Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das perspectivas e conceitos relacionados à teoria geral da administração, julgue os itens seguintes.
A administração científica caracterizou-se pela ênfase na tarefa, buscando racionalizar o trabalho operacional.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das perspectivas e conceitos relacionados à teoria geral da administração, julgue os itens seguintes.
A teoria clássica e a teoria da burocracia apresentam ênfase nas contingências do ambiente em que as organizações estão inseridas.
Em relação às teorias administrativas, classifique as frases a seguir em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
I. A teoria clássica é caracterizada pela ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional, pela concepção de homem econômico e pela identidade de interesses.
II. A teoria das relações humanas é caracterizada pela ênfase nas pessoas, pela concepção de homem organizacional e pelo conflito de interesses.
III. A teoria estruturalista é caracterizada pela ênfase na estrutura e no ambiente, pela concepção de homem social e pela identidade de interesses.
IV. A teoria dos sistemas é caracterizada pela ênfase no ambiente, pela concepção de homem funcional e pelo conflito de papéis.
V. A teoria da contingência é caracterizada pela ênfase no ambiente e na tecnologia, pela concepção de homem administrativo e pela identidade de interesses.
Aponte a resposta que contém apenas as alternativas falsas.
I, II e III
I, III e IV
II, III e V
IV e V
I e V
Assinale a alternativa correta, referente a modelos de estruturas organizacionais:
As unidades funcionais das organizações são aquelas voltadas para a execução das atividades permanentes.
Uma atividade funcional é aquela que visa resolver problemas específicos e complexos.
As áreas funcionais, departamentais, das organizações são compostas por equipes multidisciplinares.
Os projetos assemelham-se às atividades operacionais por seu caráter repetitivo.
Aponte aquele que NÃO corresponde a um elemento do gerenciamento estratégico.
Abordagem das forças e fraquezas da organização.
Preparação e aplicação de meios para o alcance de objetivos
Especificação de cursos de ação.
Aplicação de controles rígidos para a gestão do pessoal.
Avaliação das oportunidades e ameaças do ambiente que cerca a organização.
O pensamento administrativo evoluiu extraordinariamente no século XX, com base em alguns pilares iniciais, lançados pelos chamados autores clássicos. Na coluna à esquerda do quadro abaixo são relacionados os quatro principais autores que compõem a escola clássica da administração. Na coluna à direita, as sínteses de quatro pensamentos que são associados a cada um desses autores. Você deve encontrar a alternativa que contém as associações corretas.
A-I; B-III; C-IV; D-II
A-I; B-II; C-III; D-IV
A-IV; B-III; C-II; D-I
A-III; B-IV; C-I; D-II
A-IV; B-III; C-I; D-II
O Just in Time – JIT é um sistema (ou filosofia) de administração surgido no Japão na década de 70, como uma contraposição, ou crítica aparente, às abordagens tradicionais herdeiras do taylorismo. Aponte aquela que não é uma característica do JIT.
Esforço contínuo na resolução de problemas.
Eliminação de desperdícios.
Busca de economias de escala, com grandes lotes de produção.
Melhoria contínua dos processos.
Produção sem estoques.
A célebre experiência de Hawthorne representou um marco na história do pensamento administrativo. As principais conclusões dessa experiência contribuíram para:
Lançar as bases de uma nova filosofia de administração, a filosofia das relações humanas.
Integrar os enfoques entre a escola clássica, com predomínio dos fatores técnicos, e a escola comportamental, onde predominam os fatores humanos.
Prover os elementos cognitivos que deram sustentação à concepção do enfoque sistêmico enquanto teoria administrativa.
O surgimento das teorias sobre o comportamento coletivo nas organizações, cobrindo temas como clima e cultura organizacional e grupos informais.
As grandes transformações da indústria no pós-guerra tiveram, como uma de suas resultantes, as crescentes demandas por qualidade, inicialmente de produtos e, mais recentemente, até mesmo de serviços públicos. Essas novas demandas deram origem ao surgimento do enfoque da qualidade na administração, que atravessou três períodos sucessivos, relacionados na coluna da esquerda da tabela. Relacione as três eras com as respectivas características, sintetizadas na coluna da esquerda e selecione a alternativa correta.
A-III; B-I; C-II.
A-II; B-III; C-I.
A-III; B-II; C-I.
A-I; B-II; C-III.
A-II; B-I; C-III.
A gestão do conhecimento é um dos temas de maior atualidade no campo da administração. No campo empresarial, vem sendo tratada, cada vez mais, como ação estratégica. Na administração pública, sua adoção também vem se difundindo rapidamente. Aponte a alternativa que NÃO contempla uma iniciativa própria de gestão do conhecimento em unidades da administração pública direta.
O desenvolvimento e a implementação de sistemas informatizados internos, integrando as mais variadas unidades da administração.
Valorização e dinamização de centros de documentação e informação.
Implementação de políticas e programas de desenvolvimento de pessoal.
A implantação de portais corporativos, com vistas a agilizar e democratizar o acesso a serviços e informações.
Instalação e modernização de laboratórios e centros de P&D, para o desenvolvimento de tecnologias de novos produtos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...