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Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A Sanduíche e Cia., empresa do ramo de alimentação, possui como produto carro-chefe um sanduíche triplo de hambúrguer. Seus consumidores são, basicamente, jovens e adultos que não dispõem de tempo para o almoço e adolescentes que, geralmente, freqüentam a loja durante os finais de semana. Seu atual gerente geral tem dedicado grandes esforços no sentido de manter um ambiente organizacional em pleno equilíbrio, de modo a permitir que os seus clientes possam obter a melhor qualidade de produto, com rápido atendimento. Para tanto, ele promove, mensalmente encontros de confraternização com os empregados da empresa. Além disso, em seu estilo de trabalho, emprega a liderança baseada no desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes da organização.
Com relação à situação hipotética acima, bem como acerca do impacto do ambiente nas organizações e quanto à qualidade e produtividade nas organizações, cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
O sanduíche de banana e queijo foi identificado como o de menor venda na empresa. Detectou-se, via entrevista com os clientes, que o gosto não era satisfatório, pois as bananas geralmente não estavam bem maduras. Tal produto foi e é constantemente avaliado quanto à qualidade técnica, sempre obtendo alto desempenho. Nessa situação, o referido produto não necessita de adaptações pois já atingiu alto nível de qualidade.
Administração - Administração de Marketing - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A Sanduíche e Cia., empresa do ramo de alimentação, possui como produto carro-chefe um sanduíche triplo de hambúrguer. Seus consumidores são, basicamente, jovens e adultos que não dispõem de tempo para o almoço e adolescentes que, geralmente, freqüentam a loja durante os finais de semana. Seu atual gerente geral tem dedicado grandes esforços no sentido de manter um ambiente organizacional em pleno equilíbrio, de modo a permitir que os seus clientes possam obter a melhor qualidade de produto, com rápido atendimento. Para tanto, ele promove, mensalmente encontros de confraternização com os empregados da empresa. Além disso, em seu estilo de trabalho, emprega a liderança baseada no desenvolvimento profissional e pessoal dos integrantes da organização.
Com relação à situação hipotética acima, bem como acerca do impacto do ambiente nas organizações e quanto à qualidade e produtividade nas organizações, cada um dos itens a seguir apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Uma nova empresa de sanduíches naturais abriu uma unidade próxima à Sanduíche e Cia. Nessa situação, a nova empresa não será concorrente da Sanduíche e Cia. pois elas não fornecem os mesmos produtos.
Numa prova de Administração Mercadológica, um aluno escreveu: "Um ponto crítico em serviços, que confere a eles uma imagem de baixa qualidade, é sua variabilidade". Tal afirmativa merece correções, pois:
O marketing de serviços necessita de considerações especiais para sua comercialização. Da mesma forma que o marketing de produtos, para o marketing de serviços também foi designado decisões referentes aos quatro P's. Esta designação "quatro P's", no marketing de serviços, refere-se a(ao):
Indique a opção que defi ne corretamente benchmarking.
Técnica por meio da qual a organização compara o seu desempenho com o de outra.
Capacidade que a organização tem de superar os concorrentes.
Capacidade que a organização tem de integrar as partes de um sistema.
Técnica gráfica de representação das atividades no tempo.
Técnica de geração de idéias que se baseia na suspensão de julgamento.
Administração - Administração de Marketing - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Em relação a Marketing, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas. Em seguida, marque a opção correta.
V, F, F, V
F, V, V, V
F, F, V, V
V, V, V, V
Administração - Administração de Marketing - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
São funções básicas apresentadas pelo composto de marketing
produto, prazo, ponto
análise, adaptação, avaliação
produto, preço, ponto, promoção
análise, adaptação, ativação, avaliação
Administração - Administração de Marketing - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Os clientes começam a desenvolver lealdade à marca e as empresas alteram as características dos seus produtos para melhor suprir as necessidades dos consumidores. Com o aumento das vendas, surge a economia de escala de produção que reduz os custos de fabricação. Isso faz com que o lucro aumente. Neste estágio, a prioridade das empresas é voltada para atender a demanda do produto, aperfeiçoá-lo e conquistar um grupo específico de clientes. Essa fase é:
crescimento
maturidade
declínio
os itens b e c estão corretos
Muitas organizações estão cada vez mais envolvidas num processo de busca de diferenciação dos seus produtos, tanto pela qualidade, como também pela construção de uma imagem que as posicione não como simples fabricantes, mas como participantes íntegros dos processos de troca desenvolvidos, pois é inegável que num ambiente inundado de mensagens publicitárias, destacar-se como organização ética, confiável, comprometida com a sociedade pode ser de grande valia para a construção de uma forte identidade corporativa e de marca.
(Trecho extraído do artigo, Percepção do Consumidor Sobre Ações Corporativas Vinculadas ao Conceito de Responsabilidade Social: Um Estudo no Setor de Cosméticos. MRTVI, Valdete de Oliveira. Anais do ENANPAD, 2003).
Diante dos fatos apontados é correto afirmar que:
As empresas que divulgam sua imagem estão, necessariamente, comprometidas com seus diversos públicos (stakeholders).
O Marketing Institucional é uma modalidade do marketing que engloba uma série de outros tais como: o marketing esportivo, o ecológico, o cultural e o de causas sociais.
O Marketing Institucional visa aumentar o lucro das organizações, por isso envolve apenas organizações do setor produtivo.
O Marketing Institucional visa somente o público considerado como cliente da empresa.
Propaganda de partido político não pode ser considerada como pertencente ao escopo do Marketing Institucional.
De acordo com Regis McKenna (1999), o desenvolvimento da credibilidade é um processo lento e difícil, mas pode ser realizado e é vital para o sucesso no mercado. Segundo o autor existem quatro elementos básicos a serem desenvolvidos nas estratégias empresariais para gerarem credibilidade e por sua vez estabelecerem um posicionamento para seus produtos no mercado. Tais elementos são:
Uso da propaganda de boca; desenvolvimento da infra-estrutura; formação de relações estratégicas; vendas para clientes certos.
Pesquisa de mercado; desenvolvimento da estrutura; formação de relações estratégicas; distribuição indireta.
Uso da propaganda de boca; desenvolvimento da infra-estrutura; formação de relações estratégicas; aumento da variedade do produto.
Uso da propaganda de boca; desenvolvimento da estrutura; aumento da qualidade do produto; vendas para clientes certos.
Pesquisa interna de mercado; aumento da variedade do produto; formação de relações estratégicas; vendas para clientes certos.
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