Questões de Administração do ano 2006

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Sobre centralização e descentralização administrativa, analise as afirmativas a seguir:

I. A descentralização, também chamada de desconcentração administrativa, consiste na distribuição interna de competências entre os órgãos que integram a estrutura de uma mesma pessoa jurídica.

II. Na Administração Direta, a atividade administrativa será desenvolvida diretamente por um dos entes que integram a federação brasileira, ou seja, União, Estados, Distrito Federal e municípios, através dos órgãos e agentes que integram a sua estrutura.

III. Na descentralização, pode haver delegação de funções de um poder para órgãos de outro poder.

É/São verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):

  • A. I;
  • B. II;
  • C. III;
  • D. I e II;
  • E. I e III.

As organizações formais necessitam descobrir formas eficazes de administração; uma delas é a departamentalização, que pode ser entendida como:

  • A.

    o agrupamento de funções relacionadas em unidades gerenciáveis para atingir objetivos organizacionais de maneira eficiente e eficaz;

  • B.

    uma quantidade significativa de autoridade delegada aos níveis mais baixos de uma organização;

  • C.

    a forma de delegação que envolve uma quantidade ilimitada de poder, conforme os objetivos organizacionais;

  • D.

    a divisão de pessoas, conforme a delegação de autoridade de cada uma, envolvendo a combinação de uma forma possível;

  • E.

    um novo método de gerenciamento, com base na delegação, na centralização e nos padrões de desempenho.

A estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente divididas, agrupadas e coordenadas. Assim sendo, existem alguns elementos fundamentais que os gestores precisam considerar quando projetam a estrutura da organização:

  • A.

    a cadeia de comando, que apresenta a autoridade fluindo dos níveis mais baixos da organização para os mais altos;

  • B.

    a centralização e a descentralização, que envolvem a delegação de autoridade; e a cadeia de comando, que representa a definição clara da autoridade;

  • C.

    o produto ou processo que será fabricado pela organização e os níveis de comando do núcleo operacional e fabril;

  • D.

    a especialização do trabalho, que permite identificar a autoridade para a tomada de decisão;

  • E.

    a formalização, que envolve o nível adequado de centralização, e permite à organização responder com rapidez às exigências do mercado interno.

A departamentalização segue alguns critérios ou tipos fundamentais, que são:

  • A.

    funcional; por processo; por agrupamento e por produtividade;

  • B.

    funcional; por processo; por produto ou serviço; por cliente e por área geográfica;

  • C.

    funcional; por normas; por combinação; por diferenciação e por delegação;

  • D.

    funcional; por produção e por normas industriais;

  • E.

    por processo; por finanças e por normas institucionais.

A representação gráfica e abreviada da estrutura organizacional de uma empresa, representando seus órgãos, funções e níveis administrativos, é feita através do:

  • A. mapograma;
  • B. fluxograma;
  • C. cronograma;
  • D. funcionograma;
  • E. organograma.

A estrutura organizacional de uma empresa na forma de "estrutura linear" apresenta como vantagem:

  • A. aplicação simples;
  • B. alívio para a direção;
  • C. organização flexível;
  • D. favorecimento da especialização;
  • E. favorecimento do espírito de equipe.

A estrutura organizacional de uma empresa na forma de "estrutura linear" apresenta como desvantagem:

  • A. decisões mais lentas;
  • B. exigir chefes excepcionais;
  • C. alto custo de administração;
  • D. difícil transmissão de ordens;
  • E. difícil manutenção da disciplina.

A estrutura organizacional staff-on-line segue as características básicas da estrutura linear, distinguindo-se desta pela existência de órgãos de staff junto aos gerentes de linha. Esses órgãos de staff têm a função de assessoramento e de aconselhamento ao executivo a que estão ligados. Uma das vantagens da estrutura staff-on-line é:

  • A.

    o staff fortalece a autoridade dos chefes de linha;

  • B.

    os órgãos de execução aceitam bem as sugestões do staff;

  • C.

    possibilitar melhor controle de qualidade e da quantidade;

  • D.

    dispensar coordenação das orientações emanadas pelo staff;

  • E.

    as sugestões nunca são confundidas com as ordens nem entram em conflito com estas.

Uma das desvantagens da estrutura organizacional staffon- line é:

  • A.

    facilitar o melhor controle da quantidade;

  • B.

    dificultar o melhor controle da quantidade;

  • C.

    utilizar em menor grau a divisão do trabalho;

  • D.

    gerar reação dos órgãos de execução contra as sugestões do staff;

  • E.

    dificultar a participação de especialistas em qualquer ponto da linha hierárquica.

No processo administrativo, dividir o trabalho, agrupar as atividades em uma estrutura lógica, designar as pessoas para sua execução e alocar os recursos referem-se à função:

  • A.

    Organizar

  • B.

    Controlar

  • C.

    Dirigir

  • D.

    Planejar

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