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Administração - Organização - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Os sistemas com estrutura organizacional flexível, mutável, adaptativa, baseada no conhecimento e na consulta, com decisões descentralizadas inseridos em um ambiente instável e dinâmico são os:
Mecânicos
Burocráticos
Participativos
Orgânicos
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 38, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quais os tipos de estruturas organizacionais?
Mista e Formal.
Organograma e Fluxograma.
Hierárquica e Vertical.
Horizontal e Vertical.
A Empresa SOLEX havia experimentado um enorme crescimento nos últimos anos em função do volume de projetos contratados. Mas a estrutura organizacional da SOLEX estava extremamente centralizada, com autoridade e responsabilidade fortemente concentradas na diretoria. Você sugeriu uma reestruturação organizacional através da descentralização de poder baseado no argumento de que:
Tirar proveito da especialização, facilitar o controle e dar importância adequada às atividades são fatores básicos da:
A empresa Criativa S. A. optou por desenvolver a departamentalização por projetos, onde ocorre a combinação de estruturas por função e por produto. Foi solicitado a você que apresentasse um organograma da nova estrutura. O organograma escolhido foi:
A Transportadora Veloz atua em todo o território nacional e, para facilitar a sua operação é departamentalizada por função e por território. O seu presidente, preocupado com a sazonalidade da demanda optou por flexibilizar a estrutura e definir sistemas temporários de planejamento de Recursos Humanos, capazes de constante adaptação às mutações rápidas e substanciais. Para tanto, ele optou pela forma de organização conhecida como:
A empresa Floristas Amistosas Ltda., que comercializa flores e arranjos, tendo vivenciado uma expansão muito grande nos últimos cinco anos, percebeu um crescimento que já não mais comportava a centralização original. Quais tipos de departamentalização devem ser privilegiados para melhor atender à expansão territorial verificada e à maximização dos resultados nas novas lojas implantadas?
Paul Hersey e Douglas Scott definem que uma organização é um sistema composto de vários subsistemas interrelacionados: o humano/social, o administrativo/estrutural, o informativo/decisório, e o econômico/tecnológico. Como demostra a figura abaixo, se todo o sistema funciona bem, cada uma de suas partes, ou subsistemas, interage eficazmente com as outras. De acordo com Ichak Adizes, para gerir eficazmente uma organização são necessárias quatro funções: produzir, implementar, inovar e integrar. Cada um desses papéis está claramente relacionado com um dos quatro subsistemas mencionados.
Em um ambiente em constante mutação, o gerente deve ser empreendedor, ter discernimento, critério para mudar as metas e os métodos utilizados para atingi-las. Deve ser inovador enfatizando o subsistema administrativo/estrutural.
O principal requisito de um gerente é possuir apenas um conhecimento funcional de sua área, destacando- se, assim, a função produzir, que enfatiza atividades do sistema econômico/tecnológico.
O gerente, no papel de implementador, coordena, controla e disciplina, verificando ainda se tudo funciona conforme o previsto. A ênfase é dada no subsistema humano/social.
O gerente, para bem administrar, requer coordenação de várias pessoas desempenhando papéis que podem parecer conflitantes, mas, na verdade, as funções produzir, implementar, inovar e integrar são intercomplementares.
Como integrador, o gerente transforma as estratégias individuais em estratégias de grupo; riscos individuais tornam-se riscos de grupo; metas individuais são harmonizadas em metas de grupo e, finalmente, o empreendimento individual desponta como empreendimento de grupo. A função integrar enfatiza o subsistema informativo/decisório.
Henry Mintzberg define que a estrutura organizacional de uma empresa envolve duas exigências fundamentais: a divisão do trabalho em tarefas distintas e a realização da coordenação entre essas tarefas. A coordenação provou ser um trabalho mais complicado, que envolve vários meios, denominados mecanismos de coordenação. Os mecanismos de coordenação definidos são cinco: ajuste mútuo, supervisão direta, padronização dos processos de trabalho, padronização dos resultados do trabalho e padronização das habilidades dos trabalhadores.
Nessa perspectiva, é correto afirmar que
as habilidades (e o conhecimento) são padronizados quando o tipo de treinamento exigido para o desempenho do trabalho não é especificado.
a supervisão direta assume a coordenação quando uma pessoa passa a ser responsável pelo trabalho das outras, dispensando instruções e monitoramento das ações.
os processos do trabalho são padronizados quando o conteúdo do trabalho não é especificado ou programado.
os outputs são padronizados quando os resultados do trabalho por exemplo, as dimensões do produto ou o desempenho – não são especificados.
o ajuste mútuo obtém a coordenação do trabalho pelo simples processo de comunicação informal.
Estrutura altamente orgânica, com pouca formalização do comportamento; especialização do trabalho é altamente horizontalizada; tendência a agrupar especialistas; adoção da descentralização seletiva das equipes localizadas em vários pontos da organização, envolvendo vários grupos formados por gerentes de linha, especialistas operacionais e assessores. Trata-se de estrutura organizacional do tipo
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