Questões de Administração do ano 2006

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Gerenciar projetos implica, em especial, às restrições:

  • A.

    custo, escopo e prazo.

  • B.

    custo, desenvolvimento e escopo.

  • C.

    planejamento, escopo e prazo.

  • D.

    finalização, prazo e escopo.

  • E.

    custo, energia e pessoal.

A Gerência de Projetos inclui, na sua contextualização, a consideração de variáveis imprescindíveis à condução de todo o processo, a exemplo de:

I - as fases e o ciclo de vida do projeto.

II - os agentes envolvidos no projeto (gerência, contratante, executor, financiador).

III - influências de Ambientes Organizacionais.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas II e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

A Gestão Estratégica Orientada para Resultados (GEOR) visa construir e gerir projetos orientados para resultados, ou seja, transformar intenções em resultados concretos, materializar uma iniciativa singular, mobilizar e articular recursos públicos e privados, além de estar apoiado em um processo intenso de gestão. Assinale alternativa que representa vantagem na utilização da GEOR.

  • A.

    Maior interação com os órgãos de controle externo e governos, fazendo com que eles tornem-se co-participantes e co-responsáveis no resultado auferido.

  • B.

    Conquista de independência organizacional, destacando-se no segmento de atuação com líder do setor

  • C.

    Transformação da estratégia institucional em resultados concretos.

  • D.

    Integração de ações com o objetivo primeiro de estabelecer parâmetros democráticos de gestão e contribuição opinativa de todos os colaboradores da organização

  • E.

    Recepção de informações mais consistentes sobre o desempenho organizacional, com históricos mais adequados e formação de alianças estratégicas internacionais

Cada um dos próximos itens, relativos à dinâmica das organizações, apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Em negociação com um cliente, Jorge não conseguiu fechar acordo vantajoso para a organização Y na qual trabalha. Durante a negociação, o cliente informou que uma concorrente da organização Y havia proposto a ele o mesmo serviço com 10% de desconto em relação ao preço negociado por Jorge. Buscou-se, então, nova negociação com o cliente em que se fez uma oferta melhor que a da concorrente, apesar de a lucratividade da organização Y ter diminuído em 50%. Nessa situação, a decisão tomada é tipicamente não-programada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada um dos próximos itens, relativos à dinâmica das organizações, apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Jonas é integrante de uma organização que pretende fechar determinada negociação sujeita a concorrência. Para que sua organização obtivesse sucesso, Jonas buscou informações acerca dos limites de concessão da sua organização e das metas a serem alcançadas por ela. Buscou também informações da realidade econômica da organização concorrente. No entanto, não foi possível a Jonas reunir informações suficientes para garantir que a sua organização ganharia a concorrência. Nessa situação, a organização da qual Jonas faz parte está diante de risco quanto ao resultado do processo de negociação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre as estratégias de preços, o preço premium é

  • A.

    elevado para valorizar e dá rápida lucratividade ao produto de qualidade média.

  • B.

    baixo e praticado com produto de alta qualidade que requer uma inserção rápida no mercado.

  • C.

    elevado e praticado com produto de alta qualidade visando atingir a classe mais rica do mercado.

  • D.

    médio e praticado com produto de qualidade média.

A estratégia de preço aparece em (03) três situações: (1) quando uma organização está introduzindo um novo produto e estabelece seu preço inicial; (2) quando uma organização está considerando uma mudança no preço a longo prazo de um produto existente; (3) quando uma organização está considerando uma mudança de preço a curto prazo, normalmente uma redução para estimular a demanda. As características que influenciam a estratégia de preços são:

  • A.

    propaganda, promoção de vendas, preço e organização.

  • B.

    consumidor, organização e concorrência.

  • C.

    publicidade, venda pessoal, preço e consumidor.

  • D.

    mercado consumidor e mercado concorrente.

Quando as negociações que ocorrem em contextos empresariais contêm elementos competitivos, os negociadores podem sentir-se tentados a usar um conjunto de táticas que lhes permitam ganhar vantagem numa determinada fase do processo de negociação. Existem controvérsias quanto ao comportamento ético usado por negociadores. Acredita-se tanto que um comportamento pouco ético pode ser necessário para se tornar um negociador eficaz, quanto que a conduta ética tem sempre vantagens sobre a utilização de táticas desonestas. Defende-se que a integridade do negociador não só se traduz em melhores resultados, como evita quatro conseqüências de custos muito elevados: 1) rigidez em futuras negociações; 2)________ ______________________; 3) criação de uma reputação negativa; 4) ______________________________ (não detecção de assuntos que se poderiam revelar benéficos para ambas as partes).

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto acima:

  • a.

    queda na credibilidade pública / perda de oportunidades.

  • b.

    perda do negócio / grandes prejuízos à imagem institucional.

  • c.

    destruição da relação com o oponente / grandes prejuízos à imagem institucional.

  • d.

    queda na credibilidade pública / destruição da relação com o oponente.

  • e.

    destruição da relação com o oponente / perda de oportunidades.

Quem quer obter alguma coisa sem dar nada em troca está esperando uma doação ou um milagre. Devemos negociar para obtermos algo que queremos ou para satisfazer nossas necessidades. Na situação hipotética de necessidade de negociação do reajuste do aluguel do seu apartamento, quais seriam os principais aspectos que você deveria observar para conseguir manter o preço o mais próximo possível do que você paga atualmente?

  • A. O segredo da negociação está em agir com segurança e seguir a intuição, o preparo emocional é o mais importante. Quando há equilíbrio emocional, não há necessidade de gastar tempo com coleta de informações e planejamento estratégico.
  • B. Planejamento; argumentos para discussão; descobrir pontos fracos do oponente e usá-los a fim de coagi-lo a manter o aluguel; usar argumentos coercivos e ameaças.
  • C. Apelar para o lado sentimental do oponente; tentar uma negociação competitiva, onde você poderá levar vantagem; coletar informações que reforcem o seu argumento.
  • D. Informar as suas necessidades reais para o seu oponente; utilizar a negociação cooperativa, onde as duas partes podem lucrar; manter a inflexibilidade na negociação para ter certeza de que conseguirá o que deseja.
  • E. Coletar informações importantes para alicerçar argumentos lógicos; ser flexível; analisar e compreender as necessidades do outro lado; identificar os próprios limites; buscar o maior número possível de alternativas.

Flexibilidade é uma das palavras mais usadas quando o assunto é sucesso na negociação. Podemos considerar uma pessoa flexível quando:

  • A. tem uma postura correta, mantendo sempre seus princípios, pois acredita fielmente neles.
  • B. não tira proveito de situações de ambigüidade, incerteza e insegurança, pois isso não faz parte de uma negociação.
  • C. ela é voltada para oportunidades e não para ameaças. Consegue ver e aproveitar as oportunidades existentes nas diversas situações.
  • D. tem um plano pré-estabelecido, transmitindo confiança ao outro lado, pois cumpre sempre o que prometeu e não causa surpresas.
  • E. tem um comportamento padrão e definido, transmitindo credibilidade nas suas atitudes.
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