Questões de Administração do ano 2005

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Tendo o texto acima como motivador, julgue os itens de 88 a 92, relacionados com as funções e conceitos de administração, recursos humanos, financeiros e materiais em administração e gestão de sistemas de informação.

Em administração, todas as relações interpessoais entre o superior e o subordinado envolvem delegação de autoridade de um para o outro, para transmitir ordens ao longo da cadeia de comando. Essas relações são previstas para transmitir autoridade na realização das metas do empreendimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Escolha a opção que completa corretamente a frase a seguir: Por gestão do conhecimento se entende um processo integrado que se destina a

  • a.

    criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização.

  • b.

    criar habilidades e organizar treinamentos em serviço para melhorar o desempenho global da organização.

  • c.

    criar, organizar e disseminar informações para melhorar o desempenho global dos empregados.

  • d.

    criar habilidades e organizar treinamentos em serviço para melhorar o desempenho global do nível gerencial.

  • e.

    criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global do nível gerencial.

Assinale a frase que corretamente exprime idéias relacionadas à gestão de competências.

  • a.

    Competências básicas constituem-se em fatores para lograr a liderança no mercado e garantir o diferencial da organização.

  • b.

    Habilidades comportamentais se constituem em fatores indispensáveis à organização e ao posicionamento do indivíduo no mercado.

  • c.

    A pesquisa salarial é instrumento essencial à identificação de competências do cargo.

  • d.

    Competência é o indivíduo aplicar seus conhecimentos, habilidades e atitudes à tarefa de modo a obter resultados para a organização.

  • e.

    Competências básicas e essenciais são obtidas por meio de capacitação específica vinculada ao negócio da organização.

Uma forma de analisar o desempenho do indivíduo no trabalho é conhecer suas necessidades, interesses e aptidões. Outra é, analisar o tipo de fator, motivacional ou higiênico, preponderante na organização.

Selecione a opção que explicita corretamente o significado do enunciado.

  • a.

    Fator higiênico refere-se ao exercício da responsabilidade.

  • b.

    Fator motivacional refere-se a política de remuneração adotada pela empresa.

  • c.

    O desempenho do indivíduo depende do conhecimento acumulado na empresa.

  • d.

    Necessidades, interesses e aptidões dizem respeito à motivação externa do indivíduo.

  • e.

    O desempenho do indivíduo depende de motivos internos e externos.

O escritório ISP Contabilidade teve um percentual de crescimento de mercado superior a 35%. Para continuar mantendo o nível de qualidade característico de seus serviços, esse escritório viu-se obrigado a contratar mais empregados. No entanto, a falta de um departamento de recursos humanos que pudesse proporcionar a eficácia necessária estava influenciando negativamente o processo de adequação às mudanças de mercado. Nesse sentido, a direção do escritório ISP Contabilidade definiu que o departamento de RH deveria possuir políticas que ressaltassem a qualidade e enfatizassem a dedicação aos estudos e a motivação dos seus integrantes.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca da função do órgão de recursos humanos.

Caso o departamento de recursos humanos defina que os integrantes do ISP Contabilidade devem dedicar-se, no mínimo, 60 horas ao ano aos cursos de aprimoramento disponíveis, com o objetivo de aperfeiçoamento do desempenho nos cargos, esse departamento estará estabelecendo um procedimento característico de uma política de desenvolvimento de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O escritório ISP Contabilidade teve um percentual de crescimento de mercado superior a 35%. Para continuar mantendo o nível de qualidade característico de seus serviços, esse escritório viu-se obrigado a contratar mais empregados. No entanto, a falta de um departamento de recursos humanos que pudesse proporcionar a eficácia necessária estava influenciando negativamente o processo de adequação às mudanças de mercado. Nesse sentido, a direção do escritório ISP Contabilidade definiu que o departamento de RH deveria possuir políticas que ressaltassem a qualidade e enfatizassem a dedicação aos estudos e a motivação dos seus integrantes.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca da função do órgão de recursos humanos.

O departamento de recursos humanos do ISP Contabilidade deve ter como objetivo fazer que os empregados dêem o máximo de si, independentemente dos seus objetivos pessoais, em prol do atingimento dos objetivos organizacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O escritório ISP Contabilidade teve um percentual de crescimento de mercado superior a 35%. Para continuar mantendo o nível de qualidade característico de seus serviços, esse escritório viu-se obrigado a contratar mais empregados. No entanto, a falta de um departamento de recursos humanos que pudesse proporcionar a eficácia necessária estava influenciando negativamente o processo de adequação às mudanças de mercado. Nesse sentido, a direção do escritório ISP Contabilidade definiu que o departamento de RH deveria possuir políticas que ressaltassem a qualidade e enfatizassem a dedicação aos estudos e a motivação dos seus integrantes.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca da função do órgão de recursos humanos.

Os cartões de ponto, utilizados pelos empregados do escritório ISP Contabilidade, são suficientes como subsídio para a tomada de decisões acerca de faltas, atrasos e absenteísmo em cada seção.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Hotel Maresia no litoral baiano tem se preocupado com a falta de fidelização dos seus clientes. A infra-estrutura do hotel foi idealizada e construída respeitando o ambiente no qual se insere. Nos últimos 2 anos, nenhum dos clientes que se hospedara no hotel retornou, mesmo com intensivas divulgações e promoções para retorno. O nível de reclamação não oficial tem aumentado consideravelmente nesses últimos anos.

A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Considere que Jonas, gerente geral do Hotel Maresia, possui liderança orientada para a execução da tarefa e para a produção, enfatizando a produtividade ou a eficiência do grupo de empregados da organização. Nesse caso, é correto afirmar que Jonas é caracteristicamente um líder autocrático.

  • C. Certo
  • E. Errado

Wiersema e Treacy, no livro "Disciplina dos Líderes de Mercado", afirmam que as empresas que lideram o mercado são as que oferecem o preço mais baixo, ou acenam com o melhor produto, ou ainda oferecem a cada cliente o que ele mais quer, sob medida. Para eles, há qualidades vitais que explicam por que essas empresas são líderes, a saber:

I – Centrar o foco num único ponto valorizado pelo cliente em vez de tentar atender a todas as solicitações.

II – Melhorar, continuamente, o valor do que oferecem a seus clientes; para tal, a empresa deve tentar melhorar a cada dia, jamais crê que está bom de um certo jeito.

 III – Manter férrea disciplina para alcançar a excelência; a formação e o treinamento dos funcionários são voltados para esta meta, considerada a mais importante.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I, apenas;

  • B.

    I e II, apenas;

  • C.

    I e III, apenas;

  • D.

    II e III, apenas;

  • E.

    I, II e III.

Sobre liderança é incorreto afirmar:

  • A.

    A liderança não interfere no clima organizacional, até porque são elementos completamente distintos e independentes no processo administrativo.

  • B.

    A liderança é a infl uência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específi cos.

  • C.

    A liderança é um fenômeno social e ocorre exclusivamente em grupos sociais.

  • D.

    A liderança é a capacidade de infl uenciar as pessoas a fazerem aquilo que devem.

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