçoados e, nesse contexto, os denominados processos encenados correspondem

  • A. ao nível mais precário de maturidade identificado na visão do Bussiness Process Maturity − CBOK.
  • B. ao nível 4, dentro dos 5 identificados, de acordo com a visão da Society for Design and Process Science − SDPS.
  • C. a uma fase preliminar da gestão por processos, onde o fluxo de atividades ainda precisa ser mapeado.
  • D. ao paradigma adotado pelo Business Process Management − BPM, que propõe o redesenho dos processos vigentes.
  • E. ao paradigma adotado pelo Business Process Management − BPM, que propõe o redesenho dos processos vigentes.

Entre as metodologias frequentemente utilizadas pelas organizações para implementação de seu planejamento estratégico está o Balanced Scorecard − BSC, que propõe, entre seus princípios,

I. traduzir a estratégia em guias operacionais.

II. mobilizar a mudança por meio da liderança executiva.

III. transformar todos os objetivos em indicadores de natureza financeira.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III.
  • B. I.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. III e II.

Uma etapa relevante na implementação da Gestão de Pessoas por Competências consiste no mapeamento das competências, o qual é feito com a utilização de diferentes instrumentos, entre os quais

  • A. a análise de currículos de interessados em ocupar as vagas disponíveis.
  • B. o grupo focal, como alternativa a entrevistas individuais.
  • C. o estudo de mercado e de competências disponíveis para captação.
  • D. headhunters, encarregados de selecionar os melhores profissionais disponíveis.
  • E. consultorias especializadas para identificação dos colaboradores mais alinhados com as necessidades da organização.

Sobre os modelos de Administração, é correto afirmar:

  • A. A administração por objetivos consiste na definição das responsabilidades das agências governamentais, sendo um dos instrumentos característicos da administração burocrática voltado para a avaliação de desempenho organizacional.
  • B. A descentralização ou desconcentração administrativas visam dar maior autonomia às agências e departamentos públicos.
  • C. A administração gerencial direciona o foco para o cumprimento de regulamentos (normas e códigos de éticas) e para a definição clara de objetivos organizacionais e responsabilidades de cada servidor.
  • D. A administração gerencial fundamenta-se em princípios voltados para a centralização e para a observância de procedimentos administrativos detalhados, exercendo controle sobre a atividade dos servidores mediante indicadores de gestão.
  • E. A administração gerencial aumenta os controles financeiros e reduz autonomia à administração empreendedora.

Uma organização pública decide mudar o seu método de estocagem a fim de aumentar a rapidez na entrega. O método adequado é a

  • A. centralização em um único local.
  • B. separação dos tipos de materiais por agrupamento.
  • C. separação dos tipos de materiais por tamanho.
  • D. descentralização em locais distintos.
  • E. separação dos tipos de materiais por tipo.

O conceito de Administração pública pode ser estabelecido a partir do critério objetivo ou subjetivo. Conforme esclarece Maria Sylvia Zanella di Pietro, pode-se definir Administração Pública, em sentido subjetivo, como o conjunto de órgãos e pessoas jurídicas aos quais a lei atribui o exercício da função administrativa do Estado. Nesse contexto, a atividade de organização da Administração pú blica pode compreender a

  • A. criação de órgãos públicos, independentemente de lei, como expressão da desconcentração administrativa.
  • B. instituição, por lei específica, de empresa pública, como expressão da desconcentração por serviços.
  • C. extinção de cargos públicos, quando vagos, por ato do Chefe do Executivo, como medida de organização e funcionamento da Administração.
  • D. delegação de serviço público a sociedade de economia mista, como expressão de desconcentração funcional.
  • E. extinção de órgãos públicos, como medida de reorganização administrativa e redução de custos, por ato do Chefe do Executivo.

O controle da Administração pública pode ser definido como o poder-dever de fiscalização e correção exercido pelos órgãos aos quais é conferido, com o objetivo de garantir a conformidade de atuação com os princípios impostos pelo ordenamento jurídico. Nesse contexto, o controle dos aspectos de conveniência e oportunidade subjacentes à prática de atos administrativos discricionários

  • A. é próprio do poder de tutela a que se submetem as entidades integrantes da Administração Indireta.
  • B. está presente no controle interno e constitui expressão da autotutela.
  • C. é decorrência da hierarquia e somente pode ser exercido por autoridade superior àquela que praticou o ato.
  • D. é vedado em sede de controle interno, que admite apenas a verificação de aspectos de legalidade.
  • E. é passível de ser exercido no âmbito do controle externo, salvo para verificação de economicidade.
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