Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre centralização e descentralização administrativa, analise as afirmativas a seguir:
I. A descentralização, também chamada de desconcentração administrativa, consiste na distribuição interna de competências entre os órgãos que integram a estrutura de uma mesma pessoa jurídica.
II. Na Administração Direta, a atividade administrativa será desenvolvida diretamente por um dos entes que integram a federação brasileira, ou seja, União, Estados, Distrito Federal e municípios, através dos órgãos e agentes que integram a sua estrutura.
III. Na descentralização, pode haver delegação de funções de um poder para órgãos de outro poder.
É/São verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):
As organizações formais necessitam descobrir formas eficazes de administração; uma delas é a departamentalização, que pode ser entendida como:
o agrupamento de funções relacionadas em unidades gerenciáveis para atingir objetivos organizacionais de maneira eficiente e eficaz;
uma quantidade significativa de autoridade delegada aos níveis mais baixos de uma organização;
a forma de delegação que envolve uma quantidade ilimitada de poder, conforme os objetivos organizacionais;
a divisão de pessoas, conforme a delegação de autoridade de cada uma, envolvendo a combinação de uma forma possível;
um novo método de gerenciamento, com base na delegação, na centralização e nos padrões de desempenho.
A estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente divididas, agrupadas e coordenadas. Assim sendo, existem alguns elementos fundamentais que os gestores precisam considerar quando projetam a estrutura da organização:
a cadeia de comando, que apresenta a autoridade fluindo dos níveis mais baixos da organização para os mais altos;
a centralização e a descentralização, que envolvem a delegação de autoridade; e a cadeia de comando, que representa a definição clara da autoridade;
o produto ou processo que será fabricado pela organização e os níveis de comando do núcleo operacional e fabril;
a especialização do trabalho, que permite identificar a autoridade para a tomada de decisão;
a formalização, que envolve o nível adequado de centralização, e permite à organização responder com rapidez às exigências do mercado interno.
A departamentalização segue alguns critérios ou tipos fundamentais, que são:
funcional; por processo; por agrupamento e por produtividade;
funcional; por processo; por produto ou serviço; por cliente e por área geográfica;
funcional; por normas; por combinação; por diferenciação e por delegação;
funcional; por produção e por normas industriais;
por processo; por finanças e por normas institucionais.
A representação gráfica e abreviada da estrutura organizacional de uma empresa, representando seus órgãos, funções e níveis administrativos, é feita através do:
A estrutura organizacional de uma empresa na forma de "estrutura linear" apresenta como vantagem:
A estrutura organizacional de uma empresa na forma de "estrutura linear" apresenta como desvantagem:
A estrutura organizacional staff-on-line segue as características básicas da estrutura linear, distinguindo-se desta pela existência de órgãos de staff junto aos gerentes de linha. Esses órgãos de staff têm a função de assessoramento e de aconselhamento ao executivo a que estão ligados. Uma das vantagens da estrutura staff-on-line é:
o staff fortalece a autoridade dos chefes de linha;
os órgãos de execução aceitam bem as sugestões do staff;
possibilitar melhor controle de qualidade e da quantidade;
dispensar coordenação das orientações emanadas pelo staff;
as sugestões nunca são confundidas com as ordens nem entram em conflito com estas.
Uma das desvantagens da estrutura organizacional staffon- line é:
facilitar o melhor controle da quantidade;
dificultar o melhor controle da quantidade;
utilizar em menor grau a divisão do trabalho;
gerar reação dos órgãos de execução contra as sugestões do staff;
dificultar a participação de especialistas em qualquer ponto da linha hierárquica.
Administração - Organização - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
No processo administrativo, dividir o trabalho, agrupar as atividades em uma estrutura lógica, designar as pessoas para sua execução e alocar os recursos referem-se à função:
Organizar
Controlar
Dirigir
Planejar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...