Lista completa de Questões de Administração do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As mudanças ocorridas no mundo do trabalho exigem novas formas de mediação entre o homem e o conhecimento, o que passa necessariamente pela escolarização, inicial e continuada, a partir da construção de um novo projeto educativo que articule as finalidades de educação para a cidadania e para o trabalho a partir de uma concepção de formação humana que tome por princípio a construção da autonomia intelectual e ética por meio do acesso ao conhecimento científico, tecnológico e sócio-histórico e ao método que permita o desenvolvimento das capacidades necessárias à aquisição e produção do conhecimento de forma continuada. É preciso outro tipo de pedagogia, de modo a atender às demandas da revolução na base técnica de produção. O objetivo é a capacidade para lidar com a incerteza, substituindo-se a rigidez pela flexibilidade, de modo a atender a demandas dinâmicas, que se diversificam em qualidade e quantidade, não para ajustar-se, mas para participar como sujeito na construção de uma sociedade em que o resultado da produção material e cultural esteja disponível para todos.
Tendo o texto acima como referência, julgue os itens a seguir.
A escolarização inicial e continuada é uma estratégia para que os trabalhadores se capacitem para enfrentar as mudanças ocorridas no mundo do trabalho.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com a progressiva perda de conteúdo do trabalho, que se torna cada vez mais abstrato devido à crescente incorporação de ciência e tecnologia ao processo produtivo, a demanda por formação intelectual passa a ser requerida para o conjunto dos postos transformados pela reestruturação produtiva. Ao mesmo tempo, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho passam a exigir uma nova relação com o conhecimento para que se possa viver em sociedade, o que, para a grande maioria da população, só pode ocorrer por meio da escola. Evidencia-se, assim, a necessidade de apropriação, pelos que vivem do trabalho, de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, com particular destaque para as formas de comunicação e de organização e gestão dos processos sociais e produtivos.
Tomando por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A apropriação de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos deve ocorrer na escola, ao passo que formas de comunicação e de organização e gestão dos processos sociais e produtivos não se desenvolvem no ambiente escolar.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com a progressiva perda de conteúdo do trabalho, que se torna cada vez mais abstrato devido à crescente incorporação de ciência e tecnologia ao processo produtivo, a demanda por formação intelectual passa a ser requerida para o conjunto dos postos transformados pela reestruturação produtiva. Ao mesmo tempo, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho passam a exigir uma nova relação com o conhecimento para que se possa viver em sociedade, o que, para a grande maioria da população, só pode ocorrer por meio da escola. Evidencia-se, assim, a necessidade de apropriação, pelos que vivem do trabalho, de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, com particular destaque para as formas de comunicação e de organização e gestão dos processos sociais e produtivos.
Tomando por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Novas formas de comunicação e de organização e de gestão dos processos sociais e produtivos devem ser buscadas por trabalhadores que já possuam os devidos conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos.
Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com a progressiva perda de conteúdo do trabalho, que se torna cada vez mais abstrato devido à crescente incorporação de ciência e tecnologia ao processo produtivo, a demanda por formação intelectual passa a ser requerida para o conjunto dos postos transformados pela reestruturação produtiva. Ao mesmo tempo, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho passam a exigir uma nova relação com o conhecimento para que se possa viver em sociedade, o que, para a grande maioria da população, só pode ocorrer por meio da escola. Evidencia-se, assim, a necessidade de apropriação, pelos que vivem do trabalho, de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, com particular destaque para as formas de comunicação e de organização e gestão dos processos sociais e produtivos.
Tomando por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A nova relação do trabalhador com o conhecimento pressupõe a internalização de uma série de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos.
Acerca da análise das demonstrações financeiras, julgue os itens subseqüentes.
A alavancagem financeira é avaliada com base na determinação do lucro líquido, que é o resultado do acionista, dependente das decisões de ativos (operações) e de passivos (despesas financeiras).
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Tendo em vista determinados aspectos gerais das organizações, julgue os itens subseqüentes.
Em termos de motivação, de acordo com a teoria de Herzberg de motivação-higiene, alguns fatores, considerados fatores de higiene, como condições de trabalho, podem não levar à insatisfação, mas também não levam à motivação.
Tendo em vista determinados aspectos gerais das organizações, julgue os itens subseqüentes.
O líder de equipe eficaz deve desenvolver habilidades que envolvam saber partilhar informações, saber confiar nos membros da equipe e saber quando e como deve intervir.
Tendo em vista determinados aspectos gerais das organizações, julgue os itens subseqüentes.
A tomada de decisão intuitiva não deve ser tomada em um ambiente com elevado nível de incertezas ou quando existam várias alternativas de boas soluções para se escolher.
Tendo em vista determinados aspectos gerais das organizações, julgue os itens subseqüentes.
A descentralização vertical e a descentralização horizontal estão relacionadas com a delegação de poder da cúpula estratégica para o núcleo operacional, mas não se relacionam com a transferência de poder de gerentes de linha para especialistas de fora da linha.
Tendo em vista determinados aspectos gerais das organizações, julgue os itens subseqüentes.
A flexibilização organizacional não pode ser compreendida como adequação de equipamentos a demanda e possíveis mudanças que podem ocorrer em termos do ambiente externo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...