Lista completa de Questões de Administração do ano 2002 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os recursos humanos, materiais e financeiros que fluem dentro da organização referem-se ao controle
contingencial.
preventivo.
corretivo.
simultâneo.
automático.
A motivação não é comportamento em si, nem é desempenho, mas, refere-se à ação e às forças internas e externas que influenciam a escolha de um indivíduo. As teorias de motivação
são indefinidas na relação comportamental.
são definidas como um fenômeno social.
predizem comportamentos.
são descritas como não-intencionais.
não são multifacetadas.
O aprendizado na organização deve
ser transferível para o cargo.
atender necessidades pessoais.
ser aberto, adaptando objetivos enquanto ocorre.
ser em sala de aula.
vir do quadro hierárquico inferior.
As três dimensões da "cadeia de valor" representadas pela arquitetura de RH são:
a função, o sistema e o comportamento dos empregados.
o ambiente externo, o sistema e o comportamento dos dirigentes.
a função, o sistema político e o treinamento dos empregados.
a decisão, o modelo gerencial e o comprometimento dos empregados.
a metodologia, o scorecard e o comprometimento dos empregados.
A Gerência de RH compreende:
planejamento da organização do projeto, aquisição de pessoal, desenvolvimento da equipe e dissolução da equipe.
planejamento da orientação do projeto, aquisição de software de administração de RH, desenvolvimento dos sistemas e disseminação dos resultados.
projeto de competências e oportunidades, treinamento de pessoal, desenvolvimento de procedimentos e realimentação do processo.
organização do projeto hierárquico, alocação de pessoal, movimentação da equipe e desenvolvimento da equipe.
planejamento da organização do projeto, designação do pessoal de decisão, disposição da equipe de patrocinadores e reorientação da equipe de decisão.
Administração - Liderança - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
As teorias sobre estilos de liderança estudam estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. A principal teoria que explica liderança sem se preocupar com características de personalidade é a que se refere a três estilos de liderança, a saber:
Os gerentes desempenham papéis usualmente divididos em três categorias: interpessoais, processamento de informações e decisão. É correto afirmar que:
o papel do porta-voz é uma atividade interpessoal, que envolve a transmissão de informação da organização entre pessoas e para o ambiente externo;
o papel de ligação é uma atividade de processamento de informações, que envolve a ligação entre pessoas, constituindo a teia de relações humanas mantida pelo gerente;
o papel de monitor é uma atividade de decisão, desempenhada pelo gerente quando recebe ou procura informações relativas à organização;
a liderança é uma atividade interpessoal, que permeia todas as atividades gerenciais;
o papel de empreendedor é uma atividade de processamento de informação, onde o gerente atua como iniciador e planejador de mudanças organizacionais.
Administração - Liderança - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Relativamente a liderança e motivação, pode-se dizer que
a liderança é uma habilidade pessoal, que torna algumas pessoas mais aptas a influenciar outras.
a técnica do job enrichment consiste em incrementar os fatores motivacionais de um cargo através da ampliação de tarefas (job enlargement) , do aumento da variedade das tarefas e da melhoria dos fatores higiênicos dentro dos quais o trabalho é realizado.
a partir do momento em que os indivíduos ingressam em uma organização, os fatores cognitivos deixam de exercer alguma influência sobre sua motivação.
segundo as teorias situacionais de liderança, não existe um único estilo ou característica de liderança válida para toda e qualquer situação. Cada tipo de situação requer um tipo de liderança diferente para alcançar a eficácia dos subordinados.
um estilo de liderança democrática implica em: liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, participação mínima do líder, divisão de tarefas e escolha dos companheiros totalmente a cargo do grupo e o líder não avalia o curso dos acontecimentos.
Sob a perspectiva dos estilos de liderança e motivações para o desempenho de funções sociais e profissionais, assinale a opção incorreta.
A motivação, a liderança e a comunicação são aspectos ou temas fundamentais, definidores dos rumos de uma organização empresarial.
A auto-confiança é, na verdade, a consciência e a convicção em seus próprios poderes, isto é, em seu conhecimento e suas habilidades.
A busca da liderança é, inicialmente, uma busca interior, para se descobrir quem se é.
Por meio do auto-conhecimento é gerada a desconfiança ou a afirmação necessária para tornar-se líder.
A motivação profissional dos trabalhadores está ligada a aspectos internos e externos à organização ou empresa em que atua.
Julgue os itens a seguir, a respeito de motivação e liderança, conforme tratadas na literatura gerencial contemporânea. As teorias de liderança nata e situacional estão sendo revisitadas por abordagens subjetivistas que tendem a valorizar o imaginário do líder e da organização; segundo estas, os líderes são menos capazes de lidar com a perda e com o controle, facilitando a construção de visões de futuro.
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