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Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens que se seguem, acerca do comportamento organizacional.
Considere que o acionista majoritário de uma empresa, já com idade avançada, deseja que Joseph, seu primogênito, assuma a direção geral da empresa. Se os integrantes da organização estão satisfeitos com a mudança, então, no mínimo, reconhecem o poder de legitimidade e(ou) de tradição de Joseph.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens que se seguem, acerca do comportamento organizacional.
Um administrador que procura transformar visões em realidade e consegue fazer que os empregados consigam transcender seus interesses pessoais pelo bem do grupo possui um tipo de liderança que pode ser considerada transacional.
Administração - Comportamento Organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale os itens abaixo que representam elementos do ambiente de ação direta de uma empresa:
Sindicato dos trabalhadores, meio de comunicação, governos, clientes, empregados.
Sindicato dos trabalhadores, variáveis sociais, governos, clientes, empregados.
Variáveis políticas, meio de comunicação, governos, clientes, empregados.
Variáveis políticas, variáveis sociais, variáveis econômicas, variáveis tecnológicas.
Administração - Comportamento Organizacional - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Os sete Critérios de Excelência estabelecidos pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ) referem-se a:
Clima e cultura organizacional, estrutura organizacional, liderança, poder, clientes e sociedade, pessoas, resultados da organização.
Liderança, estratégias e planos, estrutura organizacional, clima e cultura organizacional, poder, processos e resultados da organização.
Estrutura organizacional, liderança, clima e cultura organizacional, clientes e sociedade, processos, poder e resultados da organização.
Liderança, estratégias e planos, clientes e sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados da organização.
Administração - Comportamento Organizacional - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
A estratégia é uma perspectiva, quando enfatiza:
contornos de um blefe, uma manobra concebida para enganar um concorrente.
o processo de feedback e o alcance dos objetivos.
o posicionamento da organização dentro do seu ambiente.
determinados aspectos do negócio, da cultura e da ideologia da organização.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Hoje, eles dizem que a pausa é obrigatória. É entre aspas, porque a fila está lá e está na hora de você sair. Acontece que está na hora de o seu colega sair e ele não sai. Com que cara você vai sair? Tudo te induz a não sair. Com base na hipótese apresentada acima, oriunda da fala de um trabalhador, julgue os itens seguintes, relativos carga de trabalho e custo humano da atividade.
I O relato da situação é ilustrativo de um modelo de gestão organizacional que controla o desempenho funcional por meio do aumento da carga de trabalho.
II Na situação relatada, a adoção de pausas no trabalho e seu efetivo uso ficam dificultados e, em conseqüência, tendem a ser mera formalidade.
III A ausência de pausas durante a jornada repercute na intensificação da carga de trabalho, mas não influencia o custo humano da atividade.
IV A legislação trabalhista brasileira não prescreve nada sobre a questão de pausas durante a jornada de trabalho, o que estimula o aumento da carga de trabalho.
V O depoimento mostra um exemplo comum de controle social de desempenho exercido pela interação interpessoal com colegas de trabalho.
Estão certos apenas os itens
I, II e V.
I, III e IV.
I, IV e V.
II, III e IV.
II, III e V.
Administração - Comportamento Organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
O desenho organizacional deve reunir e compatibilizar algumas características principais. Assinale a alternativa correta:
Centralização, descentralização, diferenciação e verticalização.
Diferenciação, formalização, centralização e integração.
Formalização, organização, estruturação e departamentalização.
Integração, verticalização, centralização e profi ssionalização.
Administração - Comportamento Organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta:
A missão refl ete os valores, sua vocação e competências centrais da organização.
A missão defi ne os pontos fracos dos sistemas internos da organização.
Estratégia é o caminho para chegar a um objetivo.
Os acordos de cooperação entre as organizações de produção são denominados alianças estratégicas.
Administração - Comportamento Organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa incorreta:
Estratégia é o caminho para chegar a um objetivo.
A missão refl ete os valores, sua vocação e competências centrais da organização.
A missão defi ne os pontos fracos dos sistemas internos da organização.
Os acordos de cooperação entre as organizações de produção são denominados alianças estratégicas.
Administração - Comportamento Organizacional - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa que apresenta os sete fatores que condicionam o comportamento da empresa:
Pessoas, habilidades, estrutura, objetivos empresariais, cultura organizacional, sistemas e estilo.
Habilidades, aprendizagem, cultura organizacional, sistemas, estrutura, processos e organograma.
Pessoas, concorrentes, clientes, consumidores, funcionários, estratégia e cultura organizacional.
Estilo gerencial, macroeconomia, microeconomia, consumidores, clientes, funcionários e concorrentes.
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