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Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação ao desenvolvimento e à capacitação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
O treinamento por instrução no próprio cargo é recebido diretamente durante o exercício do cargo e é usado principalmente para ensinar os trabalhadores a fazerem seu trabalho.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com relação ao desenvolvimento e à capacitação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
O desenvolvimento de recursos humanos a longo prazo diferentemente do que ocorre no treinamento para um cargo específico não é de interesse para os departamentos de pessoal, pois os custos do treinamento certamente suplantariam os benefícios apresentados por ele.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens relativos à gestão de recursos humanos.
O treinamento autodirigido é aquele em que os recémchegados à organização são introduzidos à cultura, às normas, aos padrões e às metas da empresa por observação do comportamento dos colaboradores mais experientes da empresa.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
A realização de treinamento é uma das principais atividades relacionadas ao desenvolvimento dos recursos humanos de uma organização.
Assinale a opção que melhor caracteriza o ensino a distância.
Um processo de ensino no qual a fonte de conhecimento e a informação estão distantes do aluno no tempo e no espaço.
Um processo físico no qual qualquer texto, contendo um assunto a ser aprendido, é enviado para um aluno via Internet.
Um contexto de aprendizagem no qual o aluno não precisa assistir a nenhum tipo de aula.
Um sistema de ensino via Internet que dispensa professores, mestres, livros e exercícios.
Um sistema físico que associa um processo de ensino a um canal eletrônico de comunicação escrita.
Analise as afi rmativas que se seguem e assinale a opção mais correta.
I. A capacitação é um processo de aprendizagem signifi cativa, pessoal e que pretende alcançar objetivos realísticos.
II. A aprendizagem na capacitação profi ssional de um grupo pode ser um processo social partilhado pelas pessoas do grupo.
III. As relações entre professor e aluno no processo de capacitação baseiam-se na colaboração, confi ança, trabalho em conjunto e no diálogo.
IV. O oposto da aprendizagem signifi cativa é a aprendizagem mecanizada, quando a habilidade a ser estabelecida é repetida corretamente por meio da memorização da informação.
Somente I, II e IV estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente I e III estão corretas.
Somente II, III e IV estão corretas.
Todas estão corretas.
São fases da avaliação de resultados de programas de capacitação:
Avaliação de desempenho profissional e teste de produção.
Avaliação de reação e avaliação dos resultados.
Avaliação de mudança de comportamento e comparação de objetivos.
Avaliação de desempenho e comparação de resultados.
Teste de produção e avaliação de desempenho.
Indique a opção que preenche corretamente as lacunas a seguir.
Os programas de ________________ possuem foco no desempenho nas atividades de trabalho atuais. Já os programas de _______________ possuem foco nas habilidades necessárias para as atividades de trabalho futuras.
desenvolvimento - treinamento
treinamento - desenvolvimento
aprendizagem - treinamento
desenvolvimento - aprendizagem
aprendizagem - gestão por competências
Indique a opção que completa corretamente a lacuna da frase a seguir.
Os participantes dos programas de treinamento para a ___________________ aprendem a valorizar as diferenças individuais, aumentam sua consciência e compreensão multicultural e confrontam estereótipos.
flexibilidade
aprendizagem
solidariedade
mentoria
diversidade
Em relação ao Diagnóstico de Necessidades de Treinamento é correto afirmar que:
Situação em que a organização, quando da realização de seu Levantamento de Necessidades de Treinamento, identifica, em seu ambiente, a existência de problemas tais como retrabalho, utilização deficiente de equipamentos, conflitos interpessoais, são exemplos de diagnósticos de necessidades de treinamento "a priori".
Para se chegar a um bom Levantamento de Necessidades de Treinamento é importante buscar elementos de análise do ambiente organizacional, para reunir subsídios acerca, por exemplo, dos valores estratégicos da organização como missão, visão e objetivos estratégicos, de modo a incorporar a consideração desses valores nas ações de treinamento.
A responsabilidade pelo Diagnóstico de Necessidades de Treinamento cabe exclusivamente às gerências superiores e aos órgãos de gestão de pessoas (departamentos de pessoal ou de recursos humanos).
O Levantamento de Necessidades de Treinamento sucede a etapa de Concepção do Programa de Treinamento e deve contemplar, de forma efetiva, a classificação das necessidades em conformidade com o Programa delineado.
Um Levantamento de Necessidades de Treinamento dotado de visão prospectiva deve resultar em um diagnóstico de necessidades "a posteriori".
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