Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O mundo moderno é o da era da informação e da comunicação. Organizações modernas deixam de tratar as pessoas como recursos organizacionais e passam a vê-las como parceiras da organização. É o que constitui o capital intelectual. Neste contexto, as pessoas são vistas pelas empresas como:
mão-de-obra.
executoras de tarefas.
preocupadas com normas.
participantes e comprometidas.
recursos a serem explorados.
O mundo contemporâneo das transformações radicais, da quebra de paradigmas, das incertezas, do conhecimento e da informação tem obrigado as empresas a aprender a aprender para se incluírem, competitivamente, no mundo globalizado. Peter Senge chamou de learning organizations aquelas organizações nas quais as pessoas aprendem continuamente a aprender, a criar, a ampliar conhecimentos em grupo. Uma organização com tais características é aquela que:
pensa a organização em partes, fragmentada.
produz certezas advindas do passado.
estimula a aprendizagem individual.
usa o tempo em ações, reflexões, ações.
tem valores e objetivos definidos pela cúpula.
Em relação a comunicação, sua importância, processo e conceitos, e a endomarketing, julgue os seguintes itens.
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para esse fim. Estão envolvidos nesse processo uma infinidade de maneiras de se comunicar, as quais permitem a interação entre as pessoas e algum tipo de troca informacional.
Em relação a comunicação, sua importância, processo e conceitos, e a endomarketing, julgue os seguintes itens.
Há uma comunicação direta não-mediada no processo de comunicação em que algum tipo de aparato técnico intermedeia a relação entre os locutores.
Em relação a comunicação, sua importância, processo e conceitos, e a endomarketing, julgue os seguintes itens.
Os componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza.
Em relação a comunicação, sua importância, processo e conceitos, e a endomarketing, julgue os seguintes itens.
Informações e conhecimento compõem um recurso estratégico essencial para o sucesso da adaptação da empresa em um ambiente de concorrência.
Em relação a comunicação, sua importância, processo e conceitos, e a endomarketing, julgue os seguintes itens.
Em virtude da sistematização de processos e das técnicas de gestão administrativa, observa-se, no âmbito das organizações, que a comunicação e as ferramentas de endomarketing perderam importância frente à automatização e à análise de problemas.
Na relação homem/máquina, a contribuição ergonômica, conforme a ocasião em que é feita, e que se aplica a situações reais, já existentes, para resolver problemas que se refletem na segurança, na fadiga excessiva, nas doenças do trabalhador ou na quantidade e qualidade da produção, chama-se
A ergonomia visando à adaptação do homem ao trabalho....
Adota como técnica de pesquisa e de aplicação nas empresas, a seleção de pessoal.
Adota princípios, métodos e técnicas de sociologia, visando adaptar o indivíduo ao grupo de trabalho.
Reúne conhecimentos necessários à concepção de instrumentos que possam ser utilizados com segurança e eficiência pelo trabalhador.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
N.R.A.
Administração - Estrutura de Gerenciamento - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
No nível intermediário, acontece a elaboração de planos e programas específicos. Esse nível também pode ser chamado de:
operacional.
estratégico.
gerencial
institucional
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...