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Administração - Atendimento ao Cliente - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da hipótese que justifica as dificuldades encontradas no cenário empresarial apresentado no texto, em relação à perda ou falta de qualidade no atendimento ao público, assinale a opção correta.
Os usuários ou clientes estão mais exigentes em relação à qualidade dos serviços prestados, e mais conscientes dos próprios direitos de cidadania, o que requer maior competência técnica por parte dos empregados.
O alto nível de exigência atual por parte dos usuários ou clientes em relação à qualidade dos serviços prestados, que não é suficiente, por melhor que seja a competência social em atendimento ao público.
A falta de competência social nas interações profissionais, que são aquelas que atendem às diferentes demandas interpessoais do ambiente de trabalho e incluem o conhecimento dos próprios direitos e os de outrem.
A falta de treinamento oferecido pelas empresas ou instituições no aprimoramento das competências técnicas dos empregados para enfrentar o advento dos novos paradigmas organizacionais.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Lucas, que é gerente de uma empresa, está preocupado com o desempenho de vendas da sua organização. Nessa situação, para melhorar o desempenho, Lucas deve implantar um sistema de avaliação de desempenho baseado no método das escalas gráficas, de modo a obter o perfil de desempenho de todos os setores da organização.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda com relação à dinâmica das organizações e da administração de pessoal e de recursos humanos, cada um dos próximos itens apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Um gerente de organização implantou o sistema de avaliação de desempenho baseado no método 360o, que é uma avaliação desenvolvida de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de interação com o avaliado. Nessa situação, é correto afirmar que a avaliação de uma vendedora será restrita aos seus colegas de trabalho e chefias imediatas, ou seja, todos os integrantes da organização com os quais contata.
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto à avaliação de projetos, assinale a opção incorreta.
O método do valor presente líquido, que é um dos principais métodos para a escolha de um entre vários projetos, consiste na avaliação dos fluxos de caixa descontados a determinada taxa que equivale ao custo de oportunidade do capital.
Entre dois projetos concorrentes, o de maior atratividade é o de menor valor presente líquido, pois esse critério indica o projeto de retorno mais rápido.
O método do payback, apesar de usar cálculos simples, é o menos utilizado na avaliação de projetos, pois ignora o valor do dinheiro no tempo.
Na avaliação de projetos com o método do valor presente líquido, podem ser utilizadas várias taxas de desconto. Isso ocorre porque o risco do empreendimento pode e deve ser precificado ao descontar-se o fluxo de caixa.
Ao implementar um programa de avaliação organizacional, o gerente de Recursos Humanos da Empresa JHK optou por um questionário que privilegiasse um conjunto de necessidades, a fim de poder identificar aspectos que deveriam ser implementados para a melhoria da motivação de seu pessoal. Assim, levou em consideração as seguintes necessidades:
Para uma boa avaliação comportamental, segundo o modelo de Maslow, deverão ser contempladas no instrumento apenas as seguintes necessidades:
I, III, IV, V e VIII
II, III, V, VII e VIII
I, II, IV, VI e VII
I, II, V, VI e VIII
II, IV, VI, VII e VIII
Um bom administrador se preocupa em avaliar corretamente o seu pessoal, e tem consciência das dificuldades inerentes a esse processo. Para que o efeito-halo não distorça seu julgamento, você:
Considera prioritariamente como fonte de classificação para a sua avaliação as ações mais recentes do subordinado.
Evita que a sua opinião pessoal a respeito do subordinado influa na mensuração do desempenho.
Estabelece padrões de desempenho amplos que permitam flexibilidade nas avaliações.
Tende a ser muito rigoroso ao avaliar o desempenho do seu subordinado.
Busca situar todos os subordinados em uma média, evitando colocá-los em posições extremas.
Indique a opção que apresenta corretamente uma das tendências do processo de avaliação de desempenho e de resultados na gestão de pessoas.
Adoção de metas e indicadores de desempenho voltados para resultados.
Foco no cumprimento das normas e procedimentos organizacionais.
Avaliação unilateral, a chefia avaliando os seus subordinados.
Compreensão da avaliação como espaço de confl ito entre capital e trabalho.
Ênfase no pagamento de recompensas para os bem avaliados.
As novas tendências do processo de avaliação de desempenho das pessoas nas organizações são as seguintes:
avaliação considerada como uma oportunidade de desenvolvimento da chefia;
utilização de apenas um modelo eficaz para avaliar o desempenho;
utilização de avaliações múltiplas, com feedback de chefias, pares, subordinados e clientes internos e externos;
fortalecimento do papel dos gestores como avaliadores, com a aplicação de poucas ferramentas de avaliação;
avaliação como um processo de via dupla, em que os gestores se envolvem, sem muita negociação entre as partes.
Uma das vantagens da avaliação do desempenho por escalas gráficas é:
a profundidade e a objetividade na avaliação do desempenho;
a facilidade de comparação dos resultados de vários funcionários.
Uma das vantagens da avaliação do desempenho por escolha forçada é:
provocar a retroação dos dados, e permitir comparações;
proporcionar uma visão global dos resultados da avaliação;
tirar a influência pessoal do avaliador, eliminando a subjetividade;
simplicidade no planejamento e na construção do instrumento.
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