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Administração - Gestão do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca das universidades corporativas, julgue os próximos itens. A maioria das universidades corporativas do país fundamenta a aprendizagem em: aprender a aprender; saber pensar; e construir conhecimento, para atender às expectativas das empresas.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Quanto a gestão por competência, julgue os itens a seguir.
A ênfase da gestão de competência está em transformar os empregados em profissionais altamente capacitados por meio do desenvolvimento de suas habilidades conceituais sobre o cargo que ocupa.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Quanto a gestão por competência, julgue os itens a seguir.
As competências básicas são aquelas entendidas como as essenciais para o desempenho de uma atividade. Portanto, a busca pela agregação de novas competências via captação de empregados ou treinamento dos já efetivos, por exemplo, inviabiliza a gestão de competências pois leva a organização a gastar recursos sem a contrapartida da obtenção de satisfação das necessidades reais desta.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Quanto a gestão por competência, julgue os itens a seguir.
A gestão por competência é um programa sistematizado e desenvolvido para definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, tendo como base certos critérios mensuráveis objetivamente.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Quanto a gestão por competência, julgue os itens a seguir.
A gestão de competência basicamente é a adequação das contribuições e valores de cada integrante para o sucesso organizacional.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito de gestão por competência, julgue os itens que se seguem.
A gestão por competências é uma maneira de se realizar a gestão estratégica das organizações e de seus recursos humanos.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito de gestão por competência, julgue os itens que se seguem.
Para uma das correntes teóricas da administração, a gestão por competências, no nível macro, é um conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos e gerenciais difíceis de serem imitados pela concorrência, gerando valor distintivo e vantagem competitiva para a organização.
Administração - Gestão por Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito de gestão por competência, julgue os itens que se seguem.
A gestão baseada nas competências, definida pela corrente teórica de recursos humanos, compreende identificar, planejar, desenvolver e administrar as competências organizacionais e humanas de forma interdependente.
Um aspecto essencial hoje, no mundo globalizado e cada vez mais ávido por novas tecnologias, diz respeito ao processo de adoção de novos produtos, notadamente a questão do tempo que as pessoas levam para adotar inovações.
Em relação ao tempo de adoção, as pessoas são classificadas em cinco categorias, a saber: inovadores, adotantes imediatos, maioria inicial, maioria tardia e retardatários. As duas faixas de maioria estão concentradas simetricamente em torno do tempo médio de adoção. Os retardatários são, evidentemente, os que mais demoram para aderir.
O gráfico abaixo considera um modelo normal para os tempos de adoção e divide a curva nas cinco faixas de classificação:
No gráfico, os grupos inovadores e adotantes imediatos correspondem, respectivamente, às seguintes faixas:
I e II;
II e IV;
IV e V;
II e I;
V e IV.
A sociometria é uma ferramenta analítica que pode ser utilizada no estudo de interações entre grupos, geralmente através de entrevistas e questionários. Os sociogramas são diagramas que mapeiam as interações sociais, e entre seus elementos temos:
as redes prescritas - grupos informais não oficiais;
os agrupamentos sociais - grupos formais como equipes de trabalho ou forças-tarefa;
os agrupamentos gerais - conjuntos formados pela união de redes prescritas e emergentes;
as redes emergentes - grupos definidos por novos departamentos ou seções que surgem na organização
as coalizões - agrupamentos de indivíduos que temporariamente se juntam para atingir um objetivo comum.
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