Questões de Administração do ano 2006

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Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética referente a relações humanas, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Magda é uma funcionária que alcança resultados positivos e satisfação das partes interessadas nas situações que envolvem negociação. Nessa situação, Magda demonstra flexibilidade para celebrar acordos e obter consenso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas:

I. O relacionamento interpessoal desenvolve-se em decorrência do processo de interação.

II. Flexibilidade de comportamento significa ter uma reação uniforme para todo e qualquer comportamento.

III. Competência interpessoal é um talento inato que não pode ser desenvolvido.

IV. As Relações Humanas estudam também o comportamento intrapessoal.

É correto afirmar que:

  • A. Todas são verdadeiras
  • B. Somente II e III são verdadeiras.
  • C. Somente I, II e IV são verdadeiras.
  • D. Somente I e IV são verdadeiras.

Marque a alternativa correta:

  • A.

    Um dos aspectos mais importantes do método experimental reside na possibilidade de exercer absoluto controle sobre as variáveis que circundam o elemento que está sendo estudado.

  • B.

    Dentro do campo de estudo das ciências comportamentais, aplicada às organizações, a experiência de Elton Mayo com as operadoras da fábrica de telefone pode ser perfeitamente encaixada dentro do modelo experimental.

  • C.

    Pessoas com níveis muito altos de inteligência suportam mal, tarefas muito rotineiras.

  • D.

    Restringir todo e qualquer estudo ao método experimental é forçar demais a compreensão do homem.

  • E.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

"As empresas gastam mais tempo preocupando-se com os produtos do que com as pessoas. Os presidentes do futuro entenderão que os empregados são o cerne da questão. As pessoas trarão bons resultados se a visão, os valores e o sistema de gestão permitirem que dêem suas contribuições". (Edgar Bronfman Jr., presidente da Seagram Company Ltda., EUA) Vários executivos apresentam discurso semelhante e enfatizam as vantagens da gestão participativa. De fato, embora haja vários benefícios em se ter a participação no local de trabalho, há também, diversas barreiras que precisam ser vencidas. Assinale a opção que NÃO constitui barreira a ser vencida:

  • A.

    Grande nível de interdependência entre os cargos diferentes.

  • B.

    Medo dos gerentes de perder o poder e o controle.

  • C.

    Filosofias autoritárias.

  • D.

    Limitações de tarefa e de tempo.

  • E.

    Falta de vontade de participar.

Considere as seguintes afirmações sobre um ambiente de trabalho saudável (ou estimulante):

I. Quando o trabalho envolve várias pessoas, é necessário que haja espírito de cooperação.

II. A competitividade é a maneira ideal de garantir estabilidade no emprego.

III. Quando as pessoas se sentem seguras elas têm maior produtividade.

Está correto APENAS o que se afirma em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

Durante o expediente no Tribunal um Auxiliar ouve colegas apresentando os seguintes motivos para não terem realizado as tarefas que lhes foram designadas:

- Tinha outras coisas para fazer.

- Não sabia que era tão urgente.

- Só posso fazer uma coisa de cada vez.

Diante dessa situação é possível afirmar que

  • A.

    a falta de empenho compromete a qualidade do trabalho.

  • B.

    a produtividade no trabalho é uma exigência burocrática.

  • C.

    as tarefas mais difíceis devem ser dadas aos mais capazes.

  • D.

    justificar os atrasos é um direito dos funcionários.

  • E.

    o trabalho no Tribunal é muito difícil de ser executado.

Considere a situação abaixo.

Diante dessa situação é possivel afirmar que

  • A.

    o chefe está apressando o Auxiliar que deve cumprir a tarefa que lhe foi confiada.

  • B.

    todo o funcionário tem o dever de zelar pela conservação dos equipamentos do Tribunal.

  • C.

    o Auxiliar deveria ter ignorado a recomendação do superior e continuado normalmente seu trabalho.

  • D.

    a recomendação do chefe pode ter um aspecto muito negativo para o desempenho do Auxiliar.

  • E.

    em situações de trabalho o chefe não pode chamar a atenção do Auxiliar que executa uma tarefa.

Assinale a alternativa que apresenta uma ação favorável do Auxiliar Judiciário para o bom relacionamento no trabalho.

  • A.

    Cumprimentar os colegas mais próximos e ignorar os outros.

  • B.

    Interromper a conversa com os colegas quando o superior se aproximar.

  • C.

    Contar assuntos pessoais dos superiores para os colegas.

  • D.

    Falar com imponência para mostrar conhecimento.

  • E.

    Olhar atentamente para as pessoas quando elas estão falando.

Assinale a atitude de um Auxiliar Judiciário que pode comprometer a qualidade do trabalho.

  • A.

    Ficar muito tempo no telefone tratando de assuntos pessoais.

  • B.

    Cumprir as tarefas de forma lenta mas correta.

  • C.

    Solicitar compra de materiais necessários ao trabalho.

  • D.

    Falar o necessário durante o expediente.

  • E.

    Providenciar a reposição de materiais de consumo nas seções.

A delegação de poderes ou de autoridade ocorre até nas menores organizações. Quando o gerente da mercearia contrata um ajudante, inicialmente, delega-lhe uma série de tarefas de rotina, explicando-lhe, pormenorizadamente, o que deseja. À medida que aumenta o movimento da mercearia, repete-se este processo de delegação. No entanto, uma das principais dificuldades relacionadas com a autoridade é o não-reconhecimento das limitações, quer expressas ou subentendidas, que cercam quase toda delegação de poderes. Na maioria das vezes, o administrador simplesmente autoriza a realização de determinadas atividades, sem as definir com precisão ou sem se deter seriamente sobre a questão. Embora as idéias básicas sobre delegação sejam aparentemente simples, tem ocorrido com muita freqüência uma série de dificuldades, tais como: Por que delegar? A quem delegar, se não confio no meu pessoal? Como delegar, se continuo sendo o responsável em última instância? Assim sendo, a delegação de poderes refere-se ao processo pelo qual os gerentes:

I. Fixam metas a cumprir, lembrando que metas e objetivos precisam ser quantificáveis, caso contrário não passam de simples desejos.

II. Atribuem poderes aos seus subordinados, considerando que a cada autoridade delegada deve obrigatoriamente equivaler uma igual responsabilidade.

III. Explicitam objetivos não atingidos e apresentam um novo plano de ação, tendo em vista que o planejamento é sempre um instrumento reversível em função das contingências administrativas.

IV. Desempenham as tarefas de acordo com as conveniências que se apresentarem mais favoráveis, já que é mais razoável e seguro perguntar ao superior hierárquico.

V. Atribuem tarefas, autoridade e responsabilidade aos subordinados, lembrando que nunca se delega responsabilidade, uma vez que a toda autoridade equivale igual responsabilidade.

  • A.

    somente a proposição II.

  • B.

    somente a proposição IV.

  • C.

    somente as proposições II e V.

  • D.

    somente as proposições II e IV.

  • E.

    somente as proposições I, III.

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