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Considere as informações abaixo.
O custo médio por unidade produzida éR$ 11,50.
R$ 15,50.
R$ 16,00.
R$ 21,50.
R$ 22,60.
A eficiência de um Departamento de Compras está diretamente ligada ao grau de atendimento e ao relacionamento entre o comprador e o fornecedor. Geralmente, os fornecedores que prestam melhor atendimento são aqueles que sabem que há concorrência e que o volume de vendas se relaciona diretamente à qualidade dos produtos e ao tratamento dado ao cliente. Estes fornecedores são conhecidos no meio empresarial pela denominação de:
monopolistas.
habituais.
especiais.
prestadores de seviços.
apanhadores de pedidos.
A Norma ISO 9001:2000 tem por finalidade certificar
um sistema de gestão da qualidade para a empresa demonstrar sua capacidade em fornecer produtos que atendam a requisitos estabelecidos e aumentar a satisfação do cliente, não focando processos de melhoria contínua, uma vez que este é objeto do TQM (Total Quality Management).
um sistema de gestão da qualidade para a empresa demonstrar sua capacidade em fornecer produtos que atendam a requisitos estabelecidos e aumentar a satisfação do cliente, incluindo, para tanto, a filosofia de processos de melhoria contínua.
produtos e serviços dentro de uma visão sistêmica, garantindo as qualidades intrínseca e extrínseca dos mesmos.
e aumentar a competitividade do negócio, assegurando que os produtos serão gerados dentro do binômio: preço baixo e qualidade superior.
a qualidade dos processos em empresas que também desenvolvam projetos, tendo em vista que a ISO 9002 restringe-se a empresas que não exijam esse requisito.
Uma das características do conceito da gestão da qualidade denominado qualidade de conformação é:
o modelo de gerenciamento centrado em pesquisas de mercado consumidor;
que seu referencial básico é a faixa de mercado a atender;
que seu elemento básico é a faixa de mercado a atender;
a ênfase nas expectativas do consumidor;
a ênfase nos requisitos de projeto.
Considerando os ambientes de produção da qualidade, pode-se observar que existem três tipos básicos de indicadores: de desempenho, de suporte e de qualidade propriamente ditos. Os indicadores da qualidade propriamente ditos referem-se:
à qualidade in line;
à qualidade on line;
à qualidade off line;
à organização inteira;
ao processo produtivo.
A técnica QFD - Desdobramento da Função Qualidade - é muito utilizada na avaliação e melhoria de produtos e serviços. Em relação a esta técnica, observe as afirmativas a seguir:
I - É também chamada de "Casa da Qualidade".
II - Seu objetivo é assegurar que o produto ou serviço atenda às necessidades dos clientes.
III - Utiliza uma matriz que relaciona necessidades do cliente com formas de atendimento destas necessidades.
IV - trabalha sob a ótica de Controle Estatístico de Processos.
Estão corretas as afirmativas:
I e IV, apenas;
II e III, apenas;
I, II e III, apenas;
I, III e IV, apenas;
I, II, III e IV.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre as definições de qualidade, assinale a alternativa incorreta:
Adequação ao uso: qualidade planejada; projeto do produto ou serviço; definição de como o produto ou serviço deve ser.
Conformidade: produto ou serviço de acordo com as especifi cações do projeto.
Regularidade: uniformidade; produtos ou serviços idênticos.
Valor: qualidade significa ter mais atributos; usar materiais ou serviços raros, que custam caro.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Qualidade é uma importante medida do desempenho das organizações. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
A qualidade em serviços tem início na entrega do serviço demandado pelo cliente.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
W. Edwards Deming é reconhecido internacionalmente por sua contribuição fundamental aos programas de aprimoramento da qualidade. Ele defendia que, para atingir a qualidade de um produto, a empresa deve aprimorar continuamente seu design e o seu processo, sendo a alta gerência a maior responsável por atingir a qualidade. Ele aconselhou a gerência a seguir 14 pontos para atingir um alto nível de qualidade. Isto fi cou conhecido como os 14 Pontos de Deming. Assinale abaixo a alternativa que não corresponde aos pontos de Deming:
Tolher o surgimento de liderança nas empresas; instituir o treinamento.
Instituir treinamento; tomar medidas para realizar a transformação; ensinar e instituir liderança.
Afastar o medo; criar a confi ança; criar um clima favorável às inovações; entender a fi nalidade da inspeção para o aprimoramento de processos e a redução de custos.
Eliminar a prática de recompensar os negócios com base, apenas, no preço do produto; ensinar e instituir a liderança.
Administração - Administração da Qualidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta:
A capacitação de pessoal é dispensável na construção da qualidade organizacional.
A geração de produtos fora de padrões não altera o resultado qualitativo do processo.
Na busca da qualidade, o trabalho em equipe é irrelevante.
A qualidade na prestação de serviços é diretamente proporcional à disponibilidade de infraestrutura de apoio compatível à demanda e ao grau de comprometimento dos colaboradores envolvidos no processo.
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