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Quanto à estrutura organizacional de uma empresa podese afirmar que:
Se a empresa prestar vários tipos de serviços de elevado grau técnico, deve-se estruturá-la de forma verticalizada.
Se a empresa prestar um tipo de serviço de elevado grau técnico, pode-se estruturá-la de forma verticalizada.
Se a empresa vende vários tipos de itens destinados a fornecedores diferentes em ambientes diferentes, então o treinamento das equipes de vendas deve ser feito de maneira que todos os vendedores possam ser alocados em qualquer departamento;
A departamentalização do tipo linha-staff não deve ser mais utilizada, pois várias pesquisas científicas comprovam que esse tipo de departamentalização não funciona;
A estrutura de uma organização por administração por objetivos não deve ser executada em empresas que prestam serviços, pois aumenta muito a necessidade dos meios necessários.
Quanto a departamentalização das organizações, pode-se afirmar que uma das desvantagens da departamentalização por funções é:
Permitir agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.
Não garantir plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.
Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos devido à ênfase nas especialidades.
Não refletir elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização.
Não orientar as pessoas para uma específica atividade, não concentrando sua competência de maneira eficaz, e também não simplifica o treinamento do pessoal.
Uma forma de departamentalização das organizações é a departamentalização por produtos ou serviços. Pode-se afirmar que uma das vantagens desta departamentalização é:
Facilita a inovação, que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto. A estratégia de crescimento de muitas empresas levou-as a abandonar a departamentalização funcional para adotarem a estrutura de departamentos de produtos.
Dispersão dos especialistas em subgrupos orientados para diferentes produtos.
Ser aconselhada para empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos, por trazer redução de custos.
Não enfatizar a coordenação em detrimento da especialização.
Não provocar medo de desemprego nos funcionários por descontinuidade do produto.
Quanto à departamentalização, podemos afirmar que:
É um processo utilizado por empresas que não possuem critérios objetivos de organização.
É um processo que se define o curso de ação para a tomada de decisão.
É um processo longo e demorado, onde a eficiência e a eficácia não são pontos cruciais.
É um processo que estabelece unidades compostas de grupos, com funções relacionadas
É um processo pelo qual o grau de incerteza nas decisões é maior, pois as funções não possuem similaridade.
Para melhor compreender o ambiente das organizações, faz-se necessário dividi-lo em dois segmentos: ambiente geral (ou macroambiente) e ambiente de tarefa. Em relação ao ambiente de tarefa, podemos afirmar que:
É específico de cada empresa e é constituído de um conjunto amplo e complexo de fatores ou variáveis internas que influenciam a organização e que são influenciadas por ela.
É específico de cada organização e é constituído pelas partes do ambiente que são importantes para a organização alcançar seus objetivos.
É comum a todas as organizações e corresponde ao segmento ou setor que a organização pertence.
É comum a todas as organizações e é constituído de um conjunto de fatores ou variáveis internas que não influenciam a organização.
É comum a um grupo específico de organizações que possuem como vantagem competitiva o preço no mercado internacional.
As opções a seguir apresentam afirmações a respeito de aspectos gerais da estratégia, estrutura e desempenho de uma organização. Assinale a única verdadeira:
Na integração horizontal, procuram-se produtos e serviços complementares.
A integração empresarial depende apenas da estrutura organizacional.
O desempenho de uma empresa independe de sua estratégia.
A estratégia de uma empresa depende principalmente da sua estrutura.
O ambiente de uma empresa é tudo aquilo que pode ser controlado.
A empresa Criativa S. A. optou por desenvolver a departamentalização por projetos, onde ocorre a combinação de estruturas por função e por produto. Foi solicitado que se apresentasse um organograma da nova estrutura. O organograma escolhido foi:
matricial
de linha
BCG
cruzado ou conjugado
linha x staff
Ao optar pela departamentalização por projeto, a qual combina as estruturas por função e por produto, a diretoria do Laboratório LABOMED Ltda. solicitou a você que traduzisse esta opção em um novo organograma, sendo escolhido o organograma:
Selecione a opção que corretamente se relaciona à definição a seguir: Significa a capacidade da organização de adaptar um sistema produtivo para fornecer de forma eficiente diferentes produtos e serviços de acordo com a demanda do mercado.
Flexibilidade Organizacional
Trabalho em equipe
Programa de Qualidade
Melhoria contínua de processos
Aprendizagem Organizacional
Algumas organizações tendem a funcionar como grupos unitários, outras como sistemas políticos vibrantes, tendo o tipo de política pluralista (...) como base, enquanto outras são campos de batalha onde grupos rivais se engajam em guerras contínuas.
Características unicista, pluralista e radical são freqüentemente encontradas, respectivamente, em organizações que desenvolvem:
história longa e contínua de administração paternalista; lugar para os empregados adquirirem autonomia; e distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns.
história longa e contínua de administração pluralista; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns; e autonomia dos empregados.
história longa e contínua de administração radical; autonomia dos empregados; e distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns.
história longa e contínua de administração pluralista com autonomia dos empregados; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são raros; e lugar para os empregados adquirirem autonomia.
história longa e contínua de administração radical, mas com autonomia dos empregados; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns; e tendência à liberalidade nas decisões pautadas no coletivo.
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