Lista completa de Questões de Administração do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Atendimento ao Cliente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em cada um dos itens subseqüentes é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada quanto ao planejamento estratégico.
Na organização X, os empregados, apesar de treinados, não são ágeis nem corteses no atendimento. Nessa situação, é correto afirmar que essa é uma realidade que ameaça a eficiência da organização.
Administração - Atendimento ao Cliente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Determinada organização atua como fornecedor de serviços de correspondência interna e externa. O cenário atual de alta concorrência abalou a saúde financeira da organização, que se viu obrigada a rever sua estratégia de sobrevivência, com ampliação da linha de produtos e investimento em divulgação para maior participação no mercado. Definida no mais recente planejamento estratégico, essa foi considerada a única solução para banir a ameaça de extinção da empresa.
Tendo por referência o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca de qualidade e produtividade nas organizações.
Uma das estratégias que pode ser utilizada pela organização para melhorar o relacionamento cliente-fornecedor é o estabelecimento de rotinas de diálogo com os clientes.
Administração - Atendimento ao Cliente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Determinada organização atua como fornecedor de serviços de correspondência interna e externa. O cenário atual de alta concorrência abalou a saúde financeira da organização, que se viu obrigada a rever sua estratégia de sobrevivência, com ampliação da linha de produtos e investimento em divulgação para maior participação no mercado. Definida no mais recente planejamento estratégico, essa foi considerada a única solução para banir a ameaça de extinção da empresa.
Tendo por referência o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca de qualidade e produtividade nas organizações.
Considere que a organização decida criar serviços com os quais a concorrência tem obtido sucesso no mercado. Então, por tratar-se de serviços cuja aceitação dos clientes já é comprovada, dispensa-se o envolvimento do cliente no processo de desenvolvimento desses serviços, o que torna mais rápido esse processo.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca do tema abordado no texto acima, julgue os itens que se seguem.
As organizações modernas têm se preocupado com o controle das suas atividades e dos resultados por elas alcançados. Um dos instrumentos utilizados para tal finalidade é a avaliação de desempenho.
Considere o quadro abaixo.
Em um processo de avaliação de desempenho, estão contidos APENAS os seguintes itens:
III, IV, V, VI, VII e VIII.
I, II, III, V, VI e VIII.
I, II, IV, V, VII e VIII.
II, III, IV, V, VI e VII.
I, III, IV, VI e VII.
A avaliação de desempenho participativa por objetivos (APPO) vem sendo considerada como uma volta à antiga APO, vista como superada por algum tempo. Em relação à APPO, observe as afirmativas a seguir:
I – é um sistema de relacionamentos intensos e de visão proativa.
II – é essencialmente democrática, participativa, motivadora.
III – formula objetivos consensuais, construídos por todos. O foco do desempenho é alcançar esses objetivos.
IV – A alocação dos recursos, bem como os demais meios necessários para alcançar os objetivos são negociados com o gerente.
V – Avaliação contínua conjunta e retroação intensa são termos essenciais.
Estão corretas as afirmativas:
I, II e IV, apenas;
II, III e V, apenas;
I, III, IV e V, apenas;
II, III, IV e V, apenas;
I, II, III, IV e V.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de funções básicas de recursos humanos, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Kátia acredita que o processo de avaliação de desempenho da empresa em que trabalha constitui uma forma de avaliar os diversos níveis de competência do indivíduo no exercício do cargo. Nessa situação, é correto afirmar que a responsabilidade pelo processo de avaliação é do indivíduo e(ou) do gerente, como chefe e autoridade de linha de Kátia.
Na mensuração e avaliação do desempenho de um empregado podemos citar três categorias de métodos: comparação com padrões absolutos, com padrões relativos e com padrões objetivos. Na segunda categoria as pessoas são comparadas entre si e os métodos mais usuais são: a classificação pela ordem de grupo, a classificação individual e a comparação aos pares. Comparando os métodos podemos dizer que a classificação:
pela ordem de grupo tem uma desvantagem, pois pode forçar a identificação do "melhor dos melhores" em um grupo assim como do "melhor dos piores" em outro grupo, o que não ocorre com a classificação individual;
pela ordem de grupo e a classificação individual são basicamente a mesma técnica;
individual tem uma desvantagem, pois pode forçar a identificação do "melhor dos melhores" em um grupo assim como do "melhor dos piores" em outro grupo, o que não ocorre com a classificação pela ordem de grupo;
individual não permite vínculos, o que é permitido na classificação pela ordem de grupo;
individual obriga o avaliador a comparar todos os empregados uns com os outros, o que não ocorre com a classificação pela ordem de grupo.
Administração - Avaliação de Desempenho - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
A avaliação de desempenho apresenta alguns objetivos. Assinale a alternativa correta que contém a lista mais completa de objetivos:
Alocar mantimentos, recompensar empregados, dar feedback aos empregados, aconselhar e desenvolver empregados, atender normas de igualdade de oportunidades.
Alocar recursos, recompensar empregados, dar feedback aos empregados, manter justiça, aconselhar e desenvolver empregados, atender normas de igualdade de oportunidades.
Alocar recursos, recompensar empregados, dar feedback somente aos superiores, manter justiça, aconselhar e desenvolver empregados, atender normas de igualdade de oportunidades.
Alocar recursos, recompensar os chefes, dar feedback aos empregados, manter justiça, aconselhar e desenvolver empregados, atender normas de igualdade de oportunidades.
Administração - Avaliação de Desempenho - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Alguns critérios são necessários para garantir igualdade e uniformidade de aplicação do processo de avaliação de desempenho. A esse respeito assinale a alternativa incorreta:
Basear-se em critérios subjetivos ao cargo e de forma aleatória.
Basear-se em cuidadosa análise dos cargos.
Empregar somente critérios ligados ao cargo.
Basear-se em critérios precisos e objetivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...