Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Recompensas e Punições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens seguintes quanto à qualidade e produtividade nas organizações.
Considere a seguinte situação hipotética. João, técnico em contabilidade recém-contratado, aprendendo a incluir no sistema informatizado os dados acerca de débitos e créditos de determinadas contas contábeis da empresa, registrou valores inadequados nos campos de aprovisionamento de férias e de 13.o salário, o que causou o refazimento do trabalho. Nessa situação, João feriu um princípio geral da qualidade.
Um dos fatores de demissão de pessoas das organizações é o alto salário. A alta administração das empresas não ficará com um funcionário que tenha um salário muito acima do mercado, pois encaram esse fato como prejuízo. Para o funcionário isso é um caos social, e empresa perde mão de obra especializada, treinada e integrada à empresa, sem contar com a desmotivação que causa nos funcionários que continuam na organização. Esse problema pode ser evitado com ações contidas em uma das alternativas:
Política salarial que leve em consideração o menor dos salários que o mercado paga – não instituir aumento de salário por tempo trabalho na empresa.
Pesquisa salarial constante e demissão sumária dos que ultrapassam a média salarial do mercado para que não cheguem a receber alto salário - não instituir aumento de salário por tempo trabalho na empresa.
Política salarial que leve em consideração a média dos salários que o mercado paga – não instituir aumento de salário por tempo trabalho na empresa.
Aumentar os benefícios, que não são pagos em dinheiro – instituir aumento de salário por tempo trabalho na empresa.
Política salarial que leve em consideração o maior dos salários que o mercado paga e não aumentar o salário por pelo menos três anos – instituir aumento de salário por tempo trabalho na empresa.
Especialistas em administração da remuneração têm observado que o mercado de trabalho está sujeito ao que os economistas chamam de "ilusão do dinheiro", que faz com que as pessoas se sintam melhor recebendo um aumento de 10% numa inflação de 8%, do que se os números forem respectivamente 3% e 1%. O desafio de inflação baixa pode gerar insatisfação no trabalho, e precisa ser vencido através de um gerenciamento de remuneração que busque:
Identificar os cargos de uma mesma família e classificar, a partir de descrições distintas, as atividades realmente executadas.
Categorizar a qualificação de pessoal segundo os regulamentos governamentais que afetam salários e envolvem os componentes críticos de cada cargo.
Manter programas de promoção calcados na antigüidade, isto é, que o indivíduo seja promovido após decorrido um período de tempo pré-determinado independente de outros fatores.
Assegurar o equilíbrio interno conseguido pela correta avaliação de cargos, de forma a manter uma hierarquia, e o equilíbrio externo através da adequação salarial da organização frente ao mercado de trabalho.
Identificar, para o sistema de cargos, funções comissionadas e sistemas de benefícios diferenciados, que possam complementar a perda do adicional correspondente à gratificação de função.
No desenvolvimento da atividade de cargos e salários, que plataforma em que uma estratégia de remuneração baseada em habilidades ou competências retira a ênfase de títulos, níveis e descrições de cargos e ajuda organizações a impulsionar os valores de um grupo ou o desempenho de uma equipe alinhado ao individual, em que todos estão em uma mesma faixa na qual podem se movimentar horizontalmente?
A definição de um plano de cargos e salários implica atenção às necessidades de desenvolvimento e de produtividade. Na medida em que as necessidades humanas se diferenciam, é importante conhecer os tipos de reforçadores de comportamento. São eles: social, simbólico, relacionado ao trabalho e financeiro. Um exemplo de reforçador de comportamento simbólico é(são) a(s):
participação em projetos especiais.
passagens de avião e entradas para show.
ações de empresas, bônus, e prêmios especiais.
cartas de reconhecimento e agradecimento público.
promoções e maiores responsabilidades.
O sistema de remuneração estratégica é caracterizado como uma:
composição de salário direto e benefícios indiretos.
combinação equilibrada de diversas formas de remuneração.
alternativa para se atingir os objetivos organizacionais.
meta a partir do planejamento estratégico da organização.
negociação direta entre superior hierárquico e funcionário.
Entre as principais limitações dos sistemas tradicionais de remuneração encontra-se a inflexibilidade, que diz respeito a:
tratar coisas diferentes de forma homogênea
mascarar uma visão reducionista da realidade organizacional.
privilegiar as ligações hierárquicas em detrimento do cliente.
desconsiderar a visão de futuro e a orientação estratégica.
representar entraves à evolução do processo de mudança.
Marque a alternativa correta:
Abaixo encontram-se métodos utilizados pelas organizações para desenvolver um plano de cargos e salários, à exceção de um. Assinale-o.
método competitivo
método de comparação de fatores
métodos das categorias predeterminadas
método de avaliação por pontos
método flexível de cargos e salários
A atividade Benefícios se conceitua numa fonte de sucesso organizacional na medida em que sua ação seja pautada por alto grau de profissionalismo. Tem limitações que tornam a sua aplicação passível de insucessos de toda ordem. Uma dessas limitações é:
controle excessivo.
boicote.
submissão atemporal.
contratempos iniciais.
alcance não pleno.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...