Questões de Administração do ano 2006

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Das alternativas abaixo, qual é aquela que não se refere a um exemplo de técnica recomendada para uma negociação eficaz?

  • A. Tomada de decisão com base em critérios objetivos.
  • B. Desenvolvimento de alternativas para o caso de não se obter um acordo.
  • C. Desenvolvimento de opções que proporcionem benefícios mútuos.
  • D. Fixação numa perspectiva única, o que garante a objetividade da atuação do negociador.
  • E. Solicitação de feedback ao interlocutor para avaliar a clareza das proposições

Em relação às habilidades de negociação, assinale a alternativa correta.

  • A. Os conceitos de habilidade e atitude, em termos de competências negociais, são sinônimos.
  • B. O conceito de habilidade refere-se exclusivamente ao conjunto de competências técnicas.
  • C. A evidência de que uma pessoa seja hábil em negociação é sempre revelada por sua capacidade de obter vantagens unilaterais.
  • D. A noção de habilidade está vinculada a uma dimensão cognitiva de domínio de conceitos teóricos.
  • E. O conceito de habilidade está relacionado a características pessoais do negociador que contribuem para a obtenção da melhor opção de acordo entre as partes.

Nas negociações mediadas, são considerados como papéis de um mediador as seguintes opções, exceto:

  • A.

    fixar opções de acordo a partir de sua opinião pessoal

  • B.

    ajudar a aumentar as opções disponíveis para um acordo.

  • C.

    facilitar as sessões em que as partes geram alternativas.

  • D.

    estruturar as discussões.

  • E.

    identificar os pontos nos quais os interesses e valores se coadunam.

Leia a frase que se segue e assinale a alternativa que contém o par de opções que completa corretamente as lacunas. "O mediador desempenha as funções de ____________ e não deve tomar partido de nenhuma das partes. Uma das principais funções do mediador é facilitar ____________ de modo a que os interlocutores se concentrem nos assuntos em pauta e não desviem a discussão para outras questões."

  • A.

    Julgador; o conflito entre as partes

  • B.

    Avaliador; o processo das conversações.

  • C.

    Intermediário; o estabelecimento das posições individuais.

  • D.

    Julgador; o estabelecimento das posições individuais.

  • E.

    Intermediário; o processo das conversações.

Em relação às técnicas de negociação, é correto afirmar que:

  • A.

    como estão relacionadas à atuação prática do negociador, dependem exclusivamente do estilo pessoal para serem eficazes.

  • B.

    as técnicas de enfoque competitivo são utilizadas apenas em negociações esportivas.

  • C.

    o uso das técnicas de negociação exige sempre uma grande subjetividade e, portanto, nunca depende da atitude do negociador.

  • D.

    representam um conjunto de recomendações práticas a serem aplicadas no processo de negociação.

  • E.

    as técnicas de enfoque colaborativo promovem o equilíbrio entre as partes, pois geram negociações do tipo "ganha-perde".

A respeito da fase de fecho de uma negociação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nesta fase não estão mais em jogo ganhos e perdas substanciais.

  • B.

    Na redação do acordo, é importante que seja estabelecido o procedimento a se adotar em situações que não tenham sido contempladas.

  • C.

    A redação do acordo deve conter as contingências, mas não as penalizações no caso de desvio ou não cumprimento do que foi acordado.

  • D.

    O fecho constitui a fase intermediária da negociação, uma vez que depois dele se segue o acompanhamento da negociação.

  • E.

    A fase do fecho precede a fase de discussão e vem em seguida à fase de abertura.

As alternativas a seguir representam exemplos de erros comuns ocorridos em processos de negociação, exceto:

  • A.

    reagir de maneira instintiva.

  • B.

    concentrar-se na barganha e não na solução dos problemas.

  • C.

    confundir as pessoas com os problemas.

  • D.

    desenvolver conjuntamente alternativas de solução.

  • E.

    falar mais do que ouvir.

O cliente, a organização, o indivíduo e a sociedade são os focos das atividades do Administrador. Deveres e compromissos são responsabilidades indelegáveis do Administrador. Os Capítulos IV e VI do Código de Ética do Administrador tratam, respectivamente, das proibições e dos honorários dos profissionais. Neles, os artigos 7o e 10o explicitam o que é vedado ao Administrador. O art.7o do Capítulo IV veda ao Administrador:

  • A.

    cobrar e receber remuneração extorsiva pela prestação de serviços sem concorrência.

  • B.

    deixar de considerar as limitações econômico-financeiras do cliente na fixação de seus honorários.

  • C.

    oferecer ou disputar serviços profissionais, mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.

  • D.

    estabelecer negociação ou entendimento com a parte adversa de seu cliente, sem sua autorização ou conhecimento.

  • E.

    informar e orientar o cliente com respeito à real situação da empresa a que serve em situação contratual.

Indique a opção que apresenta um princípio que não está relacionado com programas de qualidade.

  • A.

    Fazer produtos sem defeitos de fabricação.

  • B.

    Atender às necessidades específi cas do cliente.

  • C.

    Redesenhar de forma radical os processos.

  • D.

    Eliminar desperdícios.

  • E.

    Planejar e manter um processo de aprimoramento contínuo e gradual.

Escolha a opção que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir.

I. Um sistema _________________ busca obter capacitação em domínios limitados do conhecimento e experiência para aplicar essa capacitação para solucionar problemas.

II. Um sistema _______________ fornece relatórios sumários rotineiros sobre o desempenho das empresas, sendo utilizado para monitorar e controlar a organização.

 III. Um sistema __________________ tem o objetivo de processar informações, controlar processos industriais, apoiar comunicações e atualizar banco de dados.

  • A.

    colaborativo – de processamento de informações – de informações executivas

  • B.

    de controle de processos – de apoio à decisão – especialista

  • C.

    de informações executivas – colaborativo – de administração do conhecimento

  • D.

    de processamento de transações – especialista – de informação gerencial

  • E. especialista – de informação gerencial – apoio às operações
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