Questões de Administração do ano 2006

Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente, ou seja, o intercâmbio de pessoas entre a organização e o ambiente, definido pelo volume de pessoas que ingressam e que saem da organização, é denominado:

  • A.

    feedback;

  • B.

    rotação organizacional;

  • C.

    changing;

  • D.

    rotatividade organizacional;

  • E.

    turnover.

A respeito das disfunções na cultura organizacional, que são desvios no comportamento coletivo, considere as características abaixo:

1. Tendência a utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes.

2. Assistência generalizada à necessidade de processos e mudanças ambientais.

 3. Uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce para a falta de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com os outros grupos.

4. Aceitação irrestrita das necessidades de mudanças internas comprometendo a convivência dos grupos.

São exemplos de disfunções na cultura organizacional os comportamentos descritos em:

  • A.

    1 e 3 apenas.

  • B.

    3 e 4 apenas.

  • C.

    1 e 2 apenas.

  • D.

    1 e 4 apenas.

  • E.

    2 e 3 apenas.

Cultura organizacional refere-se a um sistema de valores e crenças compartilhados pelos membros de uma organização. As características básicas que, em conjunto captam a essência da cultura de uma empresa são:

  • A.

    orientação para resultados, estabilidade e crenças.

  • B.

    resultados, assunção de riscos e valores compartilhados

  • C.

    inovação e assunção de riscos, estabilidade e orientação para pessoas

  • D.

    agressividade, acomodação e estabilidade

  • E.

    atenção aos detalhes, valores compartilhados e orientação organizacional.

Em relação aos conceitos, aos objetivos e às abordagens de clima organizacional e gestão de conflitos, julgue os itens seguintes.

Clima organizacional está ligado, diretamente, à maneira como o colaborador percebe a organização, com a sua cultura, suas normas, seus usos e costumes, como ele interpreta todos esses pontos e como reage, positiva ou negativamente, a essa interpretação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos conceitos, aos objetivos e às abordagens de clima organizacional e gestão de conflitos, julgue os itens seguintes.

São benefícios da pesquisa de clima organizacional a potencialização de propulsores, o balizamento de programas de treinamento, a obtenção de sinergia dos colaboradores e de sinergia das lideranças.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos conceitos, aos objetivos e às abordagens de clima organizacional e gestão de conflitos, julgue os itens seguintes.

São três as dimensões básicas para investigações sobre clima organizacional: dimensão psicológica, dimensão organizacional e dimensão formal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos conceitos, aos objetivos e às abordagens de clima organizacional e gestão de conflitos, julgue os itens seguintes.

São objetos de estudo da dimensão organizacional os grupos de interesse, os formadores de opinião e os focos de resistência a mudanças.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à cultura e ao poder nas organizações, julgue os itens subseqüentes.

Os conceitos de cultura organizacional apresentam em comum o fato de a considerarem historicamente determinada, holística, relacionada ao conceito antropológico, socialmente construída e de difícil mudança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à cultura e ao poder nas organizações, julgue os itens subseqüentes.

A cultura organizacional não pode ser considerada forma de controle, incapaz de garantir que as diferentes unidades e membros da organização atuem de forma coordenada e cooperativa, de modo que os recursos sejam obtidos e despendidos de maneira apropriada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à cultura e ao poder nas organizações, julgue os itens subseqüentes.

Na organização, o poder é uma posse unilateral e não uma relação sócia.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...