Questões de Administração do ano 2004

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Novas competências começam a ser exigidas pelas organizações, que reinventam sua dinâmica produtiva, desenvolvendo novas formas de trabalho e de resolução de conflitos. Surgem novos paradigmas de relações das organizações com fornecedores, clientes e colaboradores. Nesse contexto, as relações humanas no ambiente de trabalho têm sido foco da atenção dos gestores, para que sejam desenvolvidas habilidades e atitudes necessárias ao manejo inteligente das relações interpessoais.

 Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos relevantes das relações humanas no ambiente de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Nas relações humanas, ocorre um conflito quando um indivíduo percebe que outra pessoa afeta ou pode afetar negativamente algo a que ele atribui importância.

  • C. Certo
  • E. Errado

A afirmação da existência de cinco necessidades básicas para a satisfação das pessoas e como a satisfação de cada uma segue-se a dominação da seguinte faz parte da teoria da

  • a.

    hierarquia das necessidades.

  • b.

    necessidade manifesta.

  • c.

    necessidade aprendida.

  • d.

    motivação e higiene.

  • e.

    eqüidade.

A teoria que afirma que as pessoas serão motivadas no trabalho se acreditarem que o trabalho pode ser feito, que as recompensas oferecidas são adequadas à realização das tarefas desejadas e significativas é a teoria

  • a.

    da abordagem sistêmica.

  • b.

    da liderança bi-dimensional.

  • c.

    do caminho-objetivo.

  • d.

    da liderança situacional.

  • e.

    da abordagem contingencial.

Além da competência técnica, a inteligência no cotidiano do trabalho inclui também a competência interpessoal, que tem papel determinante no sucesso profissional. Desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o trabalho inteligente enseja a busca do crescimento pessoal, o agir eficiente em equipes e a produção de um resultado final que realmente agregue valor ao trabalho.

No campo das relações humanas, em virtude das dificuldades da coexistência humana, há o surgimento de conflitos interpessoais que precisam ser manejados de forma inteligente para que deles se possa tirar aprendizados que favoreçam o desenvolvimento humano.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no espaço de trabalho, julgue os itens que se seguem.

O manejo das relações humanas no trabalho influencia a qualidade do clima organizacional, mas não tem impacto na qualidade dos produtos gerados pela empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Além da competência técnica, a inteligência no cotidiano do trabalho inclui também a competência interpessoal, que tem papel determinante no sucesso profissional. Desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o trabalho inteligente enseja a busca do crescimento pessoal, o agir eficiente em equipes e a produção de um resultado final que realmente agregue valor ao trabalho.

No campo das relações humanas, em virtude das dificuldades da coexistência humana, há o surgimento de conflitos interpessoais que precisam ser manejados de forma inteligente para que deles se possa tirar aprendizados que favoreçam o desenvolvimento humano.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no espaço de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Dependendo do modo como se processam as relações humanas, será criado um círculo vicioso ou virtuoso na construção do comprometimento do empregado com o trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Além da competência técnica, a inteligência no cotidiano do trabalho inclui também a competência interpessoal, que tem papel determinante no sucesso profissional. Desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o trabalho inteligente enseja a busca do crescimento pessoal, o agir eficiente em equipes e a produção de um resultado final que realmente agregue valor ao trabalho.

No campo das relações humanas, em virtude das dificuldades da coexistência humana, há o surgimento de conflitos interpessoais que precisam ser manejados de forma inteligente para que deles se possa tirar aprendizados que favoreçam o desenvolvimento humano.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no espaço de trabalho, julgue os itens que se seguem.

Ser inteligente para lidar com as pessoas significa compreendê-las, saber expressar-se claramente, declarar suas necessidades, identificar as necessidades do outro, sem, contudo, estabelecer e impor limites nas relações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Além da competência técnica, a inteligência no cotidiano do trabalho inclui também a competência interpessoal, que tem papel determinante no sucesso profissional. Desenvolver habilidades e atitudes necessárias para o trabalho inteligente enseja a busca do crescimento pessoal, o agir eficiente em equipes e a produção de um resultado final que realmente agregue valor ao trabalho.

No campo das relações humanas, em virtude das dificuldades da coexistência humana, há o surgimento de conflitos interpessoais que precisam ser manejados de forma inteligente para que deles se possa tirar aprendizados que favoreçam o desenvolvimento humano.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no espaço de trabalho, julgue os itens que se seguem.

No dia-a-dia do trabalho, o empregado que adotar postura de pleno servilismo terá seu desempenho favorecido com melhores resultados no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

As teorias administrativas têm permeado a enfermagem há anos e até hoje várias delas estão presentes no dia-a-dia do enfermeiro. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O movimento behaviorista e a teoria da motivação humana concebida por Maslow foram importantes referenciais que deram suporte à teoria comportamentalista, que tem como foco a dinâmica organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

As ações de liderança originam-se de estruturas formais e informais da organização, por pessoas com características próprias, que têm o poder e a capacidade de agir, estando relacionadas ou não com a autoridade legal. Essas pessoas são líderes pois exercem influência sobre outros indivíduos do grupo. O enfermeiro, em diversos momentos, assume a liderança da assistência de enfermagem. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O enfermeiro, ao assumir o papel de líder, deve, sempre, procurar criar ou reconhecer um ambiente favorável, buscando conhecer as expectativas dos liderados antes de adotar um estilo de liderança.

  • C. Certo
  • E. Errado

As ações de liderança originam-se de estruturas formais e informais da organização, por pessoas com características próprias, que têm o poder e a capacidade de agir, estando relacionadas ou não com a autoridade legal. Essas pessoas são líderes pois exercem influência sobre outros indivíduos do grupo. O enfermeiro, em diversos momentos, assume a liderança da assistência de enfermagem. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Com a escola das relações humanas, a liderança passou a ser mais bem estudada, principalmente após a incorporação dos princípios democráticos na sociedade e a valorização da proposta de homem social.

  • C. Certo
  • E. Errado
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