Questões de Administração do ano 2006

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Uma das desvantagens da avaliação do desempenho pelos incidentes críticos é:

  • A. constituir um método de difícil utilização;
  • B. constituir um método de difícil montagem;
  • C. ignorar o desempenho excepcionalmente bom;
  • D. ignorar o desempenho excepcionalmente ruim;
  • E.

    pecar por fixar-se em poucos aspectos do desempenho.

As características de desempenho que se apóiam nas decisões estratégicas de operações são:

  • A.

    Profissionais especializados, Comunicação efetiva de padrões e Tarefas requeridas.

  • B.

    Capacidade de reserva, Controle efetivo do fluxo de trabalho e Equipamento de processamento versátil.

  • C.

    Sistema efetivo de planejamento, Baixo absenteísmo, Baixa rotatividade e Alto investimento em estoque.

  • D.

    Eficiência em termos de custos, Qualidade, Confiança e Flexibilidade.

Ao tentar descobrir por que os funcionários da empresa em que trabalha estavam insatisfeitos, Raul constatou que as promoções, transferências e outras decisões não estavam acontecendo corretamente por falta de informações adequadas sobre os funcionários, prováveis merecedores das mesmas. Constatou, assim, que a organização não conhecia seus funcionários, não acompanhava suas atuações e desconhecia a insatisfação, pois não havia sequer registro a respeito. Essa situação na empresa indica AUSÊNCIA de:

  • A. treinamento de pessoal.
  • B. avaliação do desempenho
  • C. delegação de competência
  • D. processo seletivo dos funcionários
  • E. planejamento de recursos humanos

Em relação a desenvolvimento e avaliação de RH, julgue os itens seguintes.

A avaliação de RH visa apontar as deficiências existentes nos quadros de pessoal tendo como intuito substituir os que não estiverem dentro dos parâmetros de desempenho estabelecidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Escolha a opção que não expressa corretamente os objetivos de um processo de avaliação de desempenho de funcionários.

  • a.

    Indicação para promoção e aumentos salariais.

  • b.

    Definição de plano de melhoria de desempenho e adequação aos padrões da empresa.

  • c.

    Identificação do potencial do funcionário e planejamento da carreira.

  • d.

    Adequação do indivíduo ao cargo e oportunidade de conhecer problemas.

  • e.

    Definição de pisos salariais e plano de benefícios.

Escolha a opção que expressa corretamente medidas objetivas de desempenho.

  • a.

    Escalas gráficas.

  • b.

    Método de classificação.

  • c.

    Absenteísmo e produtividade.

  • d.

    Escalas de incidentes críticos

  • e.

    Distribuição forçada.

As avaliações de desempenho pautadas nas competências requeridas para pessoas e grupos favorecem o crescimento dos funcionários e o desenvolvimento organizacional. Nessa medida, a certificação por competências representa:

  • A.

    o estímulo ao desenvolvimento de carreira.

  • B.

    a busca pelas melhores práticas da concorrência

  • C.

    a garantia de entrada no mercado internacional.

  • D.

    o grau de aperfeiçoamento dos processos de negócios.

  • E.

    o nível de formação do quadro funcional.

A despeito da inexistência de regras universais para se formular um sistema de avaliação efetivo, existem algumas sugestões redutoras de conflitos organizacionais. Uma delas é a(o)

  • A.

    aplicação de critérios-padrão

  • B.

    construção de carreira em parceria.

  • C.

    avaliação em regime secreto.

  • D.

    superdimensionamento das metas.

  • E.

    processo decisório centralizado.

A avaliação de desempenho é um dos mais importantes instrumentos gerenciais. De acordo com Tachizawa, Ferreira e Fortuna (2001), para que a avaliação de desempenho seja realizada em um clima de respeito e credibilidade, é necessário observar os seguintes fatores:

  • A.

    iniciativa, comprometimento, reconhecimento, eficiência e cooperação.

  • B.

    cooperação, produtividade, absenteísmo e autodesenvolvimento

  • C.

    criatividade, promoção, cooperação, reconhecimento e produtividade

  • D.

    produtividade, iniciativa, cooperação, absenteísmo e autodesenvolvimento.

  • E.

    promoção, motivação, produtividade, eficiência e iniciativa.

A avaliação de desempenho funcional permite à organização:

  • A.

    identificar pontos fortes e fracos do quadro de pessoal.

  • B.

    rever a relação estabelecida com a rede de colaboradores.

  • C.

    identificar os interesses dos clientes internos.

  • D.

    reavaliar os processos de infra-estrutura.

  • E.

    reavaliar os indicadores de desempenho funcional.

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