Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No arcabouço do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA), ganha importância a atividade de avaliação, pois

  • A.

    a Administração Pública pauta-se por critérios de desempenho distintos das empresas privadas, não cabendo o uso, aqui, da noção de eficiência.

  • B.

    o controle social não está dentre seus fundamentos, gerando a necessidade do desenvolvimento de mecanismos internos de avaliação.

  • C.

    a orientação da gestão por processos e informações implica na necessidade de medição e análise do desempenho para a tomada de decisões.

  • D.

    o fundamento da geração de valor para todas as partes interessadas implica em estratégia de avaliação permanente, externa à atividade pública, a partir de auditorias independentes.

  • E.

    o Modelo de Excelência em Gestão Pública, por ser um modelo autogerido, propõe a adoção de ferramentas de planejamento e execução que dispensam o controle sobre resultados.

Segundo Bresser Pereira, a crise enfrentada pela nação brasileira começara nos anos 1980 e decorria, em parte, das distorções que o Estado sofrera nas cinco décadas anteriores. Para o então Ministro, a solução não era “substituir o Estado pelo mercado, mas sim reformar e reconstruir o Estado”. Com base nesse conceito, elabora, em 1995, o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado − PDRAE, que inclui, entre seus objetivos globais,

  • A. aumentar a governança do Estado, ou seja, sua capacidade administrativa de governar com eficiência e efetividade, voltando a ação dos serviços do Estado para o atendimento dos cidadãos.
  • B. limitar as ações do Estado àquelas funções que lhe são próprias, incluindo a produção de serviços e bens para o mercado.
  • C. transferir dos Estados e Municípios para a União as ações de caráter local, fortalecendo o caráter diretivo do governo federal.
  • D. segregar os serviços públicos não exclusivos do Estado e outorgá-los à iniciativa privada, mediante a ampliação do processo de privatização.
  • E. reduzir a publicização característica do modelo burocrático, transferindo a entidades do terceiro setor diversos serviços públicos anteriormente desempenhados pelo Estado.

Principais características do sistema de planejamento no Brasil:

  • A.

    intergovernamental e transitivo.

  • B.

    técnico e autocrático.

  • C.

    racional e indicativo.

  • D.

    interativo e racional.

  • E.

    contínuo e interativo.

A Administração pública tem como finalidade

  • A.

    a prestação de serviços aos cidadãos.

  • B.

    a conservação e aprimoramento de bens públicos.

  • C.

    a limitação dos princípios jurídicos que regem os órgãos, os agentes e as atividades públicas.

  • D.

    a ampliação da estrutura constitucional do Estado.

  • E.

    o estabelecimento de alicerces da formalidade e da materialidade.

De acordo com a legislação de regência, uma das etapas da gestão de contratos, dentre outras, consiste no recebimento do objeto contratado e

  • A.

    é vedada a dispensa de recebimento provisório quando se tratar de contratos de obras, independentemente do valor.

  • B.

    somente é admitido o recebimento provisório em contratos de fornecimento de gêneros perecíveis e alimentação preparada.

  • C.

    o recebimento definitivo deve ser atestado no prazo máximo de 30 (trinta) dias, quando se tratar de obras de grande vulto.

  • D.

    as compras ou locações de equipamentos admitem recebimento condicional, para verificação de conformidade, com prazo máximo de 90 (noventa) dias.

  • E.

    o recebimento provisório ou definitivo não exclui a responsabilidade do contratado pela segurança e solidez da obra ou serviço, dentro dos limites da lei ou do contrato.

O Planejamento Estratégico tem como foco central

  • A.

    alcançar o potencial máximo da organização através do fortalecimento da capacidade de prever ocorrências futuras com impacto estratégico nas metas de longo prazo.

  • B.

    realizar metas organizacionais de longo alcance, através da priorização de enfrentamento das incertezas ambientais internas.

  • C.

    capacitar os níveis diretivos superiores para enfrentar as incertezas ambientais externas.

  • D.

    reduzir as incertezas em ambientes competitivos para alcançar resultados precisos no curto prazo.

  • E.

    fortalecer a sinergia entre as capacidades efetivas da organização visando alcançar seu pleno potencial de ação num ambiente de incerteza sistêmica.

O modelo de gestão de pessoas, em contraposição ao modelo de desenvolvimento de recursos humanos, propõe a

  • A.

    terceirização dos processos rotineiros de gestão informatizada da folha de pessoal.

  • B.

    transformação das equipes de RH em consultoras internas da gestão descentralizada de pessoas.

  • C.

    redução dos níveis hierárquicos nas empresas para tornar o processo de desenvolvimento de RH menos complexo.

  • D.

    delegação da responsabilidade pela gestão dos recursos humanos para as chefias imediatas.

  • E.

    transferência da gestão estratégica de pessoas para os níveis superiores de direção.

Durante a execução de uma missão:

  • A. a percepção do risco é que determina a eventual perda, devendo ser mencionados no respectivo planejamento.
  • B. avalia-se também a possibilidade das perdas que possam existir, na análise de um risco.
  • C. perdas e danos no planejamento de uma missão são considerados sinônimos.
  • D. os danos que possam ser causados a terceiros deverão estar mencionados no planejamento para eventuais fins de ressarcimento.
  • E. o dano causado é consequência das perdas, sendo que estas podem ser potenciais ou reais.

A linha de ação correta a ser adotada, em face do diagnóstico apresentado durante a análise de riscos, é:

  • A. vendaval: vigiar o abrigo de veículos.
  • B. pessoas estranhas: manter portas e janelas fechadas.
  • C. incêndio: realizar uma investigação técnica.
  • D. ações de sabotagem: efetuar o controle imediato de entrada e saída de veículos.
  • E. greves externas e internas: impedir sua propagação.

A gestão de projetos na Administração pública contemporânea, especialmente a partir dos anos 1990, apresenta como característica distintiva

  • A.

    a necessidade de prestação de contas formais aos órgãos superiores.

  • B.

    o envolvimento ativo de stakeholders na realização dos projetos.

  • C.

    a exigência de alcançar resultados além das metas propostas.

  • D.

    o uso de metodologias quantitativas na avaliação de resultados.

  • E.

    a forte participação popular na definição das metas e resultados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...