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Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os próximos itens, a respeito da administração de recursos humanos.
Chama-se de escala gráfica o método de avaliação de desempenho que utiliza os comportamentos valorizados pela organização e o grau de desempenho do empregado dispostos em linha e coluna, respectivamente, de uma tabela.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens seguintes quanto à administração de pessoal e recursos humanos.
A identificação dos empregados que necessitam de aperfeiçoamento pode ser feita por meio do sistema de avaliação de desempenho.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens seguintes quanto à administração de pessoal e recursos humanos.
O método da escolha forçada, criado com o objetivo de neutralizar as subjetividades, as influências dos avaliadores e outras interferências indesejáveis, consiste em avaliar quantitativamente o desempenho por meio de frases descritivas.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens seguintes quanto à administração de pessoal e recursos humanos.
A supervalorização das qualidades pessoais é um aspecto positivo em uma avaliação de desempenho pois permite à organização manter em sua equipe empregados de alto potencial.
O Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA) tem sua estrutura definida no Art. 8º do Decreto nº 5.233. O Sistema é composto por uma Comissão de Monitoramento e Avaliação (CMA) e por Unidades de Monitoramento e Avaliação (UMA). Não é trabalho de integração da CMA e das UMA´s a:
Diversos autores vêm apontando uma série de tendências quanto ao processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas. Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas e depois escolha a seqüência correta.
( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é o estabelecimento de um compromisso cada vez mais direto com a estratégia da organização, com a utilização de modelos de gestão por competências e a adoção de metas e indicadores de desempenho.
( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é o fortalecimento do papel de controle dos gerentes tanto no apoio ao desenvolvimento e melhoria do desempenho, quanto na administração das competências e da carreira dos avaliados.
( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é a utilização de modelos que integram as diferentes funções de gestão de pessoas, orientando tanto a gestão do desempenho quanto as ações de desenvolvimento, carreiras e promoção.
( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é a compreensão da avaliação como sendo um espaço de conflito entre expectativas da organização e das pessoas, devendo-se estabelecer que decisões contribuam em maior grau para a organização.
( ) Uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e resultados na gestão de pessoas é o uso de ferramentas bem definidas quanto ao foco e resultados pretendidos e com múltiplas fontes, permitindo feedbacks de chefias, pares, subordinados e clientes internos e externos.
F, F, F, V, V
V, F, V, F, V
V, V, F, F, F
F, V, F, V, V
V, F, V, V, F
A avaliação de desempenho é um valioso instrumento que mede a atuação do funcionário, indicando o grau que ele alcança nos requisitos do seu trabalho. Existem inúmeras formas ou alternativas de se avaliar o funcionário. Uma empresa adota um sistema centralizador e burocrático de avaliação de desempenho. Utiliza médias e medianas. Nesse sistema, quem avalia o funcionário é (são) a(o):
equipe de trabalho, que avalia cada componente.
gerente, com assessoria do órgão de RH.
próprio, num sistema de auto-avaliação.
órgão de RH, que utiliza informações dos gerentes.
funcionário e o gerente, que une as duas partes.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Gestão de pessoas pode ser entendida como o conjunto de atividades destinadas a prover, treinar, desenvolver, motivar e manter empregados. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir. Dados referentes a relacionamento interpessoal, avaliação de desempenho e satisfação do cliente são insumos para elaboração de programas de desenvolvimento de pessoas.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens que se seguem, acerca do comportamento organizacional.
Considere a seguinte situação hipotética.
João, vendedor há mais de 6 anos, acredita que atua na área certa. Julga que a sua remuneração é adequada, possui segurança e seu grupo de trabalho é profissional e altamente amigável. Sua chefia possibilita liberdade de trabalho e reconhece o seu sucesso.
Nessa situação, é correto afirmar que todos os níveis da hierarquia das necessidades proposta por Maslow estão sendo contemplados.
Administração - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens que se seguem, acerca do comportamento organizacional.
Considere a seguinte situação hipotética.
Jonas, vendedor, está muito empenhado em aumentar o seu nível de vendas. Soube-se que o seu chefe se dirigiu a ele dizendo: Jonas, conheço sua capacidade como vendedor mas preciso que você atinja, no mínimo, a meta prevista para o semestre, senão não terei como mantê-lo na empresa.
Nessa situação, tem-se um exemplo de uma forma de influência no comportamento denominada punição.
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