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A tarefa mais importante e freqüentemente a mais difícil é motivar. A melhor forma de motivar em um programa de segurança está expressa em:
Aplicar penalidades disciplinares no envolvimento e no engajamento do funcionário no esforço de segurança.
Instituir um programa que leve os funcionários ao envolvimento e engajamento de ações de segurança que os exponham publicamente, demonstrando de forma ostensiva o comportamento inseguro.
Conscientizar por meio da disciplina demonstrada e, nesta linha, institucionalizar a hipótese de demissão para assegurar o cumprimento dos padrões de desempenho.
Reconhecer e premiar habilidades, esforços, idéias e sugestões e resultados individuais e coletivos obtidos, em relação às ações de segurança.
Solicitar ao acidentado, em atividades especiais de reuniões de segurança, que explique à platéia as causas do acidente, demonstrando, como exemplo de liderança e participação, toda sua culpa.
Sobre motivação, embora seja impossível identifi car todas as necessidades humanas, várias teorias têm sido desenvolvidas para ajudar os gerentes a entender melhor essas necessidades. Apontar abaixo as teorias sobre motivação:
Assinale a seqüência correta:1, 2, 3, 4
1, 2, 8, 9
1, 3, 6, 7
1, 4, 5, 8
As teorias motivacionais podem ser classificadas em três grandes áreas de interesse
A coluna A diz respeito às principais áreas de interesse das teorias motivacionais e a coluna B às descrições dessas teorias.
Solicita-se relacionar a coluna A com a coluna B e assinalar a opção que indica as relações corretas.
AI-BII, AII-BI, AIII-BIII
AI-BII, AII-BIII, AIII-BI
AI-BIII, AII-BII, AIII-BI
AI-BIII, AII-BI, AIII-BII
AI-BI, AII-BIII, AIII-BII
Abraham Maslow desenvolveu a teoria da motivação, tendo como eixo condutor as necessidades humanas. Para ele, as necessidades estão organizadas hierarquicamente e a busca de satisfazê-las motiva a pessoa a tomar uma direção. À medida em que as necessidades mais baixas da hierarquia são atendidas, surgem as mais altas. As necessidades primárias ou as mais baixas da hierarquia de Maslow são:
de estima e de auto-realização.
de segurança e de estima.
sociais e de segurança.
fisiológicas e de segurança.
fisiológicas e sociais.
MacGregor, teórico da administração, desenvolveu uma teoria que compara dois estilos opostos de dirigir uma organização. Receberam o nome de Teoria X e Teoria Y. A organização que adota o estilo de administrar baseado na Teoria Y se caracteriza por acreditar que as pessoas:
são esforçadas.
são ingênuas
precisam ser controladas
evitam o trabalho.
evitam a responsabilidade.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes, acerca da qualidade e produtividade nas organizações.
Um dos princípios defendidos por Deming baseia-se na necessidade de minimizar o custo total da organização e, para isso, é fundamental que a prática do comprar tenha como alicerce o preço dos produtos e serviços adquiridos.
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Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes, acerca da qualidade e produtividade nas organizações.
O gráfico de Pareto permite a visualização da influência que determinadas causas têm sobre um problema. Seu uso continuado deu origem à regra 80-20. Segundo essa regra, 80% dos problemas provêm de 20% das causas, sendo necessário, portanto, que sejam solucionadas as causas mais importantes.
No ciclo PDCA (planejamento, desenvolvimento-execução, controle, ação corretiva), ferramenta de programa de qualidade usada no controle de processo, a educação e o treinamento são elementos da fase de
Administração - Novas Abordagens da Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A ferramenta elementar de visualização de processos utilizada no gerenciamento da qualidade que preconiza que alguns poucos defeitos respondem pelo maior potencial de perda é o:
fluxograma;
histograma;
folha de checagem;
diagrama de Pareto;
diagrama de dependência.
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Algumas empresas comparam suas operações com as de outras empresas, uma técnica conhecida como benchmarking. Em relação aos tipos de benchmarking NÃO é correto afirmar que:
benchmarking interno é uma comparação entre operações que estão dentro de uma mesma organização;
benchmarking externo é a tradicional comparação entre uma operação e outras operações integrantes de distintas organizações;
benchmarking de desempenho é uma comparação direta, em todos os níveis, entre concorrentes no mesmo mercado;
benchmarking não competitivo é uma comparação feita com organizações externas que não são concorrentes;
benchmarking de práticas é uma comparação entre as práticas de operação de uma organização e as adotadas por outra operação.
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