Questões de Administração do ano 2005

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Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    A não observância de critérios éticos implica, de maneira direta, o ciclo de vida do produto frente ao mercado.

  • B.

    A opinião do cliente é relevante no ciclo de vida organizacional.

  • C.

    A opinião do cliente é irrelevante no ciclo de vida organizacional.

  • D.

    Na prestação de serviços com qualidade, a empresa deve ofertar apenas o que de fato pode entregar ao consumidor.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    A qualidade nasce com a definição das especificações do produto, auscultando a voz do cliente.

  • B.

    A qualidade é construída apenas e exclusivamente na etapa de concepção do produto.

  • C.

    A construção da qualidade, no ambiente organizacional, depende exclusivamente dos engenheiros de produção.

  • D.

    Para construção e manutenção da qualidade organizacional não é necessário um sistema de acompanhamento dos resultados.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    As Normas ISO série 9000 regulamentavam as relações entre fornecedores e compradores.

  • B.

    Kaizen é uma palavra japonesa que signifi ca aprimoramento contínuo.

  • C.

    O Sistema Toyota de produção tem sua base na eliminação de desperdícios na produção de veículos, através da sinergia entre qualidade e produtividade, com a participação e comprometimento dos colaboradores.

  • D.

    A ABNT é uma organização internacional que desenvolveu as Normas ISO série 9000.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Agregar valor é a antítese da efi ciência.

  • B.

    O princípio da efi ciência é a relação entre esforço empreendido e resultado obtido.

  • C.

    O consumo exagerado de recursos não altera a efi ciência organizacional.

  • D.

    Uma empresa é competitiva quando apresenta resultados inferiores aos alcançados pelas concorrentes diretas.

A ferramenta para a gestão de qualidade, que contribui para a identificação, otimização e descrição de processos, facilitando a tomada de decisão, é o:

  • A.

    fluxograma.

  • B.

    histograma.

  • C.

    organograma.

  • D.

    gráfico de estratificação.

  • E.

    diagrama de causa e efeito.

Na administração da qualidade, o processo é controlado através da ferramenta denominada

  • A.

    Método de Pareto.

  • B.

    Teste de laboratório.

  • C.

    Especificação técnica.

  • D.

    Fluxograma vertical.

  • E.

    Ciclo PDCA.

Sobre as definições de qualidade, relacione as colunas de maneira correta com os conceitos apresentados:

1. Adequação ao uso

2. Conformidade

3. Especificações

4. Excelência

5. Regularidade

6. Valor

( ) Produto ou serviço de acordo com as especificações do projeto.

( ) Qualidade planejada; projeto do produto ou serviço; definição de como o produto ou serviço deve ser.

( ) Qualidade de projeto e ausência de deficiências: projeto excelente e produto/serviço de acordo com o projeto.

( ) Qualidade significa o melhor que se pode fazer, o padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação.

( ) Qualidade significa ter mais atributos; usar materiais ou serviços raros, que custam caro.

( ) Uniformidade; produtos ou serviços idênticos. A seqüência correta das respostas dadas acima é:

  • A.

    2, 3, 1, 4, 6, 5

  • B.

    2, 3, 4, 1, 6, 5

  • C.

    3, 2, 1, 4, 5, 6

  • D.

    5, 1, 3, 5, 2, 4

Determinada organização atua como fornecedor de serviços de correspondência interna e externa. O cenário atual de alta concorrência abalou a saúde financeira da organização, que se viu obrigada a rever sua estratégia de sobrevivência, com ampliação da linha de produtos e investimento em divulgação para maior participação no mercado. Definida no mais recente planejamento estratégico, essa foi considerada a única solução para banir a ameaça de extinção da empresa.

Tendo por referência o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca de qualidade e produtividade nas organizações.

O princípio da constância de propósito, defendida por Deming, está sendo observado nas decisões da organização citada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos gerais de gerenciamento e controle de qualidade:

I. O gerenciamento de qualidade é o processo que permite garantir que o projeto foi completado sem desvio dos requisitos.

II. O diagrama de Pareto está relacionado às regras de Pareto para a Qualidade de Software, que afirma que se forem solucionados 80% dos problemas ou desvios de um software então este terá alcançado um índice de qualidade de 100%.

III. O controle de qualidade utiliza inspeções para provar a existência de qualidade dentro de um produto final do projeto.

IV.Um ambiente de desenvolvimento de software, no processo de evolução da qualidade dos seus produtos e serviços, deve substituir o processo de Controle da Qualidade pelo processo de Garantia da Qualidade.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    III e IV

  • D.

    I e III

  • E.

    II e IV

Quanto à administração, à estrutura e à estratégia organizacional, julgue os itens seguintes.

A noção tradicional de qualidade embasada na conformidade com padrões definidos pelos gerentes e com certificações foi substituída pelo novo imperativo de deixar a qualidade ser dirigida pelo cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado
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