Questões de Administração do ano 2006

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Para o Desempenho (concepção-elaboração) do Programa de Treinamento, as seguintes variáveis devem ser consideradas:

I - Quais devem ser os objetivos do Treinamento, quem são os treinandos (clientela) e como devem ser treinados.

II -Qual deve ser o conteúdo do Treinamento e quem deve ministrá-lo.

III - Em que ambiente (onde) deve se dar o Treinamento e em que ocasião.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e II estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

Em relação as possíveis ações que as organizações podem adotar para promover o Desenvolvimento de Pessoas, no seu ambiente organizacional, quais das afirmativas a seguir são exemplos de métodos que podem atender a essa finalidade:

I -são métodos de Desenvolvimento de Pessoas, no cargo: rotação de cargos; jogos de empresas; coaching.

II - são métodos de Desenvolvimento de Pessoas, fora do cargo: tutoria; aconselhamento de funcionários.

III - desenho de Cargos e Avaliação de Treinamentos.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e II estão certas.

  • E.

    Só as afirmativas II e III estão certas.

Em relação ao que se quer alcançar com as ações de treinamentos e os seus respectivos conteúdos programáticos, é possível afirmar que os propósitos almejados podem incluir:

I - o desenvolvimento de habilidades de linguagem; habilidades técnicas; habilidades interpessoais; habilidades para a solução de problemas.

II - desenvolver: o conhecimento das pessoas; habilidades e destrezas; atitudes e comportamentos; idéias e conceitos.

III - promover o desenvolvimento profissional dos empregados, melhor aproveitando as suas aptidões, desenvolvendo suas potencialidades, bem como melhorar processos e métodos de trabalho, produtos e serviços, pela ação de pessoas mais qualificadas e melhor preparadas para o exercício das suas atribuições.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    Só as afirmativas I e III estão certas.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas.

Para garantir conformidade e bons resultados na realização de um Levantamento de Necessidades de Treinamento, além das referências essenciais que devem ser consideradas - tais como análise do ambiente organizacional, dos cargos e dos recursos humanos -, os "meios" utilizados para a realização do Levantamento são igualmente importantes. Entre os possíveis "meios" podem ser indicados os seguintes:

I - os resultados observados nas avaliações de desempenho.

II - entrevistas com gerentes e supervisores.

III - manifestações de necessidades firmadas por gerentes e supervisores, em relação aos seus subordinados.

  • A.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • B.

    Só as afirmativas I e III estão certas.

  • C.

    Só a afirmativa I está certa.

  • D.

    Só a afirmativa II está certa.

  • E.

    Só a afirmativa II está certa.

Os indicadores de necessidades de treinamento são compostos por indicadores "a posteriori" e indicadores "a priori". São exemplos de indicadores "a priori":

  • A.

    baixa produtividade; excesso de desperdícios.

  • B.

    baixa produtividade; novos processos de trabalho.

  • C.

    aquisição de novos equipamentos; substituição de processos e métodos de trabalho.

  • D.

    baixa produtividade; excessivos danos de equipamentos.

  • E.

    substituição de empregados.

A Avaliação dos Resultados do Treinamento pode ser feita em pelo menos três níveis de análise, quais sejam:

  • A.

    nível gerencial, nível de assessoramento e nível de execução operacional.

  • B.

    nível gerencial, nível técnico e nível operacional.

  • C.

    nível organizacional, nível dos recursos humanos e nível das tarefas e operações.

  • D.

    nível das necessidades "a priori", das necessidades "a posteriori" e nível gerencial.

  • E.

    apenas nível gerencial.

Os programas de treinamento e desenvolvimento são uma estratégia para capacitar as pessoas para que elas possam ajudar a sua organização a atingir seus objetivos. É considerado como um indicador da necessidade de treinamento a posteriori:

  • A.

    a redução do número de empregados;

  • B.

    a movimentação de pessoal;

  • C.

    o número de faltas;

  • D.

    a modernização dos equipamentos;

  • E.

    o mau atendimento ao cliente.

A gestão de pessoas, que já foi tratada como relações trabalhistas e administração de recursos humanos (RH), é considerada atualmente, em muitas organizações, como gestão de talentos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Programas de treinamento formal são meios de redução da distância entre as metas empresariais estabelecidas e os resultados alcançados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de recursos humanos.

O treinamento automatizado consiste em atribuir a um funcionário experiente a responsabilidade de ensinar a um novo funcionário como desempenhar as tarefas e os deveres do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de recursos humanos, julgue os próximos itens.

As ações de treinamento e desenvolvimento representam esforços planejados para facilitar o aprendizado, pelos funcionários, de comportamentos relacionados ao trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
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