Questões de Administração do ano 2005

Lista completa de Questões de Administração do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as informações abaixo.

O custo médio por unidade produzida é

  • A.

    R$ 11,50.

  • B.

    R$ 15,50.

  • C.

    R$ 16,00.

  • D.

    R$ 21,50.

  • E.

    R$ 22,60.

A eficiência de um Departamento de Compras está diretamente ligada ao grau de atendimento e ao relacionamento entre o comprador e o fornecedor. Geralmente, os fornecedores que prestam melhor atendimento são aqueles que sabem que há concorrência e que o volume de vendas se relaciona diretamente à qualidade dos produtos e ao tratamento dado ao cliente. Estes fornecedores são conhecidos no meio empresarial pela denominação de:

  • A.

    monopolistas.

  • B.

    habituais.

  • C.

    especiais.

  • D.

    prestadores de seviços.

  • E.

    apanhadores de pedidos.

A Norma ISO 9001:2000 tem por finalidade certificar

  • A.

    um sistema de gestão da qualidade para a empresa demonstrar sua capacidade em fornecer produtos que atendam a requisitos estabelecidos e aumentar a satisfação do cliente, não focando processos de melhoria contínua, uma vez que este é objeto do TQM (Total Quality Management).

  • B.

    um sistema de gestão da qualidade para a empresa demonstrar sua capacidade em fornecer produtos que atendam a requisitos estabelecidos e aumentar a satisfação do cliente, incluindo, para tanto, a filosofia de processos de melhoria contínua.

  • C.

    produtos e serviços dentro de uma visão sistêmica, garantindo as qualidades intrínseca e extrínseca dos mesmos.

  • D.

    e aumentar a competitividade do negócio, assegurando que os produtos serão gerados dentro do binômio: preço baixo e qualidade superior.

  • E.

    a qualidade dos processos em empresas que também desenvolvam projetos, tendo em vista que a ISO 9002 restringe-se a empresas que não exijam esse requisito.

Uma das características do conceito da gestão da qualidade denominado qualidade de conformação é:

  • A.

    o modelo de gerenciamento centrado em pesquisas de mercado consumidor;

  • B.

    que seu referencial básico é a faixa de mercado a atender;

  • C.

    que seu elemento básico é a faixa de mercado a atender;

  • D.

    a ênfase nas expectativas do consumidor;

  • E.

    a ênfase nos requisitos de projeto.

Considerando os ambientes de produção da qualidade, pode-se observar que existem três tipos básicos de indicadores: de desempenho, de suporte e de qualidade propriamente ditos. Os indicadores da qualidade propriamente ditos referem-se:

  • A.

    à qualidade in line;

  • B.

    à qualidade on line;

  • C.

    à qualidade off line;

  • D.

    à organização inteira;

  • E.

    ao processo produtivo.

A técnica QFD - Desdobramento da Função Qualidade - é muito utilizada na avaliação e melhoria de produtos e serviços. Em relação a esta técnica, observe as afirmativas a seguir:

I - É também chamada de "Casa da Qualidade".

II - Seu objetivo é assegurar que o produto ou serviço atenda às necessidades dos clientes.

III - Utiliza uma matriz que relaciona necessidades do cliente com formas de atendimento destas necessidades.

 IV - trabalha sob a ótica de Controle Estatístico de Processos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I e IV, apenas;

  • B.

    II e III, apenas;

  • C.

    I, II e III, apenas;

  • D.

    I, III e IV, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

Sobre as definições de qualidade, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Adequação ao uso: qualidade planejada; projeto do produto ou serviço; definição de como o produto ou serviço deve ser.

  • B.

    Conformidade: produto ou serviço de acordo com as especifi cações do projeto.

  • C.

    Regularidade: uniformidade; produtos ou serviços idênticos.

  • D.

    Valor: qualidade significa ter mais atributos; usar materiais ou serviços raros, que custam caro.

Qualidade é uma importante medida do desempenho das organizações. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.

A qualidade em serviços tem início na entrega do serviço demandado pelo cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado

W. Edwards Deming é reconhecido internacionalmente por sua contribuição fundamental aos programas de aprimoramento da qualidade. Ele defendia que, para atingir a qualidade de um produto, a empresa deve aprimorar continuamente seu design e o seu processo, sendo a alta gerência a maior responsável por atingir a qualidade. Ele aconselhou a gerência a seguir 14 pontos para atingir um alto nível de qualidade. Isto fi cou conhecido como os 14 Pontos de Deming. Assinale abaixo a alternativa que não corresponde aos pontos de Deming:

  • A.

    Tolher o surgimento de liderança nas empresas; instituir o treinamento.

  • B.

    Instituir treinamento; tomar medidas para realizar a transformação; ensinar e instituir liderança.

  • C.

    Afastar o medo; criar a confi ança; criar um clima favorável às inovações; entender a fi nalidade da inspeção para o aprimoramento de processos e a redução de custos.

  • D.

    Eliminar a prática de recompensar os negócios com base, apenas, no preço do produto; ensinar e instituir a liderança.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    A capacitação de pessoal é dispensável na construção da qualidade organizacional.

  • B.

    A geração de produtos fora de padrões não altera o resultado qualitativo do processo.

  • C.

    Na busca da qualidade, o trabalho em equipe é irrelevante.

  • D.

    A qualidade na prestação de serviços é diretamente proporcional à disponibilidade de infraestrutura de apoio compatível à demanda e ao grau de comprometimento dos colaboradores envolvidos no processo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...