Questões de Administração do ano 2006

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Acerca da hipótese que justifica as dificuldades encontradas no cenário empresarial apresentado no texto, em relação à perda ou falta de qualidade no atendimento ao público, assinale a opção correta.

  • A.

    Os usuários ou clientes estão mais exigentes em relação à qualidade dos serviços prestados, e mais conscientes dos próprios direitos de cidadania, o que requer maior competência técnica por parte dos empregados.

  • B.

    O alto nível de exigência atual por parte dos usuários ou clientes em relação à qualidade dos serviços prestados, que não é suficiente, por melhor que seja a competência social em atendimento ao público.

  • C.

    A falta de competência social nas interações profissionais, que são aquelas que atendem às diferentes demandas interpessoais do ambiente de trabalho e incluem o conhecimento dos próprios direitos e os de outrem.

  • D.

    A falta de treinamento oferecido pelas empresas ou instituições no aprimoramento das competências técnicas dos empregados para enfrentar o advento dos novos paradigmas organizacionais.

Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Lucas, que é gerente de uma empresa, está preocupado com o desempenho de vendas da sua organização. Nessa situação, para melhorar o desempenho, Lucas deve implantar um sistema de avaliação de desempenho baseado no método das escalas gráficas, de modo a obter o perfil de desempenho de todos os setores da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um gerente de organização implantou o sistema de avaliação de desempenho baseado no método 360o, que é uma avaliação desenvolvida de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de interação com o avaliado. Nessa situação, é correto afirmar que a avaliação de uma vendedora será restrita aos seus colegas de trabalho e chefias imediatas, ou seja, todos os integrantes da organização com os quais contata.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à avaliação de projetos, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O método do valor presente líquido, que é um dos principais métodos para a escolha de um entre vários projetos, consiste na avaliação dos fluxos de caixa descontados a determinada taxa que equivale ao custo de oportunidade do capital.

  • B.

    Entre dois projetos concorrentes, o de maior atratividade é o de menor valor presente líquido, pois esse critério indica o projeto de retorno mais rápido.

  • C.

    O método do payback, apesar de usar cálculos simples, é o menos utilizado na avaliação de projetos, pois ignora o valor do dinheiro no tempo.

  • D.

    Na avaliação de projetos com o método do valor presente líquido, podem ser utilizadas várias taxas de desconto. Isso ocorre porque o risco do empreendimento pode e deve ser precificado ao descontar-se o fluxo de caixa.

Ao implementar um programa de avaliação organizacional, o gerente de Recursos Humanos da Empresa JHK optou por um questionário que privilegiasse um conjunto de necessidades, a fim de poder identificar aspectos que deveriam ser implementados para a melhoria da motivação de seu pessoal. Assim, levou em consideração as seguintes necessidades:

Para uma boa avaliação comportamental, segundo o modelo de Maslow, deverão ser contempladas no instrumento apenas as seguintes necessidades:

  • A.

    I, III, IV, V e VIII

  • B.

    II, III, V, VII e VIII

  • C.

    I, II, IV, VI e VII

  • D.

    I, II, V, VI e VIII

  • E.

    II, IV, VI, VII e VIII

Um bom administrador se preocupa em avaliar corretamente o seu pessoal, e tem consciência das dificuldades inerentes a esse processo. Para que o efeito-halo não distorça seu julgamento, você:

  • A.

    Considera prioritariamente como fonte de classificação para a sua avaliação as ações mais recentes do subordinado.

  • B.

    Evita que a sua opinião pessoal a respeito do subordinado influa na mensuração do desempenho.

  • C.

    Estabelece padrões de desempenho amplos que permitam flexibilidade nas avaliações.

  • D.

    Tende a ser muito rigoroso ao avaliar o desempenho do seu subordinado.

  • E.

    Busca situar todos os subordinados em uma média, evitando colocá-los em posições extremas.

Indique a opção que apresenta corretamente uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e de resultados na gestão de pessoas.

  • A.

    Adoção de metas e indicadores de desempenho voltados para resultados.

  • B.

    Foco no cumprimento das normas e procedimentos organizacionais.

  • C.

    Avaliação unilateral, a chefia avaliando os seus subordinados.

  • D.

    Compreensão da avaliação como espaço de confl ito entre capital e trabalho.

  • E.

    Ênfase no pagamento de recompensas para os bem avaliados.

As novas tendências do processo de avaliação de desempenho das pessoas nas organizações são as seguintes:

  • A.

    avaliação considerada como uma oportunidade de desenvolvimento da chefia;

  • B.

    utilização de apenas um modelo eficaz para avaliar o desempenho;

  • C.

    utilização de avaliações múltiplas, com feedback de chefias, pares, subordinados e clientes internos e externos;

  • D.

    fortalecimento do papel dos gestores como avaliadores, com a aplicação de poucas ferramentas de avaliação;

  • E.

    avaliação como um processo de via dupla, em que os gestores se envolvem, sem muita negociação entre as partes.

Uma das vantagens da avaliação do desempenho por escalas gráficas é:

  • A. funcionar como um sistema aberto;
  • B. a participação ativa do funcionário;
  • C. a flexibilidade no processo de avaliação;
  • D.

    a profundidade e a objetividade na avaliação do desempenho;

  • E.

    a facilidade de comparação dos resultados de vários funcionários.

Uma das vantagens da avaliação do desempenho por escolha forçada é:

  • A. participação ativa do avaliado;
  • B.

    provocar a retroação dos dados, e permitir comparações;

  • C.

    proporcionar uma visão global dos resultados da avaliação;

  • D.

    tirar a influência pessoal do avaliador, eliminando a subjetividade;

  • E.

    simplicidade no planejamento e na construção do instrumento.

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