Questões de Administração do ano 2006

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O marketing de serviços fundamenta-se na interação com os clientes, sejam estes clientes atuais ou potenciais, dentro ou fora da biblioteca, enquanto a qualidade em serviços está baseada na organização

  • A.

    das regras de decisão fundamentais, com base na estratégia estabelecida pela cúpula organizacional.

  • B.

    das ações coletivas e individuais para prover as necessidades dos clientes, reconhecendo que sua percepção identifica a qualidade.

  • C.

    de aspectos concretos da qualidade, conhecidos como indicadores de qualidade, que a organização deverá implantar como elemento estratégico.

  • D.

    de componentes da cultura organizacional que possam privilegiar o processo de gestão da qualidade.

  • E.

    de dados concretos que priorizam o engajamento da equipe no esforço para a qualidade e para a satisfação dos clientes.

Inteligência Competitiva pode ser definida como um sistema que:

  • A. organiza um banco de dados; trabalha com informações; é pesquisa de mercado.
  • B. antecipa mudanças no ambiente de negócios; descobre novos concorrentes em potencial; antecipa as ações dos atuais concorrentes; mostra as mudanças políticas, regulatórias ou legislativas que possam afetar um negócio.
  • C. cria estatística; faz trabalho de espionagem; é o departamento de TI da empresa.
  • D. armazena dados estatísticos; é um trabalho de programação de dados; faz pesquisas.
  • E. trabalha auxiliando a vantagem competitiva; é um suporte de marketing; coleta dados somente; prepara organogramas específicos.

Em essência, uma marca identifica a empresa ou o fabricante. Pode ser um nome, uma marca comercial, um logotipo ou outro símbolo. Uma marca é essencialmente uma promessa da empresa de fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores. Uma marca é um símbolo ainda mais complexo. Ela pode trazer até 6 níveis de significado. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A. A marca deve evitar dizer algo sobre a empresa.
  • B. Os valores da empresa devem estar literalmente expressos na marca.
  • C. A marca evita associação com tipos de consumidores, devendo ser de assimilação global.
  • D. Os atributos da marca devem ser transformados, eliminando os benefícios funcionais e emocionais.
  • E. A marca pode projetar certa personalidade. Isto faz com que ela se destaque.

A segunda etapa da pesquisa de marketing tem a ver com desenvolvimento do mais eficiente plano para a coleta das informações necessárias. Caso haja dificuldade orçamentária e de prazos para a realização da pesquisa de forma abrangente, uma das opções é a realização de consultas a:

  • A. dados primários.
  • B. dados secundários.
  • C. dirigentes de organismos voltados à exportação.
  • D. modelos de testes especialmente construídos para a análise da questão.
  • E. listas telefônicas, catálogos comerciais e visitas aos locais de exploração.

No planejamento de marketing voltado à exportação, as empresas devem estar atentas não apenas ao conhecimento dos mercados, mas, também, à promoção comercial como uma estratégia fundamental, pois ela:

  • A.

    permite à empresa promover de maneira eficiente seus produtos no Brasil e no exterior.

  • B.

    auxilia a vender os produtos, mesmo que não estejam adequados às exportações.

  • C.

    otimiza o processo produtivo qualitativamente.

  • D.

    contribui para melhorar a logística.

  • E.

    age como um agente de vendas e diminui os custos com o Departamento de Vendas.

Qual das alternativas seguintes é incorreta quanto ao uso de pesquisas de marketing?

  • A.

    Os procedimentos da pesquisa devem ser planejados antecipadamente.

  • B.

    As pesquisas de marketing servem preponderantemente para dar suporte a planos já existentes.

  • C.

    O processo de pesquisa de marketing pressupõe a definição de um problema a ser estudado.

  • D.

    Um pesquisador pode reunir dados secundários, dados primários ou ambos.

  • E.

    Dados primários podem ser coletados através de pesquisa por observação, grupo de foco, levantamentos, dados comportamentais e pesquisa experimental.

As empresas têm em vista apenas seus próprios interesses. Mesmo quando se pensa que elas estão preocupadas com a sociedade, elas estão sendo egoístas. Pensar nas atividades filantrópicas das fundações empresariais como produto de sensibilidade social é uma visão romântica da realidade. Isto porque as atividades filantrópicas trazem para as empresas mais vantagens econômicas e políticas do que custos. A filantropia empresarial é computada nos custos de representação do capital, melhorando a imagem da empresa e otimizando o marketing comercial. Além disso, em muitos casos, a legislação permite o abatimento de impostos e a obtenção de subsídios. Qual das seguintes alternativas constitui a conclusão mais apropriada para o texto acima?

  • A.

    As empresas desenvolvem atividades filantrópicas por dois motivos: obtenção de ganhos econômicos e romantismo.

  • B.

    A filantropia empresarial é um tipo de investimento por meio do qual as empresas conseguem vantagens variadas.

  • C.

    As atividades filantrópicas das empresas oneram seus custos, mas as empresas devem desenvolvê-las para limpar sua imagem.

  • D.

    As empresas que não desenvolvem atividades filantrópicas não demonstram sensibilidade social e pioram seu marketing comercial.

  • E.

    Os custos das atividades filantrópicas desenvolvidas pelas fundações empresariais são subsidiados, e as empresas são isentas de impostos.

Rosely trabalha há 5 anos como gerente de relações públicas (RP) de uma organização do estado de Sergipe. A equipe de Rosely utiliza conceitos de diferentes ciências, como psicologia, administração e economia, para legitimar as ações organizacionais de interesse público.

Considerando a situação apresentada acima, julgue os próximos itens.

Considerando a natureza do trabalho de RP, é correto afirmar que Rosely deve praticar ações de marketing no exercício de seu posto funcional na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Toda organização precisa comprometer-se com a qualidade dos serviços prestados. Assim, as organizações de sucesso aprenderam a valorizar e a ter como objetivo principal

  • A. a influência do meio.
  • B. a ênfase nos cargos.
  • C. a fabricação do produto.
  • D. as prioridades da direção
  • E. o atendimento ao cliente

Provisão de bens ou serviços que correspondam às necessidades do cliente (...) envolve descobrir o que o cliente quer, criar e adaptar um produto que corresponda ao que o cliente deseja e, ao mesmo tempo, fazer com que a empresa produtora tenha lucro.

 A definição acima, de autoria de John Westwood, referese ao conceito de

  • A. avaliação.
  • B. marketing.
  • C. padrão.
  • D. produção.
  • E. planejamento.
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