Questões de Administração do ano 2006

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Com relação ao desenvolvimento e à capacitação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

O treinamento por instrução no próprio cargo é recebido diretamente durante o exercício do cargo e é usado principalmente para ensinar os trabalhadores a fazerem seu trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao desenvolvimento e à capacitação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

O desenvolvimento de recursos humanos a longo prazo — diferentemente do que ocorre no treinamento para um cargo específico — não é de interesse para os departamentos de pessoal, pois os custos do treinamento certamente suplantariam os benefícios apresentados por ele.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens relativos à gestão de recursos humanos.

O treinamento autodirigido é aquele em que os recémchegados à organização são introduzidos à cultura, às normas, aos padrões e às metas da empresa por observação do comportamento dos colaboradores mais experientes da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da administração de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A realização de treinamento é uma das principais atividades relacionadas ao desenvolvimento dos recursos humanos de uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que melhor caracteriza o ensino a distância.

  • A.

    Um processo de ensino no qual a fonte de conhecimento e a informação estão distantes do aluno no tempo e no espaço.

  • B.

    Um processo físico no qual qualquer texto, contendo um assunto a ser aprendido, é enviado para um aluno via Internet.

  • C.

    Um contexto de aprendizagem no qual o aluno não precisa assistir a nenhum tipo de aula.

  • D.

    Um sistema de ensino via Internet que dispensa professores, mestres, livros e exercícios.

  • E.

    Um sistema físico que associa um processo de ensino a um canal eletrônico de comunicação escrita.

Analise as afi rmativas que se seguem e assinale a opção mais correta.

I. A capacitação é um processo de aprendizagem signifi cativa, pessoal e que pretende alcançar objetivos realísticos.

 II. A aprendizagem na capacitação profi ssional de um grupo pode ser um processo social partilhado pelas pessoas do grupo.

III. As relações entre professor e aluno no processo de capacitação baseiam-se na colaboração, confi ança, trabalho em conjunto e no diálogo.

IV. O oposto da aprendizagem signifi cativa é a aprendizagem mecanizada, quando a habilidade a ser estabelecida é repetida corretamente por meio da memorização da informação.

  • A.

    Somente I, II e IV estão corretas.

  • B.

    Somente II e III estão corretas.

  • C.

    Somente I e III estão corretas.

  • D.

    Somente II, III e IV estão corretas.

  • E.

    Todas estão corretas.

São fases da avaliação de resultados de programas de capacitação:

  • A.

    Avaliação de desempenho profissional e teste de produção.

  • B.

    Avaliação de reação e avaliação dos resultados.

  • C.

    Avaliação de mudança de comportamento e comparação de objetivos.

  • D.

    Avaliação de desempenho e comparação de resultados.

  • E.

    Teste de produção e avaliação de desempenho.

Indique a opção que preenche corretamente as lacunas a seguir.

Os programas de ________________ possuem foco no desempenho nas atividades de trabalho atuais. Já os programas de _______________ possuem foco nas habilidades necessárias para as atividades de trabalho futuras.

  • A.

    desenvolvimento - treinamento

  • B.

    treinamento - desenvolvimento

  • C.

    aprendizagem - treinamento

  • D.

    desenvolvimento - aprendizagem

  • E.

    aprendizagem - gestão por competências

Indique a opção que completa corretamente a lacuna da frase a seguir.

Os participantes dos programas de treinamento para a ___________________ aprendem a valorizar as diferenças individuais, aumentam sua consciência e compreensão multicultural e confrontam estereótipos.

  • A.

    flexibilidade

  • B.

    aprendizagem

  • C.

    solidariedade

  • D.

    mentoria

  • E.

    diversidade

Em relação ao Diagnóstico de Necessidades de Treinamento é correto afirmar que:

  • A.

    Situação em que a organização, quando da realização de seu Levantamento de Necessidades de Treinamento, identifica, em seu ambiente, a existência de problemas tais como retrabalho, utilização deficiente de equipamentos, conflitos interpessoais, são exemplos de diagnósticos de necessidades de treinamento "a priori".

  • B.

    Para se chegar a um bom Levantamento de Necessidades de Treinamento é importante buscar elementos de análise do ambiente organizacional, para reunir subsídios acerca, por exemplo, dos valores estratégicos da organização como missão, visão e objetivos estratégicos, de modo a incorporar a consideração desses valores nas ações de treinamento.

  • C.

    A responsabilidade pelo Diagnóstico de Necessidades de Treinamento cabe exclusivamente às gerências superiores e aos órgãos de gestão de pessoas (departamentos de pessoal ou de recursos humanos).

  • D.

    O Levantamento de Necessidades de Treinamento sucede a etapa de Concepção do Programa de Treinamento e deve contemplar, de forma efetiva, a classificação das necessidades em conformidade com o Programa delineado.

  • E.

    Um Levantamento de Necessidades de Treinamento dotado de visão prospectiva deve resultar em um diagnóstico de necessidades "a posteriori".

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