Questões de Administração do ano 0000

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A XPTO atua há muito tempo no setor químico, alcançando uma posição de destaque no mercado, apoiada em uma estratégia de liderança em custos. Recentemente, o ambiente em que a empresa atua tornou-se mais dinâmico e complexo, com a entrada de concorrentes e surgimento de inovações nas tecnologias de produção. A XPTO está reformulando sua estratégia, priorizando a inovação em produtos e processos, ao mesmo tempo em que busca estimular a tomada de decisão compartilhada. Para dar sustentação à nova estratégia, a empresa pretende alterar a estrutura atual de funcional para matricial, criando grupos de projetos formados por funcionários das diversas áreas da empresa.

Entre as vantagens da nova estrutura em relação à anterior, encontra-se:

  • A. redução dos conflitos;
  • B. facilitação da cooperação entre departamentos;
  • C. centralização da tomada de decisão;
  • D. facilitação da coordenação do trabalho;
  • E. facilitação da responsabilização.

Em um país, três empresas do setor elétrico formaram uma associação com o objetivo de pressionar o governo para alterar a legislação ambiental relativa à construção de hidrelétricas.

Esse tipo de estratégia organizacional voltada para alterar o ambiente externo é conhecida como:

  • A. cooptação;
  • B. fusão;
  • C. monitoramento do ambiente;
  • D. transposição de fronteiras;
  • E. coalização.

O diretor da área comercial de uma empresa quer que os vendedores tenham maior autonomia de decisão, como forma de responder às variadas demandas dos clientes. Ele acredita que a descentralização nas decisões dará maior rapidez na resposta aos clientes e também maior motivação aos vendedores.

No entanto, a descentralização também tem desvantagens, entre elas:

  • A. sobrecarga no trabalho decisório dos chefes;
  • B. dificuldade de responsabilização dos funcionários;
  • C. perda de uniformidade nas decisões;
  • D. perda na qualidade das decisões;
  • E. lentidão no feedback sobre a qualidade do trabalho junto aos clientes.

Um órgão da administração pública teve grande redução em seu quadro de funcionários, ao mesmo tempo em que teve parte de suas atribuições transferida para outro órgão. Em vista da nova situação, a alta direção acredita que seja um bom momento para rever a estrutura de cargos do órgão. O diretor de recursos humanos recebeu a incumbência de apresentar uma proposta para a nova estrutura dos cargos.

Ao realizar essa incumbência, o diretor está exercendo a seguinte função administrativa:

  • A. planejamento;
  • B. direção;
  • C. controle;
  • D. coordenação;
  • E. organização.

Uma empresa de produtos alimentícios localizada na Região Sul adota departamentalização funcional. A empresa pretende ampliar sua área de atuação e construir unidades fabris na Região Centro-Oeste e na Região Sudeste. A empresa precisa rever sua estrutura e planeja adotar departamentalização geográfica.

Uma vantagem da departamentalização funcional em relação à geográfica é:

  • A. promover a redução de custos;
  • B. facilitar a adaptação a mudanças externas;
  • C. dar maior autonomia aos responsáveis por cada departamento;
  • D. estimular as soluções inovadoras;
  • E. dar maior rapidez de resposta ao mercado.

A figura abaixo representa a estrutura simplificada da firma de contabilidade XPTO:

A departamentalização da XPTO é do tipo:

  • A. por cliente;
  • B. por cliente;;
  • C. por serviço;
  • D. por processo;
  • E. funcional.

O processo de organização segue alguns princípios básicos e exige que se tomem decisões acerca de certos elementos, entre eles:

  • A. especialização do trabalho e amplitude de controle;
  • B. missão e visão organizacionais;
  • C. cultura organizacional e sistemas de gestão;
  • D. divisão de tarefas e definição de metas;
  • E. estrutura e estratégia organizacionais.

Ao ser ouvido pela consultoria contratada para resolver os problemas da empresa em que trabalhava, João relatou que o fluxo das operações da empresa apresentava problemas como: retrabalho, ausência de execução de tarefas por acharem que era responsabilidade dele e ele achar que era de outro colega, acúmulo e sobrecarga de tarefas para alguns em detrimento a poucas atividades atribuídas a outros, demora na tomada de decisões por conta de depender da anuência de muitas pessoas e, também, a dificuldade de trabalhar obedecendo a um duplo comando como se fizesse parte de uma organização matricial. Caso você fosse o consultor, qual das alternativas abaixo você adotaria como a primeira a ser implementada?

  • A. Diagrama de Ishikawa.
  • B. Fluxograma.
  • C. Histograma.
  • D. Organograma.

A função administrativa que se refere ao relacionamento do administrador com as estratégias da organização, seus objetivos e os meios para atingi-los, chama-se

  • A.

    avaliação

  • B.

    organização

  • C.

    planejamento

  • D.

    direção

O planejamento estratégico nas empresas exige, como passo importante, que se estabeleça(m), preliminarmente,

  • A.

    os critérios de seleção dos fornecedores de bens ou serviços.

  • B.

    a seleção das áreas a serem planejadas inicialmente.

  • C.

    um programa de reengenharia para redução de pessoal.

  • D.

    os objetivos e estratégias que o grupo deseja seguir.

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