Questões de Administração do ano 2005

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A tarefa mais importante e freqüentemente a mais difícil é motivar. A melhor forma de motivar em um programa de segurança está expressa em:

  • A.

    Aplicar penalidades disciplinares no envolvimento e no engajamento do funcionário no esforço de segurança.

  • B.

    Instituir um programa que leve os funcionários ao envolvimento e engajamento de ações de segurança que os exponham publicamente, demonstrando de forma ostensiva o comportamento inseguro.

  • C.

    Conscientizar por meio da disciplina demonstrada e, nesta linha, institucionalizar a hipótese de demissão para assegurar o cumprimento dos padrões de desempenho.

  • D.

    Reconhecer e premiar habilidades, esforços, idéias e sugestões e resultados individuais e coletivos obtidos, em relação às ações de segurança.

  • E.

    Solicitar ao acidentado, em atividades especiais de reuniões de segurança, que explique à platéia as causas do acidente, demonstrando, como exemplo de liderança e participação, toda sua culpa.

Sobre motivação, embora seja impossível identifi car todas as necessidades humanas, várias teorias têm sido desenvolvidas para ajudar os gerentes a entender melhor essas necessidades. Apontar abaixo as teorias sobre motivação:

Assinale a seqüência correta:

  • A.

    1, 2, 3, 4

  • B.

    1, 2, 8, 9

  • C.

    1, 3, 6, 7

  • D.

    1, 4, 5, 8

As teorias motivacionais podem ser classificadas em três grandes áreas de interesse

 A coluna A diz respeito às principais áreas de interesse das teorias motivacionais e a coluna B às descrições dessas teorias.

Solicita-se relacionar a coluna A com a coluna B e assinalar a opção que indica as relações corretas.

  • a.

    AI-BII, AII-BI, AIII-BIII

  • b.

    AI-BII, AII-BIII, AIII-BI

  • c.

    AI-BIII, AII-BII, AIII-BI

  • d.

    AI-BIII, AII-BI, AIII-BII

  • e.

    AI-BI, AII-BIII, AIII-BII

Abraham Maslow desenvolveu a teoria da motivação, tendo como eixo condutor as necessidades humanas. Para ele, as necessidades estão organizadas hierarquicamente e a busca de satisfazê-las motiva a pessoa a tomar uma direção. À medida em que as necessidades mais baixas da hierarquia são atendidas, surgem as mais altas. As necessidades primárias ou as mais baixas da hierarquia de Maslow são:

  • A.

    de estima e de auto-realização.

  • B.

    de segurança e de estima.

  • C.

    sociais e de segurança.

  • D.

    fisiológicas e de segurança.

  • E.

    fisiológicas e sociais.

MacGregor, teórico da administração, desenvolveu uma teoria que compara dois estilos opostos de dirigir uma organização. Receberam o nome de Teoria X e Teoria Y. A organização que adota o estilo de administrar baseado na Teoria Y se caracteriza por acreditar que as pessoas:

  • A.

    são esforçadas.

  • B.

    são ingênuas

  • C.

    precisam ser controladas

  • D.

    evitam o trabalho.

  • E.

    evitam a responsabilidade.

Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes, acerca da qualidade e produtividade nas organizações.

Um dos princípios defendidos por Deming baseia-se na necessidade de minimizar o custo total da organização e, para isso, é fundamental que a prática do comprar tenha como alicerce o preço dos produtos e serviços adquiridos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes, acerca da qualidade e produtividade nas organizações.

O gráfico de Pareto permite a visualização da influência que determinadas causas têm sobre um problema. Seu uso continuado deu origem à regra 80-20. Segundo essa regra, 80% dos problemas provêm de 20% das causas, sendo necessário, portanto, que sejam solucionadas as causas mais importantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No ciclo PDCA (planejamento, desenvolvimento-execução, controle, ação corretiva), ferramenta de programa de qualidade usada no controle de processo, a educação e o treinamento são elementos da fase de

  • A. planejamento.
  • B. execução.
  • C. verificação.
  • D. ação corretiva.
  • E. replanejamento.

A ferramenta elementar de visualização de processos utilizada no gerenciamento da qualidade que preconiza que alguns poucos defeitos respondem pelo maior potencial de perda é o:

  • A.

    fluxograma;

  • B.

    histograma;

  • C.

    folha de checagem;

  • D.

    diagrama de Pareto;

  • E.

    diagrama de dependência.

Algumas empresas comparam suas operações com as de outras empresas, uma técnica conhecida como benchmarking. Em relação aos tipos de benchmarking NÃO é correto afirmar que:

  • A.

    benchmarking interno é uma comparação entre operações que estão dentro de uma mesma organização;

  • B.

    benchmarking externo é a tradicional comparação entre uma operação e outras operações integrantes de distintas organizações;

  • C.

    benchmarking de desempenho é uma comparação direta, em todos os níveis, entre concorrentes no mesmo mercado;

  • D.

    benchmarking não competitivo é uma comparação feita com organizações externas que não são concorrentes;

  • E.

    benchmarking de práticas é uma comparação entre as práticas de operação de uma organização e as adotadas por outra operação.

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