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Com relação ao processo de comunicação nas organizações, julgue os itens subseqüentes.
A hierarquização impede o fluxo eficaz de informações e favorece o trabalho isolado dos setores.
Cada um dos próximos itens, relativos à dinâmica das organizações, apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Carolina, diretora de pessoal de uma organização, delegou a Marcelo, seu subordinado imediato, toda a responsabilidade do exercício de determinada tarefa, pois Marcelo tem desempenhado as atividades inerentes a seu cargo com atenção e competência. Nessa situação, Carolina agiu adequadamente, devido ao histórico profissional de Marcelo.
Em relação aos critérios de departamentalização, julgue os itens que se seguem.
Uma empresa deve ter, em todos os seus níveis hierárquicos, os mesmos critérios de departamentalização.
Em relação aos critérios de departamentalização, julgue os itens que se seguem.
É comum empresas usarem diferentes critérios de departamentalização na mesma estrutura organizacional.
Em relação aos critérios de departamentalização, julgue os itens que se seguem.
O uso do critério de departamentalização por processo deve ficar restrito ao primeiro nível hierárquico das empresas.
Acerca das características básicas das organizações formais, assinale a opção incorreta.
A departamentalização é influenciada por atos de descentralização funcional e de delegação de competência.
A departamentalização por função tem como vantagem a especialização das unidades.
Considere que uma organização apresente as seguintes unidades organizacionais: atendimento ao menor, atendimento ao idoso, atendimento à mulher. Nesse caso, é correto afirmar que a organização utiliza o cliente como critério de departamentalização.
Importância das atividades, necessidades de controle e coordenação de atividades e ênfase na especialização são fatores a serem considerados no processo de departamentalização.
A definição básica de organização é:
Associação de pessoas e máquinas;
Associação de Processos e máquinas;
Duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos.
Planejamento e processos com objetivos definidos;
Organização de projetos.
Quanto à função administrativa "organizar", pode-se dizer que é
definir as metas de produção.
o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade, e os recursos entre os membros de uma organização de modo que cada um atinja seus objetivos e assim a organização atinja o seu.
o processo de arrumar e alocar o trabalho, entre os membros de uma organização de modo que cada um atinja seus objetivos.
o processo de ensinar cada um dos membros da organização para que saibam o que fazer e estejam motivados.
o processo de definição dos objetivos e metas da organização.
Quanto aos níveis de administração pode-se afirmar que:
Os gerentes de primeira linha são responsáveis pelo planejamento estratégico das organizações.
Os gerentes médios nunca terão subordinados operacionais.
Os gerentes de topo são responsáveis pelo planejamento operacional das organizações.
Os gerentes de topo são responsáveis pelo planejamento estratégico das organizações.
Os gerentes médios definem a forma e a cadência do crescimento das organizações, e são chefiados pelos gerentes de primeira linha.
Pode-se afirmar que em uma organização burocrática predominam:
normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, nos estados modernos, nos exércitos.
características patriarcais e patrimonialistas, como família, o clã, a sociedade medieval.
características místicas, arbitrárias e personalísticas, como nos grupos revolucionários, nos partidos políticos, nas nações em revolução.
características humanísticas e aleatórias.
características matemáticas e estatísticas.
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