Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma das desvantagens da avaliação do desempenho pelos incidentes críticos é:
pecar por fixar-se em poucos aspectos do desempenho.
Administração - Avaliação de Desempenho - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
As características de desempenho que se apóiam nas decisões estratégicas de operações são:
Profissionais especializados, Comunicação efetiva de padrões e Tarefas requeridas.
Capacidade de reserva, Controle efetivo do fluxo de trabalho e Equipamento de processamento versátil.
Sistema efetivo de planejamento, Baixo absenteísmo, Baixa rotatividade e Alto investimento em estoque.
Eficiência em termos de custos, Qualidade, Confiança e Flexibilidade.
Ao tentar descobrir por que os funcionários da empresa em que trabalha estavam insatisfeitos, Raul constatou que as promoções, transferências e outras decisões não estavam acontecendo corretamente por falta de informações adequadas sobre os funcionários, prováveis merecedores das mesmas. Constatou, assim, que a organização não conhecia seus funcionários, não acompanhava suas atuações e desconhecia a insatisfação, pois não havia sequer registro a respeito. Essa situação na empresa indica AUSÊNCIA de:
Administração - Avaliação de Desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação a desenvolvimento e avaliação de RH, julgue os itens seguintes.
A avaliação de RH visa apontar as deficiências existentes nos quadros de pessoal tendo como intuito substituir os que não estiverem dentro dos parâmetros de desempenho estabelecidos.
Escolha a opção que não expressa corretamente os objetivos de um processo de avaliação de desempenho de funcionários.
Indicação para promoção e aumentos salariais.
Definição de plano de melhoria de desempenho e adequação aos padrões da empresa.
Identificação do potencial do funcionário e planejamento da carreira.
Adequação do indivíduo ao cargo e oportunidade de conhecer problemas.
Definição de pisos salariais e plano de benefícios.
Escolha a opção que expressa corretamente medidas objetivas de desempenho.
Escalas gráficas.
Método de classificação.
Absenteísmo e produtividade.
Escalas de incidentes críticos
Distribuição forçada.
As avaliações de desempenho pautadas nas competências requeridas para pessoas e grupos favorecem o crescimento dos funcionários e o desenvolvimento organizacional. Nessa medida, a certificação por competências representa:
o estímulo ao desenvolvimento de carreira.
a busca pelas melhores práticas da concorrência
a garantia de entrada no mercado internacional.
o grau de aperfeiçoamento dos processos de negócios.
o nível de formação do quadro funcional.
A despeito da inexistência de regras universais para se formular um sistema de avaliação efetivo, existem algumas sugestões redutoras de conflitos organizacionais. Uma delas é a(o)
aplicação de critérios-padrão
construção de carreira em parceria.
avaliação em regime secreto.
superdimensionamento das metas.
processo decisório centralizado.
A avaliação de desempenho é um dos mais importantes instrumentos gerenciais. De acordo com Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001), para que a avaliação de desempenho seja realizada em um clima de respeito e credibilidade, é necessário observar os seguintes fatores:
iniciativa, comprometimento, reconhecimento, eficiência e cooperação.
cooperação, produtividade, absenteísmo e autodesenvolvimento
criatividade, promoção, cooperação, reconhecimento e produtividade
produtividade, iniciativa, cooperação, absenteísmo e autodesenvolvimento.
promoção, motivação, produtividade, eficiência e iniciativa.
A avaliação de desempenho funcional permite à organização:
identificar pontos fortes e fracos do quadro de pessoal.
rever a relação estabelecida com a rede de colaboradores.
identificar os interesses dos clientes internos.
reavaliar os processos de infra-estrutura.
reavaliar os indicadores de desempenho funcional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...