Questões de Administração do ano 2005

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       As organizações que têm orientação para a qualidade buscam, freqüentemente, planejar seus trabalhos por meio da utilização de equipes de trabalho. Essa estratégia gerencial, se bem conduzida, dá mais confiança aos colaboradores e possibilita melhores resultados para a organização.

Tendo o texto acima por referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito do trabalho em equipe.

As equipes de trabalho precisam ter um líder formal. Essa liderança tem os propósitos de organizar melhor o desenvolvimento do trabalho, conduzir a equipe para o alcance das metas e intermediar a comunicação com os superiores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta sobre Liderança:

  • A.

    A liderança não é efêmera.

  • B.

    A liderança não cumpre uma função social.

  • C.

    A liderança autocrática centraliza poder de decisão no chefe.

  • D.

    A liderança não é limitada ao grupo social dentro do qual o líder exerce infl uência.

Um dos componentes mais decisivos nas relações situadas nas esferas da política e da administração é o poder. Sobre esse tema, indique qual(is) item(ns) abaixo está(ão) correto(s), assinalando a opção correspondente.

  • A. Somente o item 2 está correto.
  • B. Somente os itens 1 e 3 estão corretos.
  • C. Somente o item 4 está correto.
  • D. Somente os itens 2 e 3 estão corretos.
  • E. Somente os itens 3 e 4 estão corretos.

Indique a opção que completa corretamente a frase a seguir: "Uma das teorias de liderança baseia-se nas características do líder, o que significa dizer ...."

  • a.

    que traços físicos, sociais e intelectuais garantem o sucesso da liderança.

  • b.

    que valores e tradições da empresa garantem o sucesso da liderança.

  • c.

    que o estilo liberal garante o sucesso da liderança.

  • d.

    que a força dos subordinados garante o sucesso da liderança.

  • e.

    que o grau de participação dado aos subordinados garante o sucesso da liderança.

Assinale a opção incorreta. Da abordagem situacional da liderança depreende-se que:

  • a.

    há um continuum de padrões de liderança dado pelo grau de autoridade utilizado pelo líder e o grau de liberdade disponível para os subordinados.

  • b.

    o estilo de liderança a ser adotado depende da situação, de características do gerente e dos subordinados.

  • c.

    para tarefas rotineiras e repetitivas pode-se adotar um estilo de liderança mais centrado no líder.

  • d.

    O clima organizacional da empresa indica o estilo de liderança centrado no líder para tarefas operacionais repetitivas.

  • e.

    o líder pode assumir diferentes padrões de liderança para um mesmo subordinado e para cada um dos seus subordinados.

No que se refere a liderança e relações humanas no trabalho, em particular tipos de liderança, mecanismos de participação, normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal, julgue os próximos itens. No modelo situacional ou contingencial, a liderança é fenômeno ligado concomitantemente ao líder, aos seguidores e à situação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a liderança e relações humanas no trabalho, em particular tipos de liderança, mecanismos de participação, normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal, julgue os próximos itens. O líder autoritário exerce seu papel como uma fonte de informação, manifesta-se quando é solicitado pelo grupo e dispõe de ampla liberdade para decidir e estabelecer objetivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a liderança e relações humanas no trabalho, em particular tipos de liderança, mecanismos de participação, normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal, julgue os próximos itens. De acordo com as teorias dos traços, os sujeitos podem desenvolver atitudes requeridas para atuar como líderes.

  • E. Errado
  • C. Certo

No que se refere a liderança e relações humanas no trabalho, em particular tipos de liderança, mecanismos de participação, normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal, julgue os próximos itens. Para o taylorismo, o estilo de líder democrático é o mais eficaz para atuar como gerente, pois estimula a relação humana e a produtividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a liderança e relações humanas no trabalho, em particular tipos de liderança, mecanismos de participação, normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal, julgue os próximos itens. As abordagens mais recentes afirmam que a liderança está presente em todo e qualquer grupo social, tendo em vista que os atributos associados a esse fenômeno são universais.

  • C. Certo
  • E. Errado
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