Questões de Administração do ano 2005

Lista completa de Questões de Administração do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao mapeamento de processos, julgue os itens que se seguem. Processos de suporte em organizações públicas apresentam clientes internos e externos como demandantes de seus produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao mapeamento de processos, julgue os itens que se seguem. Chama-se cadeia de valor ao conjunto de atividades interligadas dentro de um processo que geram produto ao cliente final.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao mapeamento de processos, julgue os itens que se seguem. Tarefa consiste na definição da abrangência da atividade, do papel funcional responsável por sua execução, do local onde deve ser executada e de quais são os recursos materiais e de informação necessários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Marta, psicóloga e analista de organizações, quando consultada sobre o desinteresse e a falta de entusiasmo dos empregados de um Centro de Saúde, decidiu aplicar uma teoria motivacional, diretamente relacionada com a realização do trabalho, justificando que as pessoas, à medida que se desenvolvem profissionalmente, adquirem experiência, tornam-se maduras e passam a valorizar mais fatores como estima e auto-realização. Esta teoria admite haver duas categorias básicas de necessidades, independentes entre si, que influem diferentemente no comportamento das pessoas, ou seja, a primeira relaciona-se a fatores de higiene ou de manutenção e a segunda, a fatores de motivação. Conclui-se, portanto, que Marta baseou-se na Teoria de:

  • A.

    Maslow.

  • B.

    Herzberg.

  • C.

    Likert.

  • D.

    Kurt Lewin.

  • E.

    Douglas Mc Gregor.

Julgue os itens que se seguem, acerca do comportamento organizacional.

O estabelecimento de metas desafiadoras, porém atingíveis, é capaz de aumentar o nível de motivação dos empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Hotel Maresia no litoral baiano tem se preocupado com a falta de fidelização dos seus clientes. A infra-estrutura do hotel foi idealizada e construída respeitando o ambiente no qual se insere. Nos últimos 2 anos, nenhum dos clientes que se hospedara no hotel retornou, mesmo com intensivas divulgações e promoções para retorno. O nível de reclamação não oficial tem aumentado consideravelmente nesses últimos anos.

A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

No campo das principais teorias motivacionais, as necessidades podem ser categorizadas em primárias e secundárias. De modo geral, as necessidades primárias são aquelas que são influenciadas pela sociedade, pela personalidade e pelas diferenças individuais, enquanto as secundárias referem-se às necessidades comuns a todas as pessoas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Maslow, a necessidade relacionada com o desejo do ser humano de realizar seu potencial criativo e utilizar seu talento é denominada:

  • A.

    social

  • B.

    estima

  • C.

    segurança

  • D.

    auto-realização

Julgue os itens seguintes, relativos a dimensionamento de pessoal.

A estratégia de horário flexível é uma forma de redimensionar o pessoal. Os empregados têm de trabalhar um número específico de horas por semana, mas são livres para variar as horas de trabalho dentro de certos limites. É uma estratégia viável para qualquer cargo organizacional, pois possibilita alta motivação e autonomia para o empregado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Teoria da Necessidade desenvolvida por David McClelland enfoca três necessidades relativas à motivação: realização, poder e afiliação. A necessidade de afiliação trata do:

  • A.

    desejo de fazer com que os outros se comportem de maneiras afins, compatíveis;

  • B.

    desejo de fazer com que os outros se comportem de maneira diferente da por eles desejada;

  • C.

    impulso de destacar-se em relação a um conjunto de pessoas;

  • D.

    impulso de destacar-se em relação a um conjunto de padrões;

  • E.

    desejo por relações interpessoais amigáveis e próximas;

A Teoria das Necessidades de Maslow talvez tenha sido a teoria de motivação que mais ganhou atenção por parte dos administradores. Classifi que as necessidades de Maslow em uma escala crescente - de baixo para cima da pirâmide:

  • A.

    Fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização.

  • B.

    Fisiológicas, de segurança, estima, sociais e de auto-realização.

  • C.

    De segurança, fi siológicas, estima, sociais e de auto-realização.

  • D.

    Sociais, fi siológicas, de segurança, estima e de auto-realização.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...