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Toda e qualquer estratégia de mudança organizacional necessita avaliar dois tipos de força: a externa (clientes, fornecedores, concorrência, agentes regulamentadores) e a interna. Aparentemente, as forças externas têm maior impacto na cultura da organização, e as forças internas referem-se:
à estratégia empresarial estabelecida.
às estruturas e processos organizacionais.
ao tipo de tecnologia de informação empregado.
ao comportamento das pessoas frente a novos desafios.
ao caráter reativo do modelo de gestão.
As empresas refletem em seu clima e em sua cultura os desvios comportamentais daqueles que as dirigem. De Vries e Miller descrevem tipologias comportamentais apresentadas pelos executivos que refletem na cultura organizacional. O executivo que exige obediência irrestrita e é meticuloso, projeta uma organização perfeccionista; os relacionamentos interpessoais pautam-se pela dominância / submissão; há falta de espontaneidade; as regras devem ser seguidas com obstinação. Esse tipo caracteriza uma organização
paranóide.
dramática.
depressiva.
compulsiva.
Para Herzberg as pessoas têm categorias diferentes de necessidades. Política e administração, relações interpessoais e segurança são denominados fatores
sociais.
motivadores.
fisiológicos.
de higiene.
de estima.
Marque se as frases a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a opção correta.
( ) Por clima organizacional se entende a infl uência do ambiente interno e externo da organização sobre a motivação dos participantes.
( ) A cultura organizacional compreende um conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou de uma organização.
( ) A cultura organizacional compreende um conjunto de valores e idéias, formas de agir, pensar e sentir partilhadas na organização, com certa regularidade no tempo e no espaço.
( ) Motivação para o trabalho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de um esforço ou ação que leva ao desempenho profi ssional positivo.
V, F, V, F
F, V, F, F
V, V, F, V
V, V, V, F
F, V, F, V
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Pessoas com motivação, conhecimentos e habilidades coerentes com os desafios que a organização tem de enfrentar por causa da concorrência, da crescente consciência dos consumidores e das novas relações de trabalho é o que as organizações vêm buscando atualmente. A propósito dessa assertiva, assinale a opção incorreta acerca da administração de recursos humanos.
Desenvolvimento de pessoas é o processo de aprendizagem que tem como foco dotar empregados de habilidades mais amplas, que proporcionem oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional.
Renovar a cultura organizacional existente e motivar e encorajar o desenvolvimento profissional dos próprios empregados são vantagens do processo de recrutamento externo.
O treinamento tem sido utilizado como uma poderosa ferramenta destinada a tornar as pessoas mais produtivas. A esse respeito, é correto utilizar programas de treinamento para promover o desenvolvimento de atitudes e conceitos.
A avaliação de desempenho possibilita identificar dificuldades de adequação da pessoa ao cargo ocupado e carências de treinamento.
Uma empresa pode apresentar alguns tipos de doenças organizacionais que irão prejudicar seu desenvolvimento. Não pode ser classificada como uma doença organizacional, segundo (Mello, 1978:101):
econômicas.
financeiras.
mercadológicas.
cultura organizacional.
comportamentais.
O sistema de significados que distingue uma organização das outras é:
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Acerca dos conceitos da ergonomia, julgue os itens a seguir.
Por ser uma organização cuja maior parte do trabalho é realizada em ambiente de escritório, as preocupações do MPE/TO, no que se refere à ergonomia, devem voltar-se essencialmente para os aspectos de iluminação, temperatura e ruído do ambiente de trabalho, posto que o risco de problemas musculoesqueléticos é praticamente nulo.
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Acerca dos conceitos da ergonomia, julgue os itens a seguir.
Intensidade da iluminação adequada, contrastes pouco intensos e ausência de ofuscamento indicam que as condições básicas de conforto visual são atendidas.
Em toda organização, pública ou privada, a convivência diária, o intercâmbio de experiências na busca dos objetivos e a interação com o ambiente, conformam diversos tipos de cultura organizacional. A cultura organizacional adequadamente apta ao aprendizado e à inovação está orientada para
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