Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Administração Pública da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de monitoramento de programas de governo pressupõe

  • A.

    o acompanhamento contábil da implantação do programa, com relatórios semanais.

  • B.

    uma checagem diária das condições formais da organização, em termos de qualificação dos recursos humanos.

  • C.

    o acompanhamento contínuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, do desenvolvimento dos programas e políticas em relação a seus objetivos e metas.

  • D.

    avaliações executadas por instituições externas, com pesquisas que procurem responder a perguntas específicas.

  • E.

    a construção de indicadores, produzidos regularmente com base em diferentes fontes de dados, que dão aos gestores informações sobre o desempenho de programas.

Considere sob a ótica do controle da Administração Pública:

I. Pedidos que as partes dirigem à instância superior da própria Administração, proporcionando o reexame do ato inferior sob todos os seus aspectos.

II. Solicitação da parte dirigida à mesma autoridade que expediu o ato, para que o invalide ou o modifique nos termos da pretensão do requerente.

III. Oposição expressa a atos da Administração que afetem direitos ou interesses legítimos do Administrado.

Essas hipóteses dizem respeito, respectivamente,

  • A.

    à revisão do processo, ao recurso hierárquico e à representação administrativa.

  • B.

    ao recurso hierárquico, ao pedido de reconsideração e à reclamação administrativa.

  • C.

    à reclamação administrativa, ao pedido de reconsideração e à revisão do processo.

  • D.

    ao pedido de reconsideração, à reclamação administrativa e ao recurso hierárquico.

  • E.

    ao recurso hierárquico, à revisão do processo e à representação administrativa.

Na flexibilização da gestão pública intentada nas últimas décadas percebeu-se nitidamente a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia, em que na primeira estabelece-se a racionalidade técnica ou plena, decidindo-se pelo melhor plano, enquanto na segunda são ponderadas as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a formular-se cenários que permitam a flexibilidade necessária às eventuais alterações nos programas governamentais. Assim, a descentralização administrativa com grande delegação de autoridade, tendo por princípio estar mais próximo do consumidor do serviço público e ser mais fiscalizado pela população, gerar competição entre as organizações do setor público, com a extensão no fornecimento de serviços públicos entre o setor público, privado e voluntário, numa estrutura de pluralismo institucional, caracterizam na gestão pública o

  • A.

    gerencialismo puro.

  • B.

    paradigma do consumidor (consumerism).

  • C.

    empreendedorismo governamental.

  • D.

    Public Service Orientation − PSO.

  • E.

    Balanced Scorecard.

A criação do DASP em 1938, com a definição da política de recursos humanos, de compra de materiais e finanças e a centralização e reorganização da administração pública federal, marca de forma inequívoca a passagem da forma de administração pública patrimonialista para a estruturação da máquina administrativa do Brasil na forma

  • A.

    burocrática.

  • B.

    gerencial.

  • C.

    estratégica.

  • D.

    da nova gestão pública.

  • E.

    funcional.

A gestão de qualidade total aplicada a organizações do setor público deve priorizar, entre outras práticas,

  • A.

    a instituição de programas de treinamento voltados ao aperfeiçoamento de técnicas que melhorem a produtividade individual.

  • B.

    a introdução do uso de metas numéricas, lemas, slogans e pôsteres para estimular a mão de obra a trabalhar melhor.

  • C.

    o enxugamento de pessoal por meio da redução de níveis hierárquicos visando à redução de custos.

  • D.

    a reestruturação, de forma radical, dos processos organizacionais visando a alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos de desempenho em relação ao custeio.

  • E.

    o rompimento de barreiras entre os departamentos, encorajando as soluções dos problemas por meio do trabalho em equipe.

O incentivo a se desenvolver a capacidade de promover a sintonia entre os governos e as novas condições socioeconômicas, políticas e culturais, em que a competição inter-regional, ou interurbana apresenta-se, entre outras, por meio de investimentos em infraestrutura social, que seria responsável por criar centros de inovação e alianças entre esferas de poder de elites políticas locais procurando garantir os recursos necessários para a realização de todos os investimentos necessários, é conhecido como

  • A.

    empreendedorismo governamental.

  • B.

    acccountability, equidade e justiça.

  • C.

    novas lideranças.

  • D.

    competências essenciais.

  • E.

    gestão de conflitos.

A tecnologia gerencial que é a mais difundida para revisar processos por meio de análise interna e externa, objetivando estabelecer melhorias em um processo ou área de trabalho é chamada por:

  • A.

    Qualidade Total, que com a aplicação de ferramentas consagradas, permite aperfeiçoar o trabalho.

  • B.

    Produção Enxuta, que adequa recursos e carga de trabalho, alinhando estes meios com a utilização de tecnologia de informação e robótica.

  • C.

    Reengenharia, que como modelo, revisa, desconstrói e restabelece novos processos integrados.

  • D.

    Organização de Aprendizagem, que molda a maneira de agir, com foco em novos processos de pensar e inovar sistemicamente.

  • E.

    Benchmarking, que aproveita a excelência de processos semelhantes, para que se adaptem ou se moldem novas formas de realização do trabalho.

A busca pela capacidade de promover a sintonia entre os governos e as novas condições socioeconômicas, políticas e culturais, em que a competição inter-regional, ou interurbana configura-se, entre outras, através de construção por meio de parcerias com empresas de ambientes urbanos dotados de opções de consumo turístico-cultural, centro de convenções, estádios ou parques esportivos, hotéis de lazer, marinas, centros culturais urbanos, bem como investimentos objetivando prover a cidade com aeroportos e sistema de comunicações modernos, centros bancários e financeiros, centros de treinamento, escolas de negócios e informática e distritos industriais com tecnologia de ponta, são características de

  • A.

    novas lideranças.

  • B.

    Public Service Orientation.

  • C.

    competências Essenciais.

  • D.

    empreendedorismo governamental.

  • E.

    gestão patrimonialista.

Considere:

I. Empregados de empresa permissionária de serviço público.

II. Aqueles que exercem serviços notariais e de registro.

III. Leiloeiros.

IV. Empregados públicos, contratados sob o regime da legislação trabalhista e ocupantes de emprego público.

Estão na categoria dos agentes públicos denominados “servidores públicos” os que constam APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II.

  • D.

    III.

  • E.

    IV.

Com relação às convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, considere as afirmativas a seguir.

I. As empresas devem suas receitas aos seus clientes. Os governos têm os tributos como fonte exclusiva de receita.

II. Os clientes só pagam às empresas se comprarem seus produtos, mas pagam ao governo mesmo que não estejam "consumindo" seus serviços.

III. As empresas normalmente operam em um ambiente competitivo (seus clientes podem trocar de fornecedor se não estiverem satisfeitos), já os governos sempre operam por meio de monopólios.

IV. Os cidadãos controlam o governo por meio das eleições, já as empresas privadas são controladas pelo mercado.

V. A Administração Pública só pode fazer o que estiver autorizado em lei, enquanto o gestor privado pode fazer tudo que não estiver proibido.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II, III, IV e V.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    II e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...