Questões de Administração do ano 2004

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Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

A educação, para atender aos seus principais propósitos, deve extrapolar o nível dos indivíduos, devendo seus efeitos repercutir no nível coletivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

A distribuição das riquezas, a redução e transformação do trabalho, bem como o desenvolvimento de valores e de práticas sociais que não se baseiem na competição nem na procura do lucro, ao longo de quase meio século, vêm interferindo negativamente no cumprimento do papel da educação e do desenvolvimento nas sociedades.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

Desenvolvimento e educação não mais podem ser considerados como os únicos indicadores de eficácia econômica.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

A preocupação sociopolítica com a questão da educação de massas há quase meio século parece ter amenizado grandes problemas, como a fome, a guerra, a destruição ambiental, o desemprego, a violência urbana e a exclusão social, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

Como colocado pela perspectiva desenvolvimentista há quase meio século, a atual condição econômica decorre fundamentalmente de progressos de escolarização de massas.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.

Até os dias de hoje, a perspectiva desenvolvimentista se mantém dominante nos principais discursos e políticas oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

As mudanças ocorridas no mundo do trabalho exigem novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento, o que passa necessariamente pela escolarização, inicial e continuada, a partir da construção de um novo projeto educativo que articule as finalidades de educação para a cidadania e para o trabalho a partir de uma concepção de formação humana que tome por princípio a construção da autonomia intelectual e ética por meio do acesso ao conhecimento científico, tecnológico e sócio-histórico e ao método que permita o desenvolvimento das capacidades necessárias à aquisição e produção do conhecimento de forma continuada. É preciso outro tipo de pedagogia, de modo a atender às demandas da revolução na base técnica de produção. O objetivo é a capacidade para lidar com a incerteza, substituindo-se a rigidez pela flexibilidade, de modo a atender a demandas dinâmicas, que se diversificam em qualidade e quantidade, não para ajustar-se, mas para participar como sujeito na construção de uma sociedade em que o resultado da produção material e cultural esteja disponível para todos.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

Cabe ao trabalhador, por meio da escolarização inicial e continuada, assumir uma postura participativa na produção material e cultural de uma sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

As mudanças ocorridas no mundo do trabalho exigem novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento, o que passa necessariamente pela escolarização, inicial e continuada, a partir da construção de um novo projeto educativo que articule as finalidades de educação para a cidadania e para o trabalho a partir de uma concepção de formação humana que tome por princípio a construção da autonomia intelectual e ética por meio do acesso ao conhecimento científico, tecnológico e sócio-histórico e ao método que permita o desenvolvimento das capacidades necessárias à aquisição e produção do conhecimento de forma continuada. É preciso outro tipo de pedagogia, de modo a atender às demandas da revolução na base técnica de produção. O objetivo é a capacidade para lidar com a incerteza, substituindo-se a rigidez pela flexibilidade, de modo a atender a demandas dinâmicas, que se diversificam em qualidade e quantidade, não para ajustar-se, mas para participar como sujeito na construção de uma sociedade em que o resultado da produção material e cultural esteja disponível para todos.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

Torna-se necessária a proposição de uma pedagogia rigidamente definida e planejada com vistas ao permanente ajuste dos trabalhadores às constantes inovações do mundo do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

As mudanças ocorridas no mundo do trabalho exigem novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento, o que passa necessariamente pela escolarização, inicial e continuada, a partir da construção de um novo projeto educativo que articule as finalidades de educação para a cidadania e para o trabalho a partir de uma concepção de formação humana que tome por princípio a construção da autonomia intelectual e ética por meio do acesso ao conhecimento científico, tecnológico e sócio-histórico e ao método que permita o desenvolvimento das capacidades necessárias à aquisição e produção do conhecimento de forma continuada. É preciso outro tipo de pedagogia, de modo a atender às demandas da revolução na base técnica de produção. O objetivo é a capacidade para lidar com a incerteza, substituindo-se a rigidez pela flexibilidade, de modo a atender a demandas dinâmicas, que se diversificam em qualidade e quantidade, não para ajustar-se, mas para participar como sujeito na construção de uma sociedade em que o resultado da produção material e cultural esteja disponível para todos.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

O novo projeto educativo exigido deve facilitar a aquisição de capacidades que permitam ao trabalhador reagir e ajustar-se continuamente às principais transformações do mundo do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

As mudanças ocorridas no mundo do trabalho exigem novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento, o que passa necessariamente pela escolarização, inicial e continuada, a partir da construção de um novo projeto educativo que articule as finalidades de educação para a cidadania e para o trabalho a partir de uma concepção de formação humana que tome por princípio a construção da autonomia intelectual e ética por meio do acesso ao conhecimento científico, tecnológico e sócio-histórico e ao método que permita o desenvolvimento das capacidades necessárias à aquisição e produção do conhecimento de forma continuada. É preciso outro tipo de pedagogia, de modo a atender às demandas da revolução na base técnica de produção. O objetivo é a capacidade para lidar com a incerteza, substituindo-se a rigidez pela flexibilidade, de modo a atender a demandas dinâmicas, que se diversificam em qualidade e quantidade, não para ajustar-se, mas para participar como sujeito na construção de uma sociedade em que o resultado da produção material e cultural esteja disponível para todos.

Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.

A construção de uma autonomia intelectual e ética configurase como uma das respostas exigidas pelas novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado
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