Questões de Administração do ano 2006

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Quanto à estrutura organizacional de uma empresa podese afirmar que:

  • A.

    Se a empresa prestar vários tipos de serviços de elevado grau técnico, deve-se estruturá-la de forma verticalizada.

  • B.

    Se a empresa prestar um tipo de serviço de elevado grau técnico, pode-se estruturá-la de forma verticalizada.

  • C.

    Se a empresa vende vários tipos de itens destinados a fornecedores diferentes em ambientes diferentes, então o treinamento das equipes de vendas deve ser feito de maneira que todos os vendedores possam ser alocados em qualquer departamento;

  • D.

    A departamentalização do tipo linha-staff não deve ser mais utilizada, pois várias pesquisas científicas comprovam que esse tipo de departamentalização não funciona;

  • E.

    A estrutura de uma organização por administração por objetivos não deve ser executada em empresas que prestam serviços, pois aumenta muito a necessidade dos meios necessários.

Quanto a departamentalização das organizações, pode-se afirmar que uma das desvantagens da departamentalização por funções é:

  • A.

    Permitir agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.

  • B.

    Não garantir plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, porque se baseia no princípio da especialização ocupacional.

  • C.

    Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos devido à ênfase nas especialidades.

  • D.

    Não refletir elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização.

  • E.

    Não orientar as pessoas para uma específica atividade, não concentrando sua competência de maneira eficaz, e também não simplifica o treinamento do pessoal.

Uma forma de departamentalização das organizações é a departamentalização por produtos ou serviços. Pode-se afirmar que uma das vantagens desta departamentalização é:

  • A.

    Facilita a inovação, que requer cooperação e comunicação de vários grupos contribuintes para o produto. A estratégia de crescimento de muitas empresas levou-as a abandonar a departamentalização funcional para adotarem a estrutura de departamentos de produtos.

  • B.

    Dispersão dos especialistas em subgrupos orientados para diferentes produtos.

  • C.

    Ser aconselhada para empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos, por trazer redução de custos.

  • D.

    Não enfatizar a coordenação em detrimento da especialização.

  • E.

    Não provocar medo de desemprego nos funcionários por descontinuidade do produto.

Quanto à departamentalização, podemos afirmar que:

  • A.

    É um processo utilizado por empresas que não possuem critérios objetivos de organização.

  • B.

    É um processo que se define o curso de ação para a tomada de decisão.

  • C.

    É um processo longo e demorado, onde a eficiência e a eficácia não são pontos cruciais.

  • D.

    É um processo que estabelece unidades compostas de grupos, com funções relacionadas

  • E.

    É um processo pelo qual o grau de incerteza nas decisões é maior, pois as funções não possuem similaridade.

Para melhor compreender o ambiente das organizações, faz-se necessário dividi-lo em dois segmentos: ambiente geral (ou macroambiente) e ambiente de tarefa. Em relação ao ambiente de tarefa, podemos afirmar que:

  • A.

    É específico de cada empresa e é constituído de um conjunto amplo e complexo de fatores ou variáveis internas que influenciam a organização e que são influenciadas por ela.

  • B.

    É específico de cada organização e é constituído pelas partes do ambiente que são importantes para a organização alcançar seus objetivos.

  • C.

    É comum a todas as organizações e corresponde ao segmento ou setor que a organização pertence.

  • D.

    É comum a todas as organizações e é constituído de um conjunto de fatores ou variáveis internas que não influenciam a organização.

  • E.

    É comum a um grupo específico de organizações que possuem como vantagem competitiva o preço no mercado internacional.

As opções a seguir apresentam afirmações a respeito de aspectos gerais da estratégia, estrutura e desempenho de uma organização. Assinale a única verdadeira:

  • A.

    Na integração horizontal, procuram-se produtos e serviços complementares.

  • B.

    A integração empresarial depende apenas da estrutura organizacional.

  • C.

    O desempenho de uma empresa independe de sua estratégia.

  • D.

    A estratégia de uma empresa depende principalmente da sua estrutura.

  • E.

    O ambiente de uma empresa é tudo aquilo que pode ser controlado.

A empresa Criativa S. A. optou por desenvolver a departamentalização por projetos, onde ocorre a combinação de estruturas por função e por produto. Foi solicitado que se apresentasse um organograma da nova estrutura. O organograma escolhido foi:

  • A.

    matricial

  • B.

    de linha

  • C.

    BCG

  • D.

    cruzado ou conjugado

  • E.

    linha x staff

Ao optar pela departamentalização por projeto, a qual combina as estruturas por função e por produto, a diretoria do Laboratório LABOMED Ltda. solicitou a você que traduzisse esta opção em um novo organograma, sendo escolhido o organograma:

  • A. Escalar
  • B. BCG
  • C. De linha
  • D. Linha x "staff"
  • E. Matricial.

Selecione a opção que corretamente se relaciona à definição a seguir: Significa a capacidade da organização de adaptar um sistema produtivo para fornecer de forma eficiente diferentes produtos e serviços de acordo com a demanda do mercado.

  • A.

    Flexibilidade Organizacional

  • B.

    Trabalho em equipe

  • C.

    Programa de Qualidade

  • D.

    Melhoria contínua de processos

  • E.

    Aprendizagem Organizacional

Algumas organizações tendem a funcionar como grupos unitários, outras como sistemas políticos vibrantes, tendo o tipo de política pluralista (...) como base, enquanto outras são campos de batalha onde grupos rivais se engajam em guerras contínuas.
Características unicista, pluralista e radical são freqüentemente encontradas, respectivamente, em organizações que desenvolvem:

  • A.

    história longa e contínua de administração paternalista; lugar para os empregados adquirirem autonomia; e distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns.

  • B.

    história longa e contínua de administração pluralista; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns; e autonomia dos empregados.

  • C.

    história longa e contínua de administração radical; autonomia dos empregados; e distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns.

  • D.

    história longa e contínua de administração pluralista com autonomia dos empregados; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são raros; e lugar para os empregados adquirirem autonomia.

  • E.

    história longa e contínua de administração radical, mas com autonomia dos empregados; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns; e tendência à liberalidade nas decisões pautadas no coletivo.

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