Questões de Administração do ano 2006

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Quanto ao processo de comunicação, considere as seguintes afirmativas:

1. O processo de comunicação pode ser dividido em três etapas: codificação da informação, transmissão da mensagem e decodificação da informação recebida.

 2. O avanço tecnológico trouxe grandes mudanças no aprimoramento da etapa de transmissão a partir do desenvolvimento dos veículos de comunicação.

 3. A comunicação falada não consiste propriamente em um processo comunicativo, pela ausência de decodificação da mensagem.

4. A linearidade do processo de comunicação permite eficiência total na assimiliação da mensagem pelo receptor em quaisquer contextos ou situações.

Assinale a alternativa correta

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

Assinale a alternativa que descreve o processo de codificação da mensagem

  • A.

    Processo pelo qual a idéia abstrata de um comunicador é traduzida nos símbolos da língua e, conseqüentemente, numa mensagem que pode ser transmitida para outra pessoa.

  • B.

    Processo pelo qual os símbolos são traduzidos em uma linguagem não verbal

  • C.

    Processo pelo qual os sentidos humanos são traduzidos em idéias abstratas.

  • D.

    Processo pelo qual a informação confidencial é traduzida em símbolos e códigos próprios.

  • E.

    Processo pelo qual a língua local é traduzida em códigos numéricos na comunicação organizacional

Uma secretaria recebeu a incumbência de divulgar uma reunião para um grupo de diretores em dois dias. A comunicação foi feita via email. 25% dos convocados não estiveram presentes e alegaram não terem sido notificados. Sobre essa situação, é corretor afirmar:

  • A.

    O processo de comunicação foi eficiente, entretanto ocorreu falha na busca individual dos diretores sobre a mensagem transmitida.

  • B.

    Houve falhas no processo de comunicação, o que poderia ser atribuído à escolha e/ou utilização do veículo de transmissão

  • C.

    O processo de comunicação foi eficiente, entretanto ocorreu falha na tecnologia utilizada.

  • D.

    Houve ruído na mensagem devido à complexidade da informação, passível de diferentes percepções.

  • E.

    Houve falha no processo comunicativo pela ausência de definição de papéis organizacionais.

O planejamento estratégico de uma empresa prevê um aumento de 20% (vinte por cento) da participação de mercado do seu produto car ro-chefe nos próximos dois anos. É fundamental que se repasse esta informação para a área de Recursos Humanos para que seja

  • A. planejada a demanda futura de Recursos Humanos.
  • B. calculada a rotatividade de pessoal.
  • C. feito um inventário de aptidões de Recursos Humanos.
  • D. programada a política de férias.
  • E. analisada a taxa de absenteísmo organizacional.

Prover, treinar, desenvolver, motivar e manter os funcionários são atividades relacionadas à administração de recursos humanos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Fornecer subsídios ao processo decisório relacionado a planejamento de carreiras e sucessões, programas de treinamento e promoções são propósitos da avaliação de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

O fenômeno da globalização gera instabilidade no emprego e impõe novas relações de trabalho, o que torna indispensável a mudança às organizações na forma de administrar seus negócios, a tomada de decisões com maior rapidez e a constante superação de novas barreiras. Diante dessa realidade, as organizações procuram pessoas com motivação, conhecimentos e habilidades condizentes com os desafios a serem enfrentados. Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

I Forte conexão das pessoas com a cultura organizacional, manutenção de conflitos em relacionamentos e promoções sucessivas de uma mesma pessoa da organização são aspectos negativos do processo de recrutamento e seleção internos.

II Treinamentos voltados para o desenvolvimento de conceitos buscam elevar o nível de abstração e estimular o pensamento das pessoas, de forma global e sistêmica.

III Mentoring é o processo de orientação de subordinados com base na hierarquia e com foco no aprendizado de curto prazo e na execução de tarefas.

IV São características do processo moderno de treinamento e desenvolvimento o foco no indivíduo e o conteúdo voltado ao desenvolvimento de técnicas e conceitos de administração, com objetivo no desenvolvimento da racionalidade e da eficiência.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

Ainda acerca da administração de recursos humanos, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O método de avaliação de desempenho que tem seu enfoque nos desempenhos altamente positivos e altamente negativos do avaliado denomina-se Incidentes Críticos.

  • B.

    O estabelecimento de padrões objetivos de comparação entre indivíduos de uma organização é obtido por meio do método da escolha forçada de avaliação de desempenho.

  • C.

    Presença de indicadores sistêmicos, preocupação com objetivos individuais, integração das práticas de recursos humanos, retroação permanente às pessoas, ausência de processos burocráticos, avaliação das competências social e pessoal são características dos métodos modernos de avaliação de desempenho.

  • D.

    O processo de avaliação de desempenho com base na administração por objetivos tem, entre seus pressupostos, o estabelecimento inicial dos objetivos pela chefia, o comprometimento individual quanto ao seu alcance, a negociação sobre os meios necessários ao desempenho adequado das funções individuais e a retroação contínua e intensiva do avaliado.

Acerca de recursos humanos (RH), sua importância, seus objetivos, suas atividades e sua relação com outros sistemas da organização, julgue os itens subseqüentes.

Quatro são os objetivos centrais da administração de pessoal: objetivo societário, objetivo organizacional, objetivo funcional e objetivo pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de recursos humanos (RH), sua importância, seus objetivos, suas atividades e sua relação com outros sistemas da organização, julgue os itens subseqüentes.

O objetivo societário postula que a administração de pessoal deve ser um instrumento da efetividade da organização, não sendo um fim em si mesma.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de recursos humanos (RH), sua importância, seus objetivos, suas atividades e sua relação com outros sistemas da organização, julgue os itens subseqüentes.

Para cumprir seus objetivos, os administradores de pessoal empenham-se em atividades que conduzam à existência de uma força de trabalho efetiva para a organização, sendo essas atividades relacionadas a obtenção, desenvolvimento, utilização, avaliação, manutenção e retenção dos empregados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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