Questões de Administração do ano 2006

Lista completa de Questões de Administração do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O mundo moderno é o da era da informação e da comunicação. Organizações modernas deixam de tratar as pessoas como recursos organizacionais e passam a vê-las como parceiras da organização. É o que constitui o capital intelectual. Neste contexto, as pessoas são vistas pelas empresas como:

  • A.

    mão-de-obra.

  • B.

    executoras de tarefas.

  • C.

    preocupadas com normas.

  • D.

    participantes e comprometidas.

  • E.

    recursos a serem explorados.

O mundo contemporâneo das transformações radicais, da quebra de paradigmas, das incertezas, do conhecimento e da informação tem obrigado as empresas a aprender a aprender para se incluírem, competitivamente, no mundo globalizado. Peter Senge chamou de learning organizations aquelas organizações nas quais as pessoas aprendem continuamente a aprender, a criar, a ampliar conhecimentos em grupo. Uma organização com tais características é aquela que:

  • A.

    pensa a organização em partes, fragmentada.

  • B.

    produz certezas advindas do passado.

  • C.

    estimula a aprendizagem individual.

  • D.

    usa o tempo em ações, reflexões, ações.

  • E.

    tem valores e objetivos definidos pela cúpula.

Em relação a comunicação, sua importância, processo e conceitos, e a endomarketing, julgue os seguintes itens.

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para esse fim. Estão envolvidos nesse processo uma infinidade de maneiras de se comunicar, as quais permitem a interação entre as pessoas e algum tipo de troca informacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a comunicação, sua importância, processo e conceitos, e a endomarketing, julgue os seguintes itens.

Há uma comunicação direta não-mediada no processo de comunicação em que algum tipo de aparato técnico intermedeia a relação entre os locutores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a comunicação, sua importância, processo e conceitos, e a endomarketing, julgue os seguintes itens.

Os componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a comunicação, sua importância, processo e conceitos, e a endomarketing, julgue os seguintes itens.

Informações e conhecimento compõem um recurso estratégico essencial para o sucesso da adaptação da empresa em um ambiente de concorrência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação a comunicação, sua importância, processo e conceitos, e a endomarketing, julgue os seguintes itens.

Em virtude da sistematização de processos e das técnicas de gestão administrativa, observa-se, no âmbito das organizações, que a comunicação e as ferramentas de endomarketing perderam importância frente à automatização e à análise de problemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na relação homem/máquina, a contribuição ergonômica, conforme a ocasião em que é feita, e que se aplica a situações reais, já existentes, para resolver problemas que se refletem na segurança, na fadiga excessiva, nas doenças do trabalhador ou na quantidade e qualidade da produção, chama-se

  • A. concepção.
  • B. correção.
  • C. conscientização.
  • D. transformação.

A ergonomia visando à adaptação do homem ao trabalho....

  • A.

    Adota como técnica de pesquisa e de aplicação nas empresas, a seleção de pessoal.

  • B.

    Adota princípios, métodos e técnicas de sociologia, visando adaptar o indivíduo ao grupo de trabalho.

  • C.

    Reúne conhecimentos necessários à concepção de instrumentos que possam ser utilizados com segurança e eficiência pelo trabalhador.

  • D.

    Todas as alternativas anteriores estão corretas.

  • E.

    N.R.A.

No nível intermediário, acontece a elaboração de planos e programas específicos. Esse nível também pode ser chamado de:

  • A.

    operacional.

  • B.

    estratégico.

  • C.

    gerencial

  • D.

    institucional

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...