Questões de Administração do ano 2006

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O antropólogo Geert Hofstede, no final da década de 70, estabeleceu uma série de índices culturais através de análises estatísticas de entrevistas detalhadas com funcionários da IBM em 53 países. Este estudo enfatizou os principais padrões culturais e suas diferenças trans-nacionais. De acordo com Hofstede, "cultura é um programa coletivo da mente humana" – algo como um software específico de cada país. Em virtude disso o negociador internacional deve estar consciente das dificuldades que o aguardam num território cultural desconhecido. Assinale a alternativa que contém os principais pontos que fazem parte específica de uma identidade cultural de um povo ou tribo.

  • A.

    Relação ao planejamento; necessidade de se alimentar; pontualidade; estilo de comunicação; contato profissional; fidelidade aos compromissos; meios de transporte; atitude para com os superiores; necessidades básicas.

  • B.

    Linguagem corporal; estilo de comunicação; atitude com referência à morte; necessidade de sexo; uso do primeiro nome; atitude em relação ao trabalho; fidelidade aos compromissos; papéis sociais; gastronomia.

  • C.

    Linguagem corporal; prioridades; papéis sociais; relacionamentos pessoais; contato profissional; uso do primeiro nome; atitude para com os superiores, atitude em relação ao trabalho; fidelidade aos compromissos; atitude em relação ao planejamento; estilo de comunicação e estilo de negociação.

  • D.

    Idioma; ritmo de trabalho; disposição para o trabalho; necessidade de dormir; motivação; estilo de liderança; postura na solução de problemas; padrões de pensamento; rituais de passagem.

  • E.

    Estilo de negociação; estilo de comando; postura corporal; necessidade de se alimentar; meios de transporte; escrita; papéis sociais; preconceitos; rituais de casamento; rituais de iniciação; modo de estudar.

Em 2005 o Governo Federal lançou a Marca Brasil para ser identidade internacional e reforçar a promoção dos produtos brasileiros no exterior. A Marca Brasil apóia-se sobre 5 valores, que reforçam a percepção da imagem positiva do País aos olhos do mundo. São eles:

  • A.

    A herança dos nossos colonizadores; nosso folclore; caipirinha; churrasco; praia.

  • B.

    O povo (alegria, atendimento); café; futebol; carnaval; praia

  • C.

    Novelas; carnaval; futebol; caipirinha; natureza (praia e mar, beleza natural e floresta).

  • D.

    A natureza (praia, mar, beleza natural e floresta); a cultura viva (festas, alegria, música, patrimônios da humanidade); o povo (alegria, atendimento); o clima (sol o ano inteiro) e a modernidade

  • E.

    Cultura viva (festas, alegria, música, patrimônios da humanidade); o clima (sempre tropical); esportes alternativos (vôlei de praia, beach soccer, wind surf); a modernidade (aeroportos e Brasília); o folclore.

Existem três dicotomias baseadas nas estratégias utilizadas nas negociações globais: individualismo x coletivismo; igualitarismo x hierarquia e alta observância da comunicação x baixa observância da comunicação. As culturas hierárquicas ressaltam as diferenças entre "status social" (ou poder), e as igualitárias não os fazem. Os membros de culturas hierárquicas são relutantes ao confronto direto, pois o mesmo significa a perda do respeito pelo "status social". O poder, em culturas igualitárias, é transitório e situacional. Assinale a alternativa que indica países com cultura hierárquica.

  • A.

    Tailândia, China, Polônia, Hong Kong, Japão.

  • B.

    Turquia, Finlândia, Austrália, México, Brasil.

  • C.

    Portugal, Espanha, Cingapura, Israel, Nova Zelândia.

  • D.

    Índia, Itália, Vietnã, Indonésia, Malásia.

  • E.

    Mianmar, Camboja, Grécia, Laos, Arábia Saudita.

Foi feito um estudo com três nacionalidades diferentes: japoneses, americanos e brasileiros. Esse estudo contemplava seis aspectos comportamentais durante uma negociação: períodos de silêncio, interrupção, contato visual direto, toque, uso da palavra "não" e concessões iniciais. Com base na análise empírica do comportamento de pessoas de cada uma das nacionalidades descritas, escolha a alternativa que melhor traduz a realidade dessas três nacionalidades, ou seja, qual nacionalidade se destacou em cada aspecto comportamental.

  • A.

    Períodos de silêncio: japoneses. Interrupção: brasileiros. Contato visual direto: brasileiros. Toque: brasileiros. Uso da palavra "não": brasileiros. Concessões iniciais: brasileiros.

  • B.

    Períodos de silêncio: americanos. Interrupção: brasileiros. Contato visual direto: americanos. Toque: brasileiros. Uso da palavra "não": americanos. Concessões iniciais: japoneses.

  • C.

    Períodos de silêncio: japoneses. Interrupção: americanos. Interrupção: americanos. Contato visual: brasileiros. Toque: brasileiros. Uso da palavra "não": japoneses. Concessões iniciais: brasileiros.

  • D.

    Períodos de silêncio: brasileiros. Interrupção: japoneses. Contato visual direto: brasileiros. Toque: americanos. Uso da palavra "não": brasileiros. Concessões iniciais: americanos.

  • E.

    Períodos de silêncio: japoneses. Interrupção: americanos. Contato visual direto: brasileiros. Toque: brasileiros. Uso da palavra "não": americanos. Concessões iniciais: brasileiros.

A gestão de pessoas, que já foi tratada como relações trabalhistas e administração de recursos humanos (RH), é considerada atualmente, em muitas organizações, como gestão de talentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Manter a cultura organizacional, motivar o desenvolvimento profissional dos empregados e reduzir custos com o processo de recrutamento são vantagens do recrutamento interno.

  • E. Errado
  • C. Certo

Atualmente, as organizações têm implantado programas de mudança para se adequarem às exigências do mercado competitivo e globalizado. A área de recursos humanos participa, muitas vezes, do processo de gerenciamento dessas mudanças. Acerca de mudança organizacional e de sua relação com o clima e a cultura organizacionais, julgue os itens que se seguem.

Ao proporcionar ordem e consistência aos participantes da organização, a cultura sugere sinais para realização de possíveis mudanças e favorabilidade dos indivíduos ao processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, as organizações têm implantado programas de mudança para se adequarem às exigências do mercado competitivo e globalizado. A área de recursos humanos participa, muitas vezes, do processo de gerenciamento dessas mudanças. Acerca de mudança organizacional e de sua relação com o clima e a cultura organizacionais, julgue os itens que se seguem.

As dimensões que interagem para composição do clima organizacional são dimensão cultural, estrutural e perceptual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da cultura organizacional e do poder nas organizações, julgue os itens a seguir.

Os valores individuais dos membros organizacionais são considerados o núcleo da cultura da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da cultura organizacional e do poder nas organizações, julgue os itens a seguir.

Toda organização possui tendência a suprimir alguns conflitos e a explorar outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à caracterização das organizações, julgue os itens subseqüentes. A cultura organizacional é o processo em que idéias, normas e valores são fomentados, na convivência diária, pela troca de experiências e pelo crescimento cultural e profissional dos servidores ou empregados do serviço público e das organizações particulares.

  • C. Certo
  • E. Errado
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