Questões de Administração do ano 2006

Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Burns e Stalker, em pesquisa realizada junto a organizações industriais, identificaram dois modelos administrativos com características próprias.

Correlacione a coluna A, modelos, com a coluna B, características.

Escolha a opção correta.

  • A.

    A1 - B3; A1 - B7; A2 - B5; A2 - B4

  • B.

    A1 - B5; A1 - B1; A2 - B2; A2 - B3

  • C.

    A1 - B8; A1 - B5; A2 - B1; A2 - B6

  • D.

    A1 - B2; A1 - B4; A2 - B3; A2 - B7

  • E.

    A1 - B3; A1 - B6; A2 - B1; A2 - B8

Os instrumentos gráficos que, respectivamente, representam a estrutura organizacional da empresa, a seqüência operacional do desenvolvimento de um processo e a análise das tarefas individuais são:

  • A. diagrama de relação, gráfico de estratificação e lista de verificação.
  • B. gráfico de barras, QDT e gráfico PERT-COM.
  • C. gráfico de Ishikawa, histograma e folha de coleta.
  • D. diagrama de causa e efeito, diagrama de correlação e gráfico de forças.
  • E. organograma, fluxograma e quadro de distribuição de tarefas.

Quanto à avaliação, um analista de organização, métodos e sistemas não deve:

  • A.

    preparar um programa de trabalho para as atividades de auditoria.

  • B.

    fazer uma auditoria adequada.

  • C.

    entrevistar os colaboradores e anotar problemas e/ou sugestões.

  • D.

    documentar os pontos e os aspectos a serem analisados.

  • E.

    padronizar os procedimentos administrativos.

Um dos conceitos de O&M é que se trata de um conjunto de técnicas e ferramentas para análise e aperfeiçoamento de rotinas e processos para a elaboração de Planos de Ação como suporte às atividades operacionais de instituições, dentre elas, as unidades de informação. Considerando este conceito, o objetivo primordial de O&M é:

  • A.

    elaborar e analisar as rotinas.

  • B.

    padronizar manuais.

  • C.

    otimizar os serviços das unidades de informação

  • D.

    diagramar fluxos de trabalho.

  • E.

    estudar layout.

Analise as afirmativas abaixo com relação às atividades desenvolvidas pela área de Organização, Sistemas e Métodos:

I. Os resultados obtidos pela aplicação das técnicas de Organização, Sistemas e Métodos são de natureza quantitativa.

II. Os resultados obtidos pela aplicação das técnicas de Organização, Sistemas e Métodos são de natureza quantitativa e qualitativa.

III. A finalidade essencial de Organização, Sistemas e Métodos é racionalizar os métodos de trabalho de forma a habituar o indivíduo a produzir mais e melhor dentro de uma unidade de tempo.

IV. A finalidade essencial de Organização, Sistemas e Métodos é realizar o controle de qualidade em empresas industriais.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

  • A. III
  • B. I
  • C. II e IV
  • D. II e III
  • E. I, II, III e IV

Com base nos conhecimentos sobre organização, sistemas e métodos, assinale a opção correta.

  • A.

    O fluxograma vertical e horizontal tem como características a possibilidade de descrição de fluxos alternativos do processo e a descrição dos passos no interior dos símbolos.

  • B.

    Tempo, capacidade profissional, equilíbrio no volume de trabalho e possibilidades preliminares de mudança são itens utilizados na análise do quadro de distribuição de tarefas.

  • C.

    O fluxograma de blocos apresenta uma visão genérica do que ocorre no processo em análise e tem como objetivo fornecer dados para uma análise superficial do processo.

  • D.

    A partir do final da década passada, as empresas passaram a dar ênfase à gestão de processos como uma evolução das técnicas, conceitos e abrangência de OSM. Nessa técnica de gestão, os processos latentes englobam as atividades que dão suporte às atividades diretamente relacionadas ao core business da organização.

Indique a que critério de departamentalização se refere cada frase.

I. Privilegia a especialização e o máximo de utilização das habilidades técnicas das pessoas.

II. Facilita o emprego de tecnologia, das máquinas e equipamentos, do conhecimento e da mão-de-obra.

III. Adapta-se as peculiaridades de cada mercado consumidor.

Escolha a opção correta.

  • A.

    I e III – departamentalização por cliente.

  • B.

    III – departamentalização por processo.

  • C.

    I – departamentalização funcional.

  • D.

    II e III – departamentalização por produto.

  • E.

    II – departamentalização por período.

Assinale a alternativa que contenha apenas aspectos relacionados à gestão do conhecimento nas organizações.

  • A. Foco nos ativos intangíveis, gerenciamento de dados, retenção de conhecimentos tácitos.
  • B. Foco nos ativos tangíveis, catalogação de informações, compartilhamento apenas de conhecimentos explícitos.
  • C. Foco nos ativos intangíveis, gerenciamento de informações, compartilhamento de conhecimentos.
  • D. Foco nos ativos tangíveis, gerenciamento de informações, retenção de conhecimentos explícitos.
  • E. Foco nos ativos intangíveis, compartilhamento de bancos de dados, disseminação apenas de conhecimentos tácitos.

Em relação à questão do papel gerencial nos processos de gestão do conhecimento organizacional é correto afirmar que:

  • A. a média gerência deve atuar como um filtro entre os níveis operacional e estratégico, promovendo a seleção, o tratamento e a armazenagem das informações julgadas relevantes.
  • B. a ausência de gerência no nível operacional é fator chave para que haja a adequada conversão entre conhecimentos tácitos e explícitos.
  • C. à alta gerência cabe o papel exclusivo de padronizar os processos de trabalho da organização, garantindo a retenção de conhecimentos explícitos.
  • D. a média gerência possui um papel estratégico pois está situada na interseção dos fluxos vertical e horizontal de informação da organização.
  • E. a alta gerência deve minimizar os níveis de conhecimento explícito, pois caso contrário há o forte risco de informações estratégicas da organização tornarem-se públicas.

A departamentalização é conceituada por especialistas de Organização e Métodos (O&M), entre eles Antonio Cury, como "o processo de institucionalização de unidades organizacionais por meio da divisão do trabalho geral em suas funções componentes, desde as principais às mais especializadas, e/ou do grupamento de atividades homogêneas". A departamentalização da estrutura formal implica na consideração dos seguintes fatores, exceto:

  • A. importância das atividades.
  • B. custo da estrutura.
  • C. ênfase na especialização.
  • D. processo de controle e coordenação.
  • E. processo decisório relativo às áreas e/ou departamentos centralizado na cúpula administrativa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...