Lista completa de Questões de Administração do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A maior consciência ambiental do cidadão, mercados cada vez mais competitivos e consumidores mais exigentes promoveram mudanças nas estratégias das organizações produtivas.
Escolha a opção que indica corretamente o rumo de mudanças voltadas à responsabilidade social.
Implantação de programa ISO9.000 e correspondente certificação para os serviços prestados ao consumidor.
Cumprimento das leis ambientais do país de origem das matérias-primas e do país comprador.
Maior transparência de informações relacionadas ao balanço da organização e cumprimento das leis trabalhistas.
Implantação da certificação ISO14.004 relativa a ciclo de vida do produto e ética organizacional.
Ética nos negócios e maior transparência de informações relacionadas aos produtos e atividades da organização.
O Código de Ética Profissional do Administrador dispõe, no Capítulo VI, Art. 9º, que honorários e salários do Administrador devem ser fixados por escrito. Entre outros elementos, deve(m) ser considerado(s):
o oferecimento de serviços profissionais prejudiciais aos colegas.
a fixação de honorários, de acordo com o cliente.
a suspensão da atividade quando a remuneração não for condigna.
a exigência de justa remuneração pela prestação dos serviços.
as vantagens de que, do trabalho, se beneficiará o cliente.
Acerca de sistema de informações gerenciais (SIG) e de organização, sistemas e métodos (OS&M), julgue os itens a seguir.
O fluxograma é uma representação gráfica e analítica da seqüência de um trabalho em que se caracterizam operações, responsáveis e(ou) unidades organizacionais envolvidos no processo.
A representação de rotinas ou procedimentos com a existência de racionalidade, lógica, clareza e síntese em que estejam envolvidos documentos, informações recebidas, processadas e emitidas de forma dinâmica, denomina-se
Determinada organização atua como fornecedor de serviços de correspondência interna e externa. O cenário atual de alta concorrência abalou a saúde financeira da organização, que se viu obrigada a rever sua estratégia de sobrevivência, com ampliação da linha de produtos e investimento em divulgação para maior participação no mercado. Definida no mais recente planejamento estratégico, essa foi considerada a única solução para banir a ameaça de extinção da empresa.
Tendo por referência o texto acima, julgue os itens a seguir, acerca de qualidade e produtividade nas organizações.
O fluxograma é uma ferramenta da qualidade cujo objetivo é modelar tanto as informações de controle como os dados e mostrar a freqüência com que os processos acontecem.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito de organização e métodos de trabalho. O fluxograma vertical e horizontal permite a demonstração rápida do fluxo que se pretende apresentar, é mais adequado para quem tem alguma dificuldade em interpretar gráficos e descreve a unidade ou a pessoa responsável pelos passos listados.
Os formulários padronizados e os procedimentos definidos através das rotinas administrativas possibilitam a integração dos subsistemas que exercem funções definidas dentro do Sistema de Administração de Material. Cada uma das subfunções gera um tipo de ação que aciona outra sob a forma de Processo ou Realimentação. Um exemplo de informações que podem ser classificadas como "entrada" é:
política de estoques;
classificação do material;
fornecimento de material aos usuários;
transferência de material entre os almoxarifados;
requisição de material recebida pelo almoxarifado.
A aquisição alavancada é uma técnica:
que envolve o uso de grandes montantes de crédito para aquisição de empresas;
que envolve grandes endividamentos com garantias de bens patrimoniais para aquisição de empresas;
que envolve o uso de grandes montantes de dívida para a aquisição de outras empresas;
de coalizão na tomada de grandes empréstimos para aquisição de empresas;
que envolve o lançamento de títulos privados para aquisição de empresas.
No gerenciamento de projetos, a Gerência das Aquisições do Projeto inclui os processos necessários à obtenção de bens e serviços externos à organização executora. Com relação a esse processo, quando considerado o ponto de vista do comprador, na relação comprador-fornecedor, é correto afirmar que
o Planejamento das Aquisições é o processo de assegurar que o desempenho do fornecedor está adequado aos requerimentos contratuais. Em grandes projetos, com diversos fornecedores de produtos e serviços, um aspecto chave do Planejamento das Aquisições é o gerenciamento das interfaces entre os diversos fornecedores. A natureza da relação contratual obriga que a equipe do projeto, ao planejar o contrato, esteja perfeitamente ciente das implicações legais das ações tomadas.
a Administração dos Contratos é o processo de identificar que necessidades do projeto podem ser melhor atendidas por meio da contratação de produtos ou serviços fora da organização do projeto. Envolve considerações sobre quando, como, o que, quanto, e onde contratar.
o Planejamento das Aquisições é o processo que envolve a recepção de coletas de preços ou propostas e a aplicação dos critérios de avaliação para selecionar um fornecedor.
o Encerramento do Contrato é similar ao encerramento administrativo na medida em que ele envolve tanto a verificação do produto, observando se o trabalho foi todo completado correta e satisfatoriamente, quanto o fechamento administrativo, quando são atualizados os registros para refletir os resultados finais e arquivar as informações para futuro uso. Os termos e condições contratuais podem determinar procedimentos específicos para encerramento do contrato. O término precoce de um contrato é um caso especial de encerramento do contrato.
no Planejamento das Aquisições firma-se um compromisso mútuo que obriga o vendedor a fornecer o produto especificado e obriga o comprador a pagar por ele. Após sua aprovação, o Planejamento das Aquisições torna-se relacionamento legal sujeito a recurso no tribunal. O Planejamento das Aquisições pode ser simples ou complexo, usualmente refletindo a simplicidade ou a complexidade do produto. Ele pode ser chamado de declaração de entendimento mútuo.
No gerenciamento de projetos, o Plano de Gerência de Comunicações é um documento que
conduz entrevistas orientadas a riscos, com a participação das várias partes envolvidas, podendo auxiliar na identificação dos riscos que não foram percebidos durante as atividades normais de planejamento.
fornece uma estrutura de coleta e arquivamento que detalhe que métodos serão usados para reunir e armazenar os vários tipos de informação, cobrindo também a coleta e a disseminação das atualizações e correções no material previamente distribuído.
orienta os procedimentos a serem usados para gerenciar os riscos durante o projeto, além de documentar os resultados dos processos de identificação e quantificação dos riscos
apresenta uma lista de fornecedores potenciais que pode, freqüentemente, ser expandida pela colocação de anúncios em publicações de circulação geral, tais como jornais e revistas.
especifica os meios de comunicação que serão utilizados pelos elementos de interface interna como, por exemplo, banco de dados locais, e os elementos de interface externa, como acesso a outros sites via Internet.
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