Questões de Administração do ano 2006

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A respeito do planejamento de recursos humanos, classifique as alternativas em (V) Verdadeiras e (F) Falsas e assinale a opção certa.

( ) O planejamento de recursos humanos deve refletir a importância que a gestão estratégica da organização atribui às pessoas.

( ) O planejamento de recursos humanos deve oferecer condições organizacionais propícias ao desenvolvimento dos recursos humanos.

( ) O planejamento de recursos humanos deve conter mecanismos para alcançar níveis de produtividade compatíveis com as melhores organizações da área.

( ) O planejamento de recursos humanos deve manter uma abordagem estrutural, dependendo do ambiente interno.

( ) O planejamento de recursos humanos deve considerar a análise das estratégias como um processo de apoio para a construção da missão da organização.

  • A.

    V – F – F – F – V

  • B.

    F – F – V – V – V

  • C.

    V– F – V – F – V

  • D.

    F – V – F – F – F

  • E.

    V –V – V – F – F

Escolha a opção incorreta.

  • A.

    O desempenho na realização de qualquer tipo de trabalho é influenciado por forças chamadas motivos.

  • B.

    Por motivação se entende o esforço intelectual ou físico aplicado por uma pessoa para obtenção de um resultado.

  • C.

    O desempenho depende de motivos internos, tais como necessidades, aptidões, interesses, valores, habilidades, frustações.

  • D.

    As tarefas a serem realizadas, o clima organizacional e as recompensas recebidas são identificadas como fatores externos de motivação.

  • E.

    O enriquecimento de cargos, autogestão e programa de incentivos estão relacionados a formas usadas para obter melhor desempenho.

Segundo Stephen P. Robbins, a administração pode transformar os indivíduos em participantes efetivos de uma equipe mediante a seleção de pessoas com uma orientação coletivista, o treinamento em equipe e a reformulação do sistema de premiação para incentivar os esforços de cooperação. O autor está falando de um assunto relativo à seguinte área funcional da administração:

  • A. Operações e/ou Logística.
  • B. Finanças.
  • C. Marketing.
  • D. Gestão de Pessoas.
  • E. Organização & Métodos (O&M).

Fatores que mais contribuem atualmente para a compreensão do conceito de gestão orientada para resultados estão apresentados a seguir, exceto:

  • A.

    adoção de indicadores de desempenho e estratégias de mensuração de performance.

  • B.

    adoção de novas tecnologias e inovação em produtos.

  • C.

    aprendizagem organizacional e gestão por competências.

  • D.

    definição de core competencies.

  • E.

    definição de papéis, cargos, subordinação e respeito às normas presentes na estrutura organizacional.

É correto apontar entre as motivações para o movimento de Reforma do Estado, levado a efeito na esfera federal pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado,

  • A. o ideário neoliberal, que propõe a retirada do Estado de diversos setores da sociedade, reduzindo-se seu papel de prestador direto de serviços públicos e de agente de fomento da atividade econômica.
  • B. a intenção de ampliar a intervenção do Estado no domínio econômico, dada a crescente demanda da sociedade por bens e serviços públicos, do que resultou a profissionalização e a ampliação do Aparelho do Estado.
  • C. a crise fiscal, caracterizada pela crescente perda de crédito por parte do Estado e pelo esgotamento da poupança pública, o que ensejou a privatização em larga escala de empresas estatais exploradoras de atividade econômica e prestadoras de serviço público.
  • D. o esgotamento do modelo de Estado prestador direto de serviços públicos, enfatizando-se a privatização de empresas estatais, desonerando o Estado da responsabilidade pela disponibilização de tais serviços aos usuários.
  • E. a necessidade de implementação de uma política de ajuste fiscal, como conseqüência do cumprimento de obrigações com organismos internacionais, implicando redução do Aparelho do Estado, bem como do setor público não-estatal, em função do esgotamento das fontes de financiamento.

As áreas da psicologia que se constituiram nas principais vertentes do comportamento microorganizacional são, exceto:

  • A.

    a psicologia experimental com suas teorias sobre aprendizagem, motivação, percepção e stress;

  • B.

    a psicologia clínica com seus modelos de personalidade e desenvolvimento humano;

  • C.

    a psicologia industrial com suas teorias sobre seleção de empregados, atividades no local de trabalho e avaliação de desempenho;

  • D.

    a psicologia hospitalar por cuidar dos funcionários das empresas que se acidentam;

  • E.

    a psicologia organizacional como sendo uma nova nomenclatura empregada para a área de psicologia industrial.

A aptidão física ou capacidade física possui três dimensões principais e representa fator determinante para que o trabalhador ocupe cargos como serviço de proteção, de construção ou outros que demandem esforço físico. Sobre as dimensões da aptidão física analise as afirmativas a seguir:

I- força muscular: exercer força muscular em investidas rápidas ou contínuas no tempo, com resistência à fadiga.

II- resistência cardiovascular: capacidade para manter atividade física que resulte em aumento da pulsação por um período prolongado.

III- qualidade do movimento: capacidade para distender os membros do corpo para trabalhar em posições incômodas

IV- percepção dos objetos: capacidade de distinguir objetos – visualização espacial

Assinale:

  • A.

    apenas as afirmativas I e IV estão corretas;

  • B.

    apenas as afirmativas III e IV estão corretas;

  • C.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • D.

    apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas;

  • E.

    apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

São consideradas dimensões da personalidade:

  • A.

    afabilidade;

  • B.

    compreensão verbal;

  • C.

    habilidade quantitativa;

  • D.

    capacidade de raciocínio;

  • E. visualização espacial.

As pessoas compartilham uma grande variedade de inter- relações no local de trabalho. A interdependência normalmente assume uma das quatro formas: agrupada, seqüencial, recíproca ou inclusiva. Sobre a variedade de inter-relações no local de trabalho, não se pode afirmar:

  • A.

    a interdependência agrupada acontece entre pessoas que buscam um recurso de uma fonte comum, mas que têm pouca coisa em comum;

  • B.

    a interdependência seqüencial é uma cadeia unidirecional de interações na qual as pessoas dependem das que as antecedem;

  • C.

    a interdependência recíproca mantém um grupo de pessoas unido por meio de uma cadeia de relações bidirecionais;

  • D.

    a interdependência inclusiva desenvolve-se numa estreita cadeia de interdependência recíproca;

  • E.

    a interdependência seqüencial desenvolve-se numa estreita cadeia de interdependência recíproca.

É custo secundário da rotatividade de pessoal o custo:

  • A.

    de recrutamento e seleção;

  • B.

    de registro e documentação;

  • C.

    de integração;

  • D.

    extralaboral;

  • E.

    de desligamento.

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