Questões de Administração do ano 2006

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Toda e qualquer estratégia de mudança organizacional necessita avaliar dois tipos de força: a externa (clientes, fornecedores, concorrência, agentes regulamentadores) e a interna. Aparentemente, as forças externas têm maior impacto na cultura da organização, e as forças internas referem-se:

  • A.

    à estratégia empresarial estabelecida.

  • B.

    às estruturas e processos organizacionais.

  • C.

    ao tipo de tecnologia de informação empregado.

  • D.

    ao comportamento das pessoas frente a novos desafios.

  • E.

    ao caráter reativo do modelo de gestão.

As empresas refletem em seu clima e em sua cultura os desvios comportamentais daqueles que as dirigem. De Vries e Miller descrevem tipologias comportamentais apresentadas pelos executivos que refletem na cultura organizacional. O executivo que exige obediência irrestrita e é meticuloso, projeta uma organização perfeccionista; os relacionamentos interpessoais pautam-se pela dominância / submissão; há falta de espontaneidade; as regras devem ser seguidas com obstinação. Esse tipo caracteriza uma organização

  • a.

    paranóide.

  • b. esquizóide.
  • c.

    dramática.

  • d.

    depressiva.

  • e.

    compulsiva.

Para Herzberg as pessoas têm categorias diferentes de necessidades. Política e administração, relações interpessoais e segurança são denominados fatores

  • a.

    sociais.

  • b.

    motivadores.

  • c.

    fisiológicos.

  • d.

    de higiene.

  • e.

    de estima.

Marque se as frases a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V) e assinale a opção correta.

( ) Por clima organizacional se entende a infl uência do ambiente interno e externo da organização sobre a motivação dos participantes.

( ) A cultura organizacional compreende um conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou de uma organização.

( ) A cultura organizacional compreende um conjunto de valores e idéias, formas de agir, pensar e sentir partilhadas na organização, com certa regularidade no tempo e no espaço.

( ) Motivação para o trabalho é o resultado que uma pessoa consegue com a aplicação de um esforço ou ação que leva ao desempenho profi ssional positivo.

  • A.

    V, F, V, F

  • B.

    F, V, F, F

  • C.

    V, V, F, V

  • D.

    V, V, V, F

  • E.

    F, V, F, V

Pessoas com motivação, conhecimentos e habilidades coerentes com os desafios que a organização tem de enfrentar por causa da concorrência, da crescente consciência dos consumidores e das novas relações de trabalho é o que as organizações vêm buscando atualmente. A propósito dessa assertiva, assinale a opção incorreta acerca da administração de recursos humanos.

  • A.

    Desenvolvimento de pessoas é o processo de aprendizagem que tem como foco dotar empregados de habilidades mais amplas, que proporcionem oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional.

  • B.

    Renovar a cultura organizacional existente e motivar e encorajar o desenvolvimento profissional dos próprios empregados são vantagens do processo de recrutamento externo.

  • C.

    O treinamento tem sido utilizado como uma poderosa ferramenta destinada a tornar as pessoas mais produtivas. A esse respeito, é correto utilizar programas de treinamento para promover o desenvolvimento de atitudes e conceitos.

  • D.

    A avaliação de desempenho possibilita identificar dificuldades de adequação da pessoa ao cargo ocupado e carências de treinamento.

Uma empresa pode apresentar alguns tipos de doenças organizacionais que irão prejudicar seu desenvolvimento. Não pode ser classificada como uma doença organizacional, segundo (Mello, 1978:101):

  • A.

    econômicas.

  • B.

    financeiras.

  • C.

    mercadológicas.

  • D.

    cultura organizacional.

  • E.

    comportamentais.

O sistema de significados que distingue uma organização das outras é:

  • A. estrutura física.
  • B. cultura organizacional.
  • C. gestão por excelência.
  • D. gestão por resultados.
  • E. formalismo.

Acerca dos conceitos da ergonomia, julgue os itens a seguir.

Por ser uma organização cuja maior parte do trabalho é realizada em ambiente de escritório, as preocupações do MPE/TO, no que se refere à ergonomia, devem voltar-se essencialmente para os aspectos de iluminação, temperatura e ruído do ambiente de trabalho, posto que o risco de problemas musculoesqueléticos é praticamente nulo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos conceitos da ergonomia, julgue os itens a seguir.

Intensidade da iluminação adequada, contrastes pouco intensos e ausência de ofuscamento indicam que as condições básicas de conforto visual são atendidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em toda organização, pública ou privada, a convivência diária, o intercâmbio de experiências na busca dos objetivos e a interação com o ambiente, conformam diversos tipos de cultura organizacional. A cultura organizacional adequadamente apta ao aprendizado e à inovação está orientada para

  • A. o cumprimento rigoroso de procedimentos escritos. Nesta cultura, o poder do cargo é mais importante que seu ocupante.
  • B. a realização das tarefas, onde todo o planejamento está voltado para a otimização dos recursos humanos, materiais e financeiros. Nesta cultura, o poder provém da competência e da eficiência no cumprimento dos objetivos definidos por regras e procedimentos.
  • C. o respeito às hierarquias tanto formais como informais, onde as decisões são tomadas pelos que ocupam o topo da pirâmide do organograma da organização e rigorosamente cumpridas pelos empregados.
  • D. a valorização tanto dos clientes como dos empregados. Nesta cultura, o poder está nas mãos daqueles gerentes dispostos a correr riscos quando julgam a mudança necessária.
  • E. o crescimento pessoal e profissional dos empregados, onde o poder está nas mãos daqueles gerentes que valorizam mais o bem-estar e a satisfação dos membros da organização do que para o cumprimento dos objetivos da organização.
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