Lista completa de Questões de Administração do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No contexto da gerência de projetos, dentre as ferramentas e técnicas utilizadas para o controle da qualidade, existe um diagrama que é um histograma ordenado pela freqüência de ocorrência, que mostra quantos resultados foram gerados, por tipo ou categoria de causa identificada de problema ou defeito. Esse diagrama está conceitualmente relacionado à lei que afirma que um número consideravelmente pequeno de causas irá, tipicamente, produzir a grande maioria dos problemas ou defeitos. Essa definição se aplica ao diagrama de
Em relação à Gerência de Risco do Projeto é correto afirmar que um dos seus processos principais é
o Gerenciamento de Recursos dos Riscos, que tem como principal tarefa garantir o contínuo fornecimento de recursos financeiros para dar continuidade ao projeto.
a Identificação dos Riscos, que tem como principal tarefa definir as melhorias necessárias para o aproveitamento de oportunidades e respostas às ameaças.
a Monitoração dos Riscos, cuja tarefa é analisar os resultados específicos do projeto para determinar se eles estão de acordo com os padrões de qualidade relevantes e identificar as formas para eliminar as causas de desempenhos insatisfatórios.
a Avaliação Periódica do Desempenho dos Riscos, que tem como principal tarefa definir e avaliar o desempenho geral do projeto buscando assegurar a satisfação dos padrões relevantes de qualidade
o Controle das Respostas aos Riscos, cuja tarefa é responder às mudanças nos riscos no decorrer do projeto
A Gerência de Risco do Projeto inclui os processos envolvidos na identificação, análise e resposta aos riscos do projeto. Com relação à análise, controle e tratamento de riscos é correto afirmar que
a mitigação de um risco é um procedimento que deve ser aplicado após a ocorrência do risco, porém, antes de se aplicar a contingência.
a identificação dos riscos consiste em determinar quais os riscos são mais prováveis de afetar o projeto e documentar as características de cada um. A identificação dos riscos não é um evento pontual; ela deve ser realizada de forma regular ao longo do projeto.
a identificação dos riscos deve ser focada apenas nos riscos internos que estão relacionados com eventos que a equipe do projeto pode controlar ou influenciar, tais como designação de pessoas e estimativas de custos. Os riscos externos, que são eventos além do controle ou influência da equipe, tais como mudanças no mercado ou ação governamental, não devem ser analisados nem tratados, pois podem comprometer os custos do projeto.
"Mudanças nos requerimentos" e "Pessoal designado com habilidades insuficientes" não podem ser classificados como riscos, já que são caracterizados pelo PMBOK, respectivamente, como erro de coleta de requisitos e falha na contratação de pessoal.
quando se aplica a mitigação em um risco ocorrido, o contingenciamento torna-se desnecessário.
De acordo com o PMBOK guide, uma das áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos é o gerenciamento do risco. Esta área se subdivide em quatro processos que se distribuem ao longo das fases do projeto. Especificamente na fase de planejamento do projeto estão presentes três desses processos.
Assinale a opção que reúne a única seqüência que representa corretamente esses processos.
Identificação dos riscos, qualificação dos riscos e desenvolvimento de respostas aos riscos.
Qualificação dos riscos, controle dos riscos e desenvolvimento de respostas aos riscos.
Identificação dos riscos, quantificação dos riscos e desenvolvimento de respostas aos riscos.
Quantificação dos riscos, controle dos riscos e desenvolvimento de respostas aos riscos.
Identificação dos riscos, qualificação dos riscos e controle dos riscos.
O PERT é uma técnica de avaliação que pode ser utilizada para prever a extensão das atividades de um projeto, podendo ser utilizada para se definir o caminho crítico do projeto. O caminho crítico de um projeto é aquele
que pode ser seguido no fluxo do projeto onde se encontra a atividade que demanda o maior tempo para ser executada.
que pode ser seguido no fluxo do projeto onde se encontra a atividade que demanda o maior esforço para ser executada.
que pode ser seguido no fluxo do projeto onde se encontra o maior tempo que o projeto pode ser adiado sem passar da data de término esperada pelo cliente.
onde se encontram os riscos identificados, aceitos e contingenciados, e que necessitam de um gerenciamento de riscos mais eficaz para evitar impacto no cronograma do projeto.
mais longo formado pelas atividades de margem de flutuação zero. Normalmente, ele determina o tempo de duração do projeto.
Administração - Gestão da Mudança - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre mudança planejada, é correto afirmar:
O processo de mudança tem três fases: inicial, intermediária e fi nalística.
O processo de mudança tem quatro fases: exploração, planejamento, ação e integração.
O processo de mudança tem quatro fases: inicial, organizacional, planejamento e ação.
O processo de mudança tem quatro fases: planejamento, organização, controle e direção.
O tipo de mudança organizacional que se caracteriza pelo desenvolvimento de idéias novas e que tem como resultado melhorias significativas em produtos ou serviços denomina-se:
conflito
cultural
inovação
estrutural
Administração - Gestão da Mudança - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
A respeito das táticas para enfrentar a resistência à mudança, classifi que as proposições abaixo como verdadeiras ( V ), ou falsas ( F ):
( ) Educação e comunicação
( ) Participação
( ) Facilitação e apoio
( ) Negociação
( ) Manipulação e cooptação
( ) Coerção.
A seqüencia correta das respostas acima é:
V, V, V, V, V, V
V, V, V, V, F, F
V, F, V, F, V, F
F, F, F, F, V, V
Administração - Gestão da Mudança - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Vive-se hoje, na esfera das organizações e da vida administrativa, tanto no setor privado como particularmente no setor público, uma fase de grandes ajustes e transformações. Isso tem exigido das organizações maior agilidade e maior capacidade de responder às novas orientações governamentais, às inovações tecnológicas e às crescentes demandas de clientes e usuários. Como resultado, diversas modificações passaram a afetar significativamente os processos de trabalho e as formas de organização prevalecentes, alterando também as estratégias de ação. Em relação as transformações em curso é correto afirmar que:
estimulam a gerência por departamentos e a minimização dos controles.
exigem grande flexibilidade organizacional e gerencial, estimulam a gestão por resultados e impõem a valorização dos recursos humanos, vinculando a remuneração à produtividade, enfatizando a capacitação profissional e consolidando os mecanismos de avaliação continuada.
procuram consolidar as hierarquias verticais, o planejamento normativo, a gerência por objetivos e a direção imperativa.
impõem a completa devolução das tradicionais atribuições estatais para o setor privado.
Administração - Gestão da Mudança - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre mudança, é incorreto afi rmar:
As opções de mudança organizacional são: na estrutura, na tecnologia, nas instalações físicas e nas pessoas.
As fontes de resistência organizacional a mudança são: ameaça às relações de poder estabelecidas, ameaça à alocação de recursos estabelecida, inércia estrutural e inércia grupal.
Manipulação, cooptação e coerção não são táticas para os agentes de mudança enfrentarem a resistência.
Seis táticas costumam ser sugeridas aos agentes de mudança para enfrentarem a resistência: educação e comunicação, participação, facilitação e apoio, negociação, manipulação e cooptação, e coerção.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...