Questões de Administração do ano 2005

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Julgue os itens que se seguem, acerca do comportamento organizacional.

Considere que o acionista majoritário de uma empresa, já com idade avançada, deseja que Joseph, seu primogênito, assuma a direção geral da empresa. Se os integrantes da organização estão satisfeitos com a mudança, então, no mínimo, reconhecem o poder de legitimidade e(ou) de tradição de Joseph.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, acerca do comportamento organizacional.

Um administrador que procura transformar visões em realidade e consegue fazer que os empregados consigam transcender seus interesses pessoais pelo bem do grupo possui um tipo de liderança que pode ser considerada transacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale os itens abaixo que representam elementos do ambiente de ação direta de uma empresa:

  • A.

    Sindicato dos trabalhadores, meio de comunicação, governos, clientes, empregados.

  • B.

    Sindicato dos trabalhadores, variáveis sociais, governos, clientes, empregados.

  • C.

    Variáveis políticas, meio de comunicação, governos, clientes, empregados.

  • D.

    Variáveis políticas, variáveis sociais, variáveis econômicas, variáveis tecnológicas.

Os sete Critérios de Excelência estabelecidos pelo Programa Nacional de Qualidade (PNQ) referem-se a:

  • A.

    Clima e cultura organizacional, estrutura organizacional, liderança, poder, clientes e sociedade, pessoas, resultados da organização.

  • B.

    Liderança, estratégias e planos, estrutura organizacional, clima e cultura organizacional, poder, processos e resultados da organização.

  • C.

    Estrutura organizacional, liderança, clima e cultura organizacional, clientes e sociedade, processos, poder e resultados da organização.

  • D.

    Liderança, estratégias e planos, clientes e sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados da organização.

A estratégia é uma perspectiva, quando enfatiza:

  • A.

    contornos de um blefe, uma manobra concebida para enganar um concorrente.

  • B.

    o processo de feedback e o alcance dos objetivos.

  • C.

    o posicionamento da organização dentro do seu ambiente.

  • D.

    determinados aspectos do negócio, da cultura e da ideologia da organização.

Hoje, eles dizem que a pausa é obrigatória. É entre aspas, porque a fila está lá e está na hora de você sair. Acontece que está na hora de o seu colega sair e ele não sai. Com que cara você vai sair? Tudo te induz a não sair. Com base na hipótese apresentada acima, oriunda da fala de um trabalhador, julgue os itens seguintes, relativos carga de trabalho e custo humano da atividade.

I O relato da situação é ilustrativo de um modelo de gestão organizacional que controla o desempenho funcional por meio do aumento da carga de trabalho.

II Na situação relatada, a adoção de pausas no trabalho e seu efetivo uso ficam dificultados e, em conseqüência, tendem a ser mera formalidade.

III A ausência de pausas durante a jornada repercute na intensificação da carga de trabalho, mas não influencia o custo humano da atividade.

IV A legislação trabalhista brasileira não prescreve nada sobre a questão de pausas durante a jornada de trabalho, o que estimula o aumento da carga de trabalho.

V O depoimento mostra um exemplo comum de controle social de desempenho exercido pela interação interpessoal com colegas de trabalho.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, II e V.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, III e V.

O desenho organizacional deve reunir e compatibilizar algumas características principais. Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Centralização, descentralização, diferenciação e verticalização.

  • B.

    Diferenciação, formalização, centralização e integração.

  • C.

    Formalização, organização, estruturação e departamentalização.

  • D.

    Integração, verticalização, centralização e profi ssionalização.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    A missão refl ete os valores, sua vocação e competências centrais da organização.

  • B.

    A missão defi ne os pontos fracos dos sistemas internos da organização.

  • C.

    Estratégia é o caminho para chegar a um objetivo.

  • D.

    Os acordos de cooperação entre as organizações de produção são denominados alianças estratégicas.

Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Estratégia é o caminho para chegar a um objetivo.

  • B.

    A missão refl ete os valores, sua vocação e competências centrais da organização.

  • C.

    A missão defi ne os pontos fracos dos sistemas internos da organização.

  • D.

    Os acordos de cooperação entre as organizações de produção são denominados alianças estratégicas.

Assinale a alternativa que apresenta os sete fatores que condicionam o comportamento da empresa:

  • A.

    Pessoas, habilidades, estrutura, objetivos empresariais, cultura organizacional, sistemas e estilo.

  • B.

    Habilidades, aprendizagem, cultura organizacional, sistemas, estrutura, processos e organograma.

  • C.

    Pessoas, concorrentes, clientes, consumidores, funcionários, estratégia e cultura organizacional.

  • D.

    Estilo gerencial, macroeconomia, microeconomia, consumidores, clientes, funcionários e concorrentes.

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