Questões de Administração do ano 2002

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A Avaliação de Desempenho é importante quando traz benefícios para:

  • A. corpo gerencial.
  • B. a organização e para o funcionário.
  • C. a organização e o gerente.
  • D. avaliador.
  • E. a área de recursos humanos.

São decisões fundamentais para a implantação da Avaliação de Desempenho:

  • A.

    a Avaliação de Desempenho deve ter mão única.

  • B.

    quem deve fazer a Avaliação de Desempenho.

  • C.

    por que avaliar, como comunicar a Avaliação de Desempenho.

  • D.

    deve ser feita pois é obrigatório por lei.

  • E.

    as alternativas "c" e "d" estão corretas

Os processos de avaliação na esfera profissional tornaram-se recorrentes na atualidade. As avaliações são constatações que retratam os momentos, mostrando o comportamento do indivíduo em situação de trabalho, mas que podem servir para planejamentos futuros. Nessa perspectiva, não constitui objetivo da avaliação de desempenho

  • A.

    ajudar o trabalhador a conhecer-se e valorizar-se mais adequadamente.

  • B.

    orientar convenientemente o trabalhador, em função de suas aptidões, habilidades e interesses.

  • C.

    subsidiar a empresa com informações a respeito dos trabalhadores que justifiquem as demissões realizadas.

  • D.

    levantar novas necessidades de treinamento(s) ou de aprimoramento(s), além do(s) já oferecido(s).

  • E.

    planejar para o futuro, conforme os fatos observados e levados ao conhecimento da administração gerencial.

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de desempenho.

Um programa de avaliação de desempenho objetiva, entre outros aspectos, mostrar aos empregados os resultados que dele são esperados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de desempenho.

O método do incidente crítico avalia o comportamento dos empregados em situações extraordinárias, não se aplicando a situações rotineiras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de desempenho.

Os sistemas de avaliação de desempenho devem ter como foco a missão da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de desempenho.

Nas estruturas organizacionais embasadas nas competências e habilidades, o empregado é remunerado pela importância hierárquica da função que ocupa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de desempenho.

O uso de instrumentos matemáticos permite evitar os erros no processo de avaliação de desempenho tais como a excessiva benevolência ou severidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma consultora de Recursos Humanos foi contratada por uma multinacional para reavaliar os processos de comunicação interna da empresa. A preocupação da empresa era com as relações interpessoais, que estavam impedindo o funcionamento adequado da organização devido à existência de muitos conflitos não administrados (competições exacerbadas, rivalidade e disputas pelo poder). Para tentar retratar as relações interpessoais, a consultoria utilizou-se da "Janela de Johari", conforme tabela abaixo:

  • A.

    na relação "eu aberto" com "eu aberto", a pessoa compartilha reações ou sentimentos gerados por acontecimentos imediatos, revelando deliberadamente algo que esconde, nivelando a comunicação.

  • B.

    na relação "eu cego" com "eu aberto", comunicações que a própria pessoa não percebe são reveladas de forma inconsciente.

  • C.

    na relação "eu aberto" com "eu aberto", uma pessoa influencia os sentimentos da outra, sem que nenhum dos "eus" de ambas tenha consciência da origem do sentimento ou da comunicação; é o contágio emocional.

  • D.

    a relação "eu cego" com "eu cego" é um estágio de relacionamento interpessoal profundo, a comunicação é intensa.

  • E.

    na relação "eu cego" com "eu aberto", uma pessoa influencia os sentimentos da outra, sem que nenhum dos "eus" de ambas tenha consciência da origem do sentimento ou da comunicação; é o contágio emocional.

A iniciativa de gestão do conhecimento é avaliada como importante ou muito importante por 90% das empresas, mas está presente em apenas 16% delas. Dentro desses 16%, 48% encontram-se estruturadas formalmente e, em 43% das empresas com uma estrutura formal, há um serviço de ajuda na obtenção de informações e conhecimento, visando a um melhor desempenho das funções. Nesse contexto, e conforme a teoria da gestão do conhecimento, julgue os itens que se seguem.

O conhecimento tácito é aquilo que pode ser articulado na linguagem formal, inclusive em afirmações gramaticais, expressões matemáticas, especificações e manuais, sendo facilmente transmitido, sistematizado e comunicado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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