Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os seguintes itens, relativos a gestão de processos, gestão por competências e gestão estratégica.
Do ponto de vista organizacional, processos são definidos como um conjunto de tarefas e atividades interligadas que juntas transformam entradas em saídas.
Julgue os seguintes itens, relativos a gestão de processos, gestão por competências e gestão estratégica.
Do ponto de vista da qualidade, o processo é um elemento menor e sua adequação não é determinante no resultado operacional dos procedimentos de produção.
Julgue os seguintes itens, relativos a gestão de processos, gestão por competências e gestão estratégica.
O processo de levantamento e documentação de processos é a primeira etapa de uma análise correta dos processos organizacionais visando uma administração técnica dos mesmos.
O consultor da Silva & Silva, nos trabalhos já efetuados com a comissão de planejamento, previu uma série de mudanças para melhoria de processos, visando tornar a empresa competitiva frente aos concorrentes nacionais e internacionais. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta.
I. A mudança nos processos tende a melhorar a eficiência da empresa.
II. A existência de cultura favorável à mudança torna a empresa mais flexível em seus processos e inovadora, garantindo-lhe vantagem competitiva ante seus concorrentes.
III. Uma das desvantagens da cultura voltada para as mudanças é a criação de alto grau de instabilidade.
IV. Certo grau de estabilidade é necessário para o êxito da empresa a longo prazo.
V. A empresas são mais propensas ao crescimento e a sobrevivência quando a estabilidade e a adaptação são altas dentro dela.
Nenhuma afirmativa está certa.
Há 1 afirmativa certa.
Há 2 afirmativas certas.
Há 3 afirmativas certas.
Há 4 afirmativas certas.
A respeito de organização e métodos de trabalho, julgue os itens seguintes.
Entre as principais funções do analista de organização e métodos, também denominado analista de processos, estão a criação, implantação e melhoria do processo administrativo da organização.
Gerenciar rotinas e processos com eficácia e facilitar a comunicação administrativa pode ter na sua origem estudos de desburocratização. A desburocratização pode ser entendida como:
Na elaboração de um plano de trabalho, é importante criar um ambiente organizacional favorável à solução racional de problemas, conseguindo recursos humanos capacitados, infra-estrutura adequada e metodologias de trabalho. Nesse contexto, metodologia é entendida como uma seqüência de ações planejadas e lógicas, utilizando ferramentas gerenciais adequadas destinadas a facilitar a implementação de um plano de trabalho aceitável para uma situação diagnosticada. Assinale abaixo a ferramenta gerencial menos adequada para utilização no processo de elaboração de um plano de trabalho:
José Ernesto Lima Gonçalves, em artigo publicado na Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (jan./mar., 2000) intitulou o trabalho da seguinte maneira: "As empresas são grandes coleções de processos". Associe na tabela a seguir, a letra relativa ao processo selecionado com o seu respectivo número da "família" de processo:
1A, 2B, 3D, 4E, 5C.
1A, 2D, 3E, 4C, 5B.
1A, 2C, 3D, 4E, 5B.
1A, 2D, 3E, 4B, 5C.
1A, 2C, 3C, 4D, 5B.
Um produto pode ser apresentado ao consumidor de maneira restrita ou ampla. O nível do produto descreve o conjunto de seus atributos: produto básico, produto esperado, produto ampliado e produto potencial. Para manter-se à frente da concorrência, a organização deve pensar no nível potencial do produto, o qual:
explicita o que leva o cliente a comprar o produto.
apresenta o conjunto de atributos que os compradores esperam do produto.
apresenta o conjunto de atributos que os compradores aceitam do produto.
contempla as condições do produto que atendem aos desejos dos compradores.
engloba todas as ampliações e transformações possíveis do produto no futuro.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens que se seguem.
A autoridade do funcionário aprovado em concurso público é reconhecida pelos seus subordinados em razão do poder de coerção exercido por ele quando empossado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...