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Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética referente a relações humanas, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Magda é uma funcionária que alcança resultados positivos e satisfação das partes interessadas nas situações que envolvem negociação. Nessa situação, Magda demonstra flexibilidade para celebrar acordos e obter consenso.
Administração - Gestão de Pessoas - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Analise as afirmativas:
I. O relacionamento interpessoal desenvolve-se em decorrência do processo de interação.
II. Flexibilidade de comportamento significa ter uma reação uniforme para todo e qualquer comportamento.
III. Competência interpessoal é um talento inato que não pode ser desenvolvido.
IV. As Relações Humanas estudam também o comportamento intrapessoal.
É correto afirmar que:
Marque a alternativa correta:
Um dos aspectos mais importantes do método experimental reside na possibilidade de exercer absoluto controle sobre as variáveis que circundam o elemento que está sendo estudado.
Dentro do campo de estudo das ciências comportamentais, aplicada às organizações, a experiência de Elton Mayo com as operadoras da fábrica de telefone pode ser perfeitamente encaixada dentro do modelo experimental.
Pessoas com níveis muito altos de inteligência suportam mal, tarefas muito rotineiras.
Restringir todo e qualquer estudo ao método experimental é forçar demais a compreensão do homem.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
"As empresas gastam mais tempo preocupando-se com os produtos do que com as pessoas. Os presidentes do futuro entenderão que os empregados são o cerne da questão. As pessoas trarão bons resultados se a visão, os valores e o sistema de gestão permitirem que dêem suas contribuições". (Edgar Bronfman Jr., presidente da Seagram Company Ltda., EUA) Vários executivos apresentam discurso semelhante e enfatizam as vantagens da gestão participativa. De fato, embora haja vários benefícios em se ter a participação no local de trabalho, há também, diversas barreiras que precisam ser vencidas. Assinale a opção que NÃO constitui barreira a ser vencida:
Grande nível de interdependência entre os cargos diferentes.
Medo dos gerentes de perder o poder e o controle.
Filosofias autoritárias.
Limitações de tarefa e de tempo.
Falta de vontade de participar.
Considere as seguintes afirmações sobre um ambiente de trabalho saudável (ou estimulante):
I. Quando o trabalho envolve várias pessoas, é necessário que haja espírito de cooperação.
II. A competitividade é a maneira ideal de garantir estabilidade no emprego.
III. Quando as pessoas se sentem seguras elas têm maior produtividade.
Está correto APENAS o que se afirma em
I.
II.
I e II.
I e III.
II e III.
Durante o expediente no Tribunal um Auxiliar ouve colegas apresentando os seguintes motivos para não terem realizado as tarefas que lhes foram designadas:
- Tinha outras coisas para fazer.
- Não sabia que era tão urgente.
- Só posso fazer uma coisa de cada vez.
Diante dessa situação é possível afirmar que
a falta de empenho compromete a qualidade do trabalho.
a produtividade no trabalho é uma exigência burocrática.
as tarefas mais difíceis devem ser dadas aos mais capazes.
justificar os atrasos é um direito dos funcionários.
o trabalho no Tribunal é muito difícil de ser executado.
Considere a situação abaixo.
Diante dessa situação é possivel afirmar que
o chefe está apressando o Auxiliar que deve cumprir a tarefa que lhe foi confiada.
todo o funcionário tem o dever de zelar pela conservação dos equipamentos do Tribunal.
o Auxiliar deveria ter ignorado a recomendação do superior e continuado normalmente seu trabalho.
a recomendação do chefe pode ter um aspecto muito negativo para o desempenho do Auxiliar.
em situações de trabalho o chefe não pode chamar a atenção do Auxiliar que executa uma tarefa.
Assinale a alternativa que apresenta uma ação favorável do Auxiliar Judiciário para o bom relacionamento no trabalho.
Cumprimentar os colegas mais próximos e ignorar os outros.
Interromper a conversa com os colegas quando o superior se aproximar.
Contar assuntos pessoais dos superiores para os colegas.
Falar com imponência para mostrar conhecimento.
Olhar atentamente para as pessoas quando elas estão falando.
Assinale a atitude de um Auxiliar Judiciário que pode comprometer a qualidade do trabalho.
Ficar muito tempo no telefone tratando de assuntos pessoais.
Cumprir as tarefas de forma lenta mas correta.
Solicitar compra de materiais necessários ao trabalho.
Falar o necessário durante o expediente.
Providenciar a reposição de materiais de consumo nas seções.
A delegação de poderes ou de autoridade ocorre até nas menores organizações. Quando o gerente da mercearia contrata um ajudante, inicialmente, delega-lhe uma série de tarefas de rotina, explicando-lhe, pormenorizadamente, o que deseja. À medida que aumenta o movimento da mercearia, repete-se este processo de delegação. No entanto, uma das principais dificuldades relacionadas com a autoridade é o não-reconhecimento das limitações, quer expressas ou subentendidas, que cercam quase toda delegação de poderes. Na maioria das vezes, o administrador simplesmente autoriza a realização de determinadas atividades, sem as definir com precisão ou sem se deter seriamente sobre a questão. Embora as idéias básicas sobre delegação sejam aparentemente simples, tem ocorrido com muita freqüência uma série de dificuldades, tais como: Por que delegar? A quem delegar, se não confio no meu pessoal? Como delegar, se continuo sendo o responsável em última instância? Assim sendo, a delegação de poderes refere-se ao processo pelo qual os gerentes:
I. Fixam metas a cumprir, lembrando que metas e objetivos precisam ser quantificáveis, caso contrário não passam de simples desejos.
II. Atribuem poderes aos seus subordinados, considerando que a cada autoridade delegada deve obrigatoriamente equivaler uma igual responsabilidade.
III. Explicitam objetivos não atingidos e apresentam um novo plano de ação, tendo em vista que o planejamento é sempre um instrumento reversível em função das contingências administrativas.
IV. Desempenham as tarefas de acordo com as conveniências que se apresentarem mais favoráveis, já que é mais razoável e seguro perguntar ao superior hierárquico.
V. Atribuem tarefas, autoridade e responsabilidade aos subordinados, lembrando que nunca se delega responsabilidade, uma vez que a toda autoridade equivale igual responsabilidade.
somente a proposição II.
somente a proposição IV.
somente as proposições II e V.
somente as proposições II e IV.
somente as proposições I, III.
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